Teses e dissertações (2021-2022)

Defesas no ano de 2022

 

Teses de Doutorado

O léxico caipira: tesouro da língua às margens do Anhembi
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir pontos de convergência semântico-lexicais, através de um estudo comparativo entre as unidades lexicais encontradas nas falas de indivíduos do interior do Estado de São Paulo, região Médio Tietê, e as lexias do Galego, estas fornecidas pelo Atlas Linguístico do Galego, volume V, campo semântico "O ser humano". Pretendeu-se, sobretudo, responder às seguintes questões: que fatores externos estariam influenciando o uso de certas formas em um determinado grupo de falantes? Os falantes idosos usariam lexias mais próximas ao Galego? As unidades lexicais listadas no ALGA1 seriam recorrentes no Brasil? Teriam elas tendência à manutenção ou ao desuso? Para responder a estas questões, como aporte teórico-metodológico, utilizaram-se os pressupostos da Dialetologia, Lexicologia e Sociolinguística Variacionista, por meio dos quais foi possível constituir um corpus atualizado do dialeto caipira falado no interior do Estado de São Paulo e coletado em Tietê, Santana de Parnaíba, Itu, Sorocaba, Porto Feliz, Pirapora do Bom Jesus, Capivari e Piracicaba, cidades historicamente vinculadas ao movimento das Bandeiras Paulistas. Em sua caminhada rumo a Cuiabá para desbravar terras, os bandeirantes saiam da capital paulista e seguiam a rota do rio Tietê (Anhembi). Nesse trajeto, os desbravadores levavam sua Língua Falada - o dialeto caipira - e sua cultura para o interior, eventos sócio-históricos relevantes para esta pesquisa. Emergiram, ainda, outros aspectos significantes, como a possibilidade de ineditismo deste estudo e a necessidade de se desenvolverem mais pesquisas comparativas entre o léxico do Português do Brasil e o do Galego. Os resultados apontaram semelhanças semânticas entre os corpora na razão de 82,4%, e também a tendência ao desuso de lexias convergentes, fatos que comprovaram estarem os jovens utilizando menos as formas próximas ao Galego e as mulheres tendendo a conservar e inovar as lexias. A investigação possibilitou compor um corpus linguístico para futuras pesquisas, traçar um percurso histórico inverso, durante o qual se observou o estágio de língua atual, identificar semelhanças entre o Português Brasileiro falado no interior de São Paulo e o Galego, e vislumbrar uma origem comum para ambas as línguas.
Palavras-chave: Atlas Linguístico do Galego; Convergência semântico-lexical; Português Brasileiro; Questionário Semântico Lexical; Unidades lexicais.
 
Data da defesa: 21/02/2022
Entre o revelar e o ocultar: análise e modernização do discurso das Antunes no "Livro das Reconciliações e Confissões" (1591 1592)
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia de análise para a modernização de documentos, alinhando a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) - doravante ACD - e a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) à Filologia. O corpus consiste nas confissões de seis mulheres da família Antunes editadas por Mota (2016) e registradas no Primeiro Livro das Reconciliações e Confissões (1591- 1592), doravante LRC. São elas: Ana Rodrigues, Beatriz Antunes, Dona Leonor, Dona Custódia, Isabel Antunes e Ana Alcoforado. Estes documentos foram produzidos em 1591, durante a passagem do Santo Ofício pela Bahia, momento em que mulheres cristãs novas foram perseguidas e acusadas da heresia de praticar o judaísmo. Diante dos procedimentos da Inquisição, a única possibilidade de salvar-se era confessando aquilo que o Santo Ofício desejava ouvir. Em consequência, suas vozes aparentavam ser mecânicas nos documentos, visto que se silenciam em um jogo de ocultar e revelar informações. As confissões foram redigidas em Português Médio e apresentam uma rígida estrutura documental, pois tinham grande valor jurídico para o Tribunal do Santo Ofício. Foram registradas sob o discurso indireto do notário aparentando imparcialidade, mas eram compostas pelo cruzamento de três vozes: notário, visitador e depoentes. O notário por meio do discurso indireto controla o enquadramento da perspectiva entre as vozes. Mesmo considerando estes aspectos, faz-se necessário buscar para além dos silêncios registrados nesses documentos. Desse modo, os desafios deste trabalho consistiram em identificar, dentro da rígida estrutura composicional, as vozes do notário, do visitador e das depoentes, bem como depreender as entrelinhas dos discursos das Antunes e fazê-las transparecer nas modernizações. Para uma melhor interpretação das vozes das Antunes foi utilizada a teoria da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003), bem como a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Como suporte teórico para orientar os critérios de modernização e uniformização das confissões recorreu-se à Cambraia (2005), Castro e Ramos (1981), bem como à Motta e Monte (2019). A metodologia utilizada consiste na elaboração de mapas composicionais das confissões. Nos mapas composicionais sobrepõe-se o efeito de cruzamento, enquadramento das vozes e a estrutura composicional das confissões analisados sob a perspectiva da ACD (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) - às relações entre as vozes, aos tipos e à intensidade dos sentimentos expressos nos pressupostos sistematizados com base na Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Os mapas viabilizam uma leitura sistemática e profunda das confissões, revelando detalhes e nuances que, por fim, transparecem nas modernizações por meio das escolhas na grafia, no vocabulário e no gênero discursivo. Assim, a leitura realizada sob a ótica das análises discursivas é aliada às edições diplomáticas realizadas por Mota (2016) e permite uma melhor identificação das nuances das vozes das depoentes que são preservadas e evidenciadas na modernização. Portanto, esta tese contribui com uma metodologia de análise e modernização de documentos, alinhando a Filologia a teorias como a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003) e a Teoria da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005).
Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso; Cristãs novas; Edição filológica modernizada; Mapas Composicionais; Primeiro Livro das Reconciliações e Confissões (1591- 1592).
 
Data da defesa: 07/04/2022
Evidências socioculturais e implicações identitárias na Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil
Resumo: Esta tese tem como objetivo pesquisar as socioculturas evidenciadas no contexto do Chinês como Língua de Herança no Brasil, convencionalmente concebido como Huayu, que tem sido ensinado, desenvolvido e herdado na comunidade imigrante chinesa no território brasileiro, especialmente na cidade de São Paulo, bem como as implicações identitárias, sob as perspectivas de Paisagem Linguística (LANDRY; BOURHIS, 1997; GORTER, 2006; GORTER; CENOZ, 2007; SHOHAMY; GORTER, 2009; JAWORSKI; THURLOW, 2010; BLOMMAERT, 2013; MELO-PFEIFER; LIMAHERNANDES, 2020), superdiversidade (VERTOVEC, 2007; BLOMMAERT; RAMPTON 2011) e as premissas cognitivo-funcionais (GIVÓN, 1995, 2005). Utilizei métodos de coleta de dados variados, tais como questionário, entrevista e desenho de árvore genealógica, a partir dos quais alguns filhos de imigrantes chineses que estão estudando chinês nas huaxiao (escolas comunitárias chinesas) em São Paulo, e os dados coligidos foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, de modo a evidenciar que a Paisagem Linguística do Chinês como Língua de Herança no Brasil constitui-se marcada pela superdiversidade sociocultural, evidenciada pelos seus falantes de herança num continuum que envolve alguns critérios relevantes: família chinesa, huaxiao, e até nomes desses sino-brasileiros. As implicações de identidades são refletidas pela hibridez paralelamente verificada no nome pessoal e no grau de pertencimento cultural à nação chinesa.
Palavras-chave: Chinês como Língua de Herança; Hibridez; Iconicidade; Identidades; Paisagem Linguística; Paradoxos; Sociocultura; Superdiversidade.
 
Autoria: Xiang Zhang
Data da defesa: 18/04/2022
Entre termos e atas: produção documental na Câmara de Santana de Parnaíba (1679-1839)
Resumo: Esta tese se realiza a partir de um corpus formado por 12 livros manuscritos oriundos da Câmara de Santana de Parnaíba, Brasil, datados entre 1679 e 1839. Nas capas e nas lombadas desses códices, são encontradas etiquetas de identificação nas quais lemos "Livro de Atas". No entanto, seu conteúdo, até abril de 1829, é composto por documentos intitulados como "termo". O objetivo do trabalho é, portanto, apurar as razões que levaram à etiquetagem que aponta, nesses livros, para uma espécie documental diferente daquela que eles realmente abrigam. Tendo em vista a natureza jurídico-administrativa dos documentos e o fato de o problema detectado residir na divergência entre sua denominação original (termo) e a sua identificação tardia materializada por etiquetas (ata), adotamos, dentre as chamadas "disciplinas filológicas", o referencial teórico-metodológico da Diplomática. Analisamos, assim, os elementos internos das referidas espécies documentais a fim de estabelecermos pontos de aproximação e de distanciamento entre elas. Em seguida, sob a luz de princípios e conceitos arquivísticos, examinamos as camadas de informação observadas nas etiquetas para compreendermos fatores de sua produção e afixação nos livros. Os resultados mostram que, do ponto de vista interno, os termos passam por alterações estruturais reveladoras de uma mudança no grau de sua representatividade jurídica, a qual os equipara as atas que os substituem. Já com relação aos elementos externos, os diferentes processos de etiquetagem podem ser datados entre meados dos Oitocentos e as primeiras décadas do século XX. Concluímos que a referida divergência entre denominações é, por um lado, consequência da similaridade entre termos e atas, e, por outro, causa do apagamento do primeiro na produção científica relativa às Câmaras.
Palavras-chave:Câmaras municipais; Diplomática; Espécies documentais; Filologia.
 
Data da defesa: 20/04/2022
Fonologia do português de São Tomé e Príncipe
Resumo: O objetivo desta tese é descrever e analisar a fonologia de duas macrovariedades que emergiram e são faladas em São Tomé e Príncipe (stp): o português de São Tomé (pst) e o português do Príncipe (pp). O surgimento dessas variedades, no arquipélago, remonta ao estabelecimento colonial do português em um ambiente plurilíngue, bem como ao seu desenvolvimento inicial como segunda língua, e, posteriormente, como língua materna adquirida pelos nativos. Nos últimos anos, a língua portuguesa se consolidou como majoritária em stp em detrimento às línguas autóctones e demais línguas locais. Após 1975, o português foi transmitido pelas gerações mais velhas, tornando-se a língua materna da maior parte da população de stp - fato que possibilitou a emergência de variedades singulares do português. Considerando esse cenário, buscamos como propósitos específicos: (i) propor uma fonologia unificada para o pst e para o pp; (ii) elencar alguns aspectos fonéticos que possam diferenciar tais variedades; (iii) analisar fenômenos vocálicos como alçamento, harmonia e nasalização vocálica; (iv) examinar fenômenos consonantais que atingem as líquidas da coda, tais como o apagamento do rótico e da lateral e a vocalização e velarização de /l/ e, por fim, (v) estudar processos de sândi vocálico externo como a degeminação, elisão e ditongação. Para tanto, compilamos os fenômenos fonológicos nas variedades em foco, a partir de dados de fala espontânea coletados in loco a partir de entrevistas conduzidas com sujeitos falantes nativos de língua portuguesa de diferentes sexos e idades. Posteriormente, aplicamos testes, como elicitação de dados com auxílio de imagens, assim como repetição da frase-veículo "Eu falo X baixinho" de modo a ampliarmos o corpus. A primeira etapa nos auxiliou na identificação dos fenômenos analisados e das possíveis variáveis linguísticas envolvidas nos processos. Já a segunda fase foi essencial para examinarmos e testarmos as hipóteses preliminares mediante a implementação de modelos de regressão linear e logísticas realizados no Rbrul. Todos os dados foram, além disso, analisados no Praat para delimitarmos, acusticamente, a ocorrência ou não dos fenômenos analisados considerando diferentes parâmetros fonéticos. Isso feito, propomos uma análise fonológica aos dados norteados por uma perspectiva analítica, sobretudo, não-linear. Os modelos teóricos adotados foram: a fonologia autossegmental; a geometria de traços; a fonologia prosódica e a teoria da sílaba. A análise dos dados com o auxílio de métodos fonéticos e dos modelos supracitados nos permitiu descrever diferentes aspectos estruturais sonoros do português de São Tomé e Príncipe (pstp), como as consoantes e vogais que compõem seu quadro fonológico, a estrutura silábica, o acento, entre outros fatores diretamente relacionados aos fenômenos fonológicos em foco. A descrição fonotática geral do pst e do pp, incluindo os processos fonológicos vocálicos e consonantais, permite, assim, uma compreensão mais ampla das macrovariedades de stp, demarcando as características inerentes do pstp, bem como aspectos compartilhados com outras variedades da língua portuguesa.
Palavras-chave: Fonética, Processos Fonológicos; Fonologia; Português de Príncipe; Português de São Tomé.
 
Data da defesa: 29/04/2022
O discurso infantil em ditaduras nacionalistas: as relações de poder entre criança e adulto no Estado Novo e na Alemanha Nazista
Resumo: O presente trabalho busca propor uma metodologia de análise discursiva para investigar a maneira como contextos políticos de ditaduras nacionalistas são apreendidos, organizados e constituídos cognitiva e linguisticamente em discursos midiáticos voltados ao público infantil. Visamos defender a tese de que produções midiáticas veiculadas durante um governo totalitário têm seus discursos fortemente enviesados, no que se refere à apreensão, construção e organização do contexto sociopolítico em que foram publicados. Para isso, pautamo-nos, sobretudo, na hipótese de que há uma diferença entre a representação discursiva de crianças e adultos nesses textos, a qual pode ser aferida estatisticamente com base em estudos da Linguística Cognitiva, Linguística Sistêmico-Funcional e estudos discursivos. Para tanto, selecionamos textos de autoria atribuída a crianças e jovens, localizados em dois periódicos - "Hilf mit!", jornal alemão de leitura obrigatória nas escolas no período do regime nazista; e "O Tico-Tico", revista infantil que circulou no Brasil no período do Estado Novo. Buscamos observar, nesses discursos, que papéis discursivos são construídos entre crianças e adultos a partir da seleção dos sistemas de transitividade em tais textos. Para isso, tomamos como aparato teórico, os conceitos de Linguística Cognitiva de Taylor (2002), Morato (1996, 2016) e Marcuschi (2002, 2007), e de Filosofia da Linguagem, como Humboldt (2006 [1807]) e Milani (2000,2007); em relação aos estudos de Contexto e Discurso, buscamos respaldo em autores da Linguística Sociocognitiva no Brasil, como Marcuschi (1999, 2002, 2005, 2007), Aquino (1997) e da Análise Crítica do Discurso como van Dijk (2006) e seus seguidores. No que se refere aos estudos de Linguística Sistêmico-Funcional e sua relação com a Linguística Cognitiva, este trabalho se baseia nas pesquisas de Halliday e Matthiessen (2004), Langacker (2008), Lavid, Arús e Zamorano-Mansilla (2010) e Gonçalves-Segundo (2015). Visando alcançar nosso objetivo, procedemos à análise do sistema de transitividade dos textos, tendo em vista gerarmos um banco de dados. Os métodos quali-quanti foram utilizados para sustentação da análise comparativa entre os dois corpora. Os resultados evidenciados em nossa análise apontam para a presença de uma correlação entre o papel social exercido pelos participantes e seu respectivo Potencial de Transformação, indicando uma hierarquização entre crianças e adultos no periódico alemão, ao passo que, na revista brasileira, tal correlação de hierarquia não foi observada.
Palavras-chave:Contexto; Discurso Infantil; Estado Novo; Metodologia; Nazismo.
 
Data da defesa: 29/04/2022
A descortesia nos atos de fala no romance Meu Destino é Pecar, de Nelson Rodrigues
Resumo: A pesquisa parte da hipótese de que as emoções negativas provocam outras emoções, fazendo com que alguns falantes tenham poder absoluto durante os atos de fala. Nesse sentido, a descortesia faz parte dos discursos dos personagens que desejam obter poder em suas falas, ameaçando a imagem de outros (GOFFMAN, 1970). Dessa maneira, este trabalho tem por objetivo verificar de que forma os efeitos de descortesia são causados nos interlocutores, diante de enunciados proferidos pelos personagens do meio familiar. Busca-se analisar enunciados de personagens masculinas e femininas do romance Meu Destino é Pecar, de Nelson Rodrigues, a fim de mostrar as estratégias e táticas de descortesia empregadas pelos falantes, bem como analisar se houve descortesia interpretada e qual é o efeito dela de acordo com o contexto de interação.Com o auxílio do contexto histórico e do contexto específico, foi possível traçar características dos personagens e entender as táticas utilizadas para expressar descortesia, a fim de obter e manter poder e status social, como também forma de acentuar o patriarcado da época. Quanto ao aparato teórico, partimos dos conceitos de contexto descrito por Van Dijk (2012), e da teoria dos atos de fala Austin (1965). Para mostrar o efeito e a intensificação da descortesia, apoiamos nos aportes teóricos de Culpeper (2011) e de Kaul de Marlangeon (2012), de quem falamos das tipologias da descortesia por fustigação e da sonegação de cortesia esperada pelo ouvinte para análise do corpus. Assim sendo, a pesquisa tem contribuição para os enunciados descorteses, bem como as estratégias e táticas de descortesia com o objetivo de reforçar o patriarcado da época e o dano psíquico ao outro. Procurou-se também mostrar os dados quantitativos dos tipos de descortesia mais empregados pelos falantes, além da interpretação e da reação do ouvinte que contribuíram para analisar os efeitos mais descorteses de acordo com a cultura da época.
Palavras-chave: Descortesia; Imagem; Imagem social; Interação; Patriarcado.
 
Orientação: Luiz Antonio da Silva
Data da defesa: 16/05/2022
O Nheengatu de São Paulo (Língua Geral ou Língua Brasílica): para uma Reconstrução da Área Linguística das Capitanias de São Vicente e de São Paulo
Resumo: Nesta tese, a partir de um dicionário manuscrito (MOTTA, 1972), que é editado na segunda parte do trabalho, argumenta-se que a Língua Geral de São Paulo - denominada de Nheengatu de São Paulo a partir do título do manuscrito (MOTTA, 1972) - seja uma língua formada por contato linguístico. A fim de que o termo "Nheengatu de São Paulo" apreendido em Motta (1972) pudesse ser cimentado, parte da pesquisa foi ancorada em trabalhos de historiadores, geógrafos, sociólogos e arqueólogos como atestam os capítulos 1, 2 e 3 da tese em que são apresentados respectivamente: (i) um panorama sócio-histórico etnográfico da região chamada "Capitania de São Paulo"; (ii) uma proposta de reconstrução da área linguística: Capitanias de São Vicente e de São Paulo; (iii) uma resenha da literatura sobre o termo Nheengatu de São Paulo (Língua Geral ou Língua Brasílica). Embora a questão da interdisciplinaridade tenha sido levada em conta para o fortalecimento da tese sobre o Nheengatu de São Paulo, é importante mencionar que a pesquisa se centrou na linguística. Assim, no capítulo quatro da tese, tendo como base as áreas nucleares da linguística: fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática e de uma breve abordagem sobre a linguística de contato, buscou-se: (i) a explicitação de alguns fenômenos linguísticos do Nheengatu de São Paulo; (ii) corroborar a inserção do Nheengatu de São Paulo, em conjunto com outras seis línguas no contexto das línguas ameríndias de contato da costa brasileira. No capítulo cinco, evidenciam-se três territórios de português caipira com base em trabalhos linguísticos; o foco do capítulo insere-se no território de português caipira denominado de território I. Assim, resenhas de dois trabalhos diretamente relacionados à tese são apresentadas; o enfoque desses trabalhos baseia-se em dois fenômenos linguísticos do português caipira: (i) o /r/ retroflexo e (ii) o modo irrealis que são vistos como evidências da "interferência" do Nheengatu de São Paulo no português caipira.
Palavras-chave: Nheengatu de São Paulo; Nheengatu de São Paulo como língua de Contato; Português Caipira.
 
Data da defesa: 23/06/2022
Na vitória e na derrota, padrões linguísticos de técnicos de futebol
Resumo: Este trabalho visa a apresentar uma análise sobre o padrão linguístico de cento e trinta e sete textos que transcrevem entrevistas de vinte e seis técnicos de futebol, após um jogo, seja da seleção brasileira na Copa do Mundo e na Copa América, seja de clubes da elite do futebol brasileiro nos campeonatos estaduais, na Copa do Brasil, no Campeonato Brasileiro, na Copa Sul-americana, na Copa Libertadores, no Mundial de Clubes, quando esses profissionais do futebol expõem seus pensamentos em contextos antagônicos, isto é, quando sua equipe vence ou quando ela perde o jogo recém encerrado. Para tanto, são elaborados onze critérios linguísticos, norteados no sistema sociossemântico desenvolvido a partir da linguística sistêmico-funcional de Halliday. Em planilhas apartadas de Excel, realizam-se o cadastramento e a divisão em orações do texto analisado, quando cada tópico e cada subtópico dos critérios linguísticos estabelecidos são identificados e contabilizados. Por meio da ilustração com tabelas comparativas e da farta exemplificação com orações do corpus, demonstra-se, critério por critério, se há igual ou diferente padrão linguístico em cada elemento linguístico cotejado. Por fim, apresenta-se, de modo panorâmico e de maneira detalhada, cada um dos padrões linguísticos, obtidos pela ocorrência ou pela não ocorrência de diferença estatisticamente relevante de cada tópico dos critérios linguísticos estabelecidos. Do resultado deste estudo, pode-se verificar que há diferença estatisticamente significativa na investigação comparativa dessas entrevistas, após resultado esportivo oposto, quanto ao emprego da metafunção experiencial, da polaridade da oração, da voz verbal, do tempo e do modo verbal, da pessoa do discurso, da classificação semântica do verbo modal, da classificação das ideias empregadas no Tema, do tipo de Tema marcado da oração. Contudo, no que se refere à quantificação do número de palavras da oração, à existência de conectivo oracional e à presença de ideia nova, não há diferença estatisticamente relevante em nenhuma das situações analisadas. Dessa forma, observa-se que ocorre variação estatisticamente relevante em 73% dos critérios analisados em entrevistas após derrotas.
Palavras-chave: Entrevista coletiva; Futebol; Linguística; Padrão linguístico.
 
Orientação: Marcelo Módolo
Data da defesa: 16/11/2022

Dissertações de Mestrado

Marcação de plural: um estudo semântico de classe nominal do pepel
Resumo: Pretende-se com esse estudo descrever e analisar prefixos de plural no sistema de categorização nominal do pepel. O pepel pertence ao subgrupo Bak da subfamília Atlântica do tronco Níger-Congo. Nesse sistema, as línguas apresentam morfemas de classe, isto é, afixos que determinam o gênero a que pertencem o nome e a sua concordância com os demais elementos da frase. Como grupo Bak faz parte dessa família, seu sistema também se comporta dessa maneira. Buscamos apoio teórico em Ndao (2011; 2015) que fez a descrição da fonologia, da morfologia e da sintaxe do pepel; e nos trabalhos dos autores que descreveram o sistema de classificação nominal das línguas em geral e em particular das africanas, principalmente da família Níger- Congo em que está inserido o ramo Atlântico. Entre esses autores destacam-se Pozniakov (2013), Aikhenvald (2000) e Creissels (2015). A metodologia é qualitativa exploratória com base na pesquisa bibliográfica. A análise dos dados apoia-se nos modelos de protótipo de categoria dos cognitivistas, principalmente, de Lakoff (1986, 1987), entre outros.
Palavras-chave: Classe nominal; Gênero; Guiné-Bissau; Língua pepel; Níger-Congo.
 
Data da defesa: 03/03/2022
Emoldurando experiências: gerúndio como construção de tempos e de espaços em variedades do Português
Resumo: Na presente dissertação, descrevem-se os usos do gerúndio em três variedades do Português falado: PB (Português brasileiro), PM (Português Macaense) e PP (Português de Portugal), em termos de formas, funções e motivações. Tem-se como objetivo principal, portanto, investigar descrevendo e explanando os usos do gerúndio no Português falado, de modo a verificar se estes se alteram de acordo com motivações cognitivas e comunicativas e com a variedade (PB, PM, PP). Adota-se a uma perspectiva funcionalista cognitivista, por considerar-se que toda fala e escrita voluntária é revestida de funções cognitivas, portanto, as construções são descritas em termos de estrutura sintática, bem como os sentidos adjacentes a tais estruturas, e quais motivações cognitivas e comunicativas atuam em cada tipo de construção gerundial. Para isso, o corpus selecionado consiste em entrevistas extraídas de três rádios virtuais (TDM, TSF e UNESP), transcritas e agrupadas em padrões funcionais. Observa-se que o gerúndio é utilizado para codificar nuances de tempo e espaço que pode ser físico ou também mental como é o caso de um de nossos padrões funcionais, em que construções oracionais circunstanciais são utilizadas para criar um espaço de conhecimento comum entre os participantes da interação, em que são delineadas bases para o estabelecimento de referências. As construções mais abstratas descobertas foram as quais nomeamos de gerúndio como atos cooperativos, que emergem como uma abstratização do gesto de apontar. Nestes usos, atua o princípio funcionalista de iconicidade, no qual informações conhecidas e, portanto, rotinizadas, não precisam ser mencionadas, e categorias cognitivas mais abstratas englobam as mais básicas.
Palavras-chave: Abstratização; Funcionalismo; Gerúndio; Iconicidade; Variedades do português.
 
Data da defesa: 25/03/2022
A entrevista de Jair Bolsonaro ao Roda Viva: uma análise dialógica do discurso
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar, pelos conceitos de ideologia e de gêneros do discurso, como desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin, a entrevista de Jair Bolsonaro no programa Roda Viva de 30 de julho de 2018, a fim de revelar as matrizes ideológicas nos discursos do então deputado federal e candidato à presidência. Considerando que a entrevista em questão constitui um enunciado de um gênero discursivo que integra um contexto sócio-histórico-ideológico, objetiva-se identificar de que modo esse enunciado específico reflete e refrata as ideologias circulantes na sociedade brasileira. A partir da transcrição das falas, é possível identificar e analisar as matrizes ideológicas ali presentes, atentando-se para a expansão neoliberal, que leva a transformações na forma como o trabalho é organizado no Brasil, bem como ao contexto político de 2018. Uma vez que os enunciados são elos na cadeia discursiva, a metodologia refere-se a qualquer criação ideológica enquanto fato social, posicionado entre indivíduos sociais - o que permite a abordagem da linguagem enquanto objetiva, material e sígnica e, consequentemente, ideológica, coletivamente organizada e concreta. É também pelo método sociológico que procura-se ancorar as ideologias presentes no discurso do candidato ao seu contexto de produção, considerando-se seu desenvolvimento histórico, a divisão entre classes e a relação entre língua e ideologia, e o ideológico enquanto histórico. A análise metalinguística foi dividida entre a forma - os elementos estáveis do gênero - e os conteúdos temáticos abordados pelo entrevistado. Concluiu-se que o candidato transgride o gênero em seu estilo, mas mantém os temas tipicamente conservadores de oposição a movimentos sociais, militarização e manutenção da dominação de classe, matrizes ideológicas predominantes em seu discurso.
Palavras-chave: Análise dialógica do discurso; Bolsonaro; Círculo de Bakhtin; Ideologia; Roda Viva.
 
Data da defesa: 07/04/2022
O diagnostico do mal na obra de Chuck Palahniuk: o léxico do grotesco como fio transgressor - uma análise estilística sociológica
Resumo: Assombro: um romance de histórias foi originalmente publicado em 2005 pelo autor estadunidense Chuck Palahniuk (1962-). A obra possui uma complexa estrutura narrativa que parodia o Decameron, de Giovanni Boccaccio, Os contos da Cantuária, de Geoffrey Chaucer, e os 120 dias de Sodoma, de Marquês de Sade. Ao emular os três autores, Palahniuk constrói sua narrativa no momento e no contexto em que nós, sujeitos da contemporaneidade, vivemos: pautados por um sistema capitalista neoliberal de consumo. Trata-se de um autor com uma produção artística polêmica, mas que, para além de chocar, tem um intuito maior: o de expor a ferida e diagnosticar o mal social a partir do que ele denomina Ficção Transgressiva. E Assombro seria uma das obras que mais representa esse diagnóstico, dada sua diversidade temática riquíssima. Para a análise do romance, optamos pelos escritos teóricos do Círculo de Bakhtin, com maior destaque para a sua Teoria do romance (2015, 2018, 2019) na qual o teórico busca apresentar uma estilística do romance, tomando-o pelo que é: um gênero literário com um discurso poético que o pesquisador deve analisar partindo de seu especificum, pois para o teórico o romance é um heterodiscurso social artisticamente organizado -- e sendo ele como um todo verbalizado é um fenômeno pluriestilístico, heterodiscursivo e heterovocal. O objetivo é analisar o objeto aos olhos de uma poética sociológica, em que não se separam forma e conteúdo, já que são indivisas no discurso quando este é concebido como fenômeno social - social em todos os campos de sua vida e em todos os seus elementos. Sob esse prisma sociológico buscamos demonstrar, num primeiro momento, como o autor-criador constrói os discursos dentro do romance para mostrarmos que 1) o discurso dos personagens é a representação artística do discurso de um sujeito neoliberalizado; 2) a voz do narrador, pelos discursos indireto e indireto livre, cumpre a função de minar, por meio da parodização, esse discurso neoliberal, corroendo-o de dentro para fora de forma ambivalente. Em um segundo momento, tendo em mente que a transgressão é um dos elementos da produção artística do autor, estando ela presente na sua temática, no seu conteúdo e, principalmente, em sua estrutura linguística, passamos a analisar como o autor faz uso do campo léxico-semântico do âmbito do grotesco para fins estéticos específicos, sendo esse léxico um dos fios que tecem o que denominamos nesta pesquisa de véu transgressor.
Palavras-chave: Assombro; Campos Léxico-semânticos; Chuck Palahniuk. Romance; Estilística Lexical; Estilística Sociológica; Ficção Transgressiva; Grotesco. Círculo de Bakhtin; Heterodiscurso.
 
Data da defesa: 27/04/2022
O discurso social do desenvolvimento sustentável de empresas de alimentos e bebidas: uma análise crítico-discursiva das propagandas institucionais nas redes sociais
Resumo: O discurso social do desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais abordado pelo setor econômico da agroindústria, tornando-se uma importante estratégia de marketing social das empresas, inclusive nas redes sociais. É nesse sentido que consideramos essencial investigar as estratégias discursivas que as empresas do setor de alimentos e de bebidas utilizam ao instanciarem esse discurso. Assim, propomo-nos a analisar propagandas institucionais divulgadas no Instagram das companhias Unilever e da Coca-Cola e suas respectivas marcas, no período de janeiro de 2019 a julho de 2020, com foco nas temáticas LGBTQIA+ (dezessete postagens) e Racismo (onze postagens). Nossos objetivos, neste estudo, foram i. investigar a constituição do discurso social do desenvolvimento sustentável no âmbito de postagens de propaganda institucional das referidas empresas; ii. depreender os recortes discursivos calcados na definição geral do pilar social do desenvolvimento sustentável (BRUNDTLAND, 1991) e da Agenda 2030 (ONU, 2022), ambos da Organização das Nações Unidas (ONU), que as companhias reproduzem; iii. discernir o estatuto ideológico dos textos e as estratégias mobilizadas para a sua consolidação; e iv. discutir o caráter autopromocional dos textos e seus reflexos em termos do ethos das marcas. Para tanto, recorremos a um diálogo multidisciplinar que reuniu a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003; WODAK, 2004; MELO, 2011; GONÇALVES-SEGUNDO, 2014a; BARROS, 2018; GONÇALVES-SEGUNDO, 2018); a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2004) no que diz respeito ao sistema de TRANSITIVIDADE (HALLIDAY, 2004; FUZER e CABRAL, 2014) e ao subsistema de atitude do sistema de AVALIATIVIDADE (HALLIDAY, 2004; MARTIN e WHITE, 2005; CRUZ, 2012; GONÇALVES-SEGUNDO, 2016a); a Linguística Cognitiva (LANGACKER, 2008) no que tange ao estudo de Metáforas (VEREZA, 2007; FERRARI, 2011; VEREZA, 2013; GONÇALVES-SEGUNDO e ZELIC, 2016b) e Metonímias (FORCEVILLE, 2009; FERRARI, 2011; MOYA, 2011; VILLACAÑAS e WHITE, 2013; SILVA, 2014; SOBRINO, 2017; GONÇALVES-SEGUNDO, 2020); e a Semiótica Social, a partir de conceitos da Gramática do Design Visual, de Kress & Van Leuween (2006), e da Coesão Verbo-imagética, de IsolaLanzoni (2020). Concluímos que as empresas ensaiam um posicionamento semelhante ao do desenvolvimento sustentável desenvolvido pela ONU e acabam por estender sua definição. Ademais, ditam e definem o que é o Consumidor Responsável, instanciando três tipos: i. não tem tanto conhecimento e engajamento nessas causas; ii. tem um certo conhecimento; e iii. é bastante envolvido nas causas e exige engajamento das marcas em ações e movimentos, como o Black Lives Matter. Por fim, representam-se como militantes, engajadas, sensíveis às desigualdades, indignadas com as injustiças etc., autolegitimando-se como intermediárias das causas abordadas, mas essas mesmas empresas não apresentam práticas sociais realmente substanciais e, por isso, podem estar instanciando um discurso que meramente reproduz Diversitywashing.
Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso; Desenvolvimento Sustentável; LGBTQIA+; Racismo; Redes Sociais.
 
Data da defesa: 05/05/2022
Explorando o argumentário: uma análise lógico-discursiva do debate público sobre o Escola Sem Partido
Resumo: Ao longo dos anos 2000 e 2010, tornou-se saliente a discussão acerca da educação na esfera pública. Em meio a debates tais, o Movimento Escola Sem Partido passou a integrar essa rede de perspectivações por meio da defesa de uma posição que entende a educação no Brasil como defasada e que a razão para isso consistiria em uma suposta hegemonia esquerdista nos sistemas de ensino. Partindo de tais premissas, em 2016, o Movimento passou a carregar o estatuto de Projeto de Lei, objetivando intervir no ambiente da escola sob a justificativa de tornar explícitos os marcos supostamente já estabelecidos na Constituição. À medida que ganhava tração midiática, tornou-se explícito o desacordo quanto a tal proposta, de modo a fazer com que distintos atores passassem a apresentar seus pontos de vista enquanto argumentadores, alimentando uma rede argumentativa de posicionamentos em conflito. Tendo esse cenário em vista, essa dissertação ancora-se na necessidade de discutir, no âmbito de tal polêmica, como são legitimados os distintos pontos de vista sobre a realidade educacional brasileira e como, por meio da argumentação, se mobilizam posições favoráveis e contrárias à implementação do Projeto de Lei "Escola Sem Partido", posições essas que se encontram ancoradas em distintas discursividades e raciocínios argumentativos. Em outros termos, voltamo-nos à proposta de construção de um argumentário. Para fazer isso, partimos (i) de um corpus composto por artigos de opinião e editoriais, publicados em mídia digital entre os anos de 2014 e 2019, entendendo que o jornalismo é uma esfera capaz de aglutinar um conjunto bastante heterogêneo de posicionamentos que circulam sobre uma dada questão no espaço público; e (ii) de uma perspectiva lógico-discursiva sobre o argumento, que compreende que os raciocínios argumentativos reiteradamente instanciados por diferentes argumentadores consistem em materializações enunciativamente diversas de argumentos abstratos que compõem um argumentário (GONÇALVES-SEGUNDO, 2021b; GOODWIN, 2020; GRÁCIO, 2013; PLANTIN, 2008[2005]). A fim de empreendermos, dessa forma, uma investigação que propusesse um método para a construção de argumentários, partimos da hipótese de que a teoria dos esquemas argumentativos forneceria subsídios produtivos para tal em uma perspectiva lógico-discursiva do raciocínio argumentativo. Para discutir essa hipótese, valemo-nos das contribuições de Grácio (2010) e Plantin (2008[2005]) quanto a questões argumentativas; de Gonçalves-Segundo (2019; 2020a) e Gonçalves-Segundo; Isola-Lanzoni (2019) quanto a problemas epistêmico e prático; de Walton; Macagno (2016), Macagno (2015), Toulmin; Rieke; Janik (1984[1978]) e Fairclough; Fairclough (2012) quanto a argumentações epistêmica e prática; e de van Eemeren; Houtlosser; Snoeck Henkemans (2007) quanto a estrutura do argumento. Partindo de tais pressupostos, bem como da hipótese de que uma polêmica, como a do Escola Sem Partido, gera uma rede de argumentários que estrutura respostas a questões distintas, buscamos aplicar a proposta de construção de argumentário ao corpus selecionado, de modo a identificar as potencialidades e limitações do instrumento. A partir disso, pudemos depreender como que distintas coalizões identitárias perspectivam a questão em disputa, de modo a mapearmos quais são as questões que circulam ao longo da polêmica, quais os raciocínios mais comumente recrutados e como essas perspectivas interagem por meio de desacordos sobre formas de enquadrar a realidade, manifestadas por meio de refutações. Nesse sentido, tornou-se evidente uma concordância quanto às Circunstâncias Motivadoras entre os atores favoráveis ao Escola Sem Partido, com predominância de argumentos instrumentais de raciocínio prático, ao passo que, entre os contrários, foi possível identificarmos tanto um desacordo epistêmico em relação a essas mesmas Circunstâncias do exogrupo quanto uma argumentação refutativa externa por excelência por meio de argumentos pragmáticos. Nessa dinâmica, também foram relevantes as disputas acerca de determinados objetos de discurso, categorias por meio das quais argumentadores se veem, muitas vezes, motivados a argumentar por reconhecer na doxa a discordância quanto a tais categorias. Reconhecemos, dessa forma, uma disputa altamente ancorada nos valores que calcam a perspectivação dos argumentadores e nas presunções por meio das quais se veem legitimados a empreender determinados movimentos argumentativos, de modo a recorrer a distintas perspectivações do que se entende por "liberdade", "intervenção estatal", "ideologia", dentre outras. Com isso, consideramos produtivo o modelo de construção do argumentário para mapear a rede de argumentos que pode ser mobilizada para a depreensão de padrões recorrentes de raciocínio em uma disputa de interesse coletivo.
Palavras-chave: Argumentação epistêmica; Argumentação prática; Argumentário; Escola Sem Partido; Esquema argumentativo.
 
Data da defesa: 16/08/2022

 

Defesas no ano de 2021

 

Teses de Doutorado

"Essa música me faz lembrar..." A 'consciência linguística' que emerge da música: idosos com Alzheimer no Brasil e em Portugal

Resumo: Esta tese aborda a Consciência Linguística em idosos com Doença de Alzheimer (DA) no Brasil e em Portugal, submetidos à audição musical. Nesses países, foi constatada a tendência ao crescimento do número de pessoas idosas e da demência, apesar do inusitado e impactante transtorno epidemiológico mundial deste século vinte e um, causado pelo vírus Sars-Cov-2 na população acima de sessenta anos. O envelhecimento é um processo natural, cultural e social, caracterizado por alterações estruturais na anatomia humana e na identidade pessoal. É um processo tão profundo quanto degenerativo. Contudo, o organismo idoso é marcado pela plasticidade, conforme atestam descobertas recentes da Neurolinguística, da Psicolinguística e da Linguística Cognitiva, cujos postulados teóricos foram fundamentais ao presente estudo, de modo que revelaram o quão exemplar é a capacidade de adaptação cerebral, especialmente quando se trata de emoção e de cognição, sobretudo, estando submetido a determinados tratamentos. Estudos atuais reconhecem reações cerebrais compensatórias em contextos de aplicação da música e da consequente produção de oxitocina, oferecendo subsídios para este novo problema investigativo: a noção de adaptação neurológica admitiria refletir a existência de uma Consciência Linguística em idosos com DA? Por conseguinte, finalidades específicas apresentam-se à análise, pois cabe desenvolver o perfil demográfico dos idosos com Alzheimer, situados nos espaços de aplicação da pesquisa, de acordo com as implicações da pirâmide etária da doença, bem como compreender a reação dos idosos com Alzheimer à música para evidenciar a Consciência Linguística subjacente. Análises comparativas dos aspectos formais da Língua Portuguesa atrelados à percepção das reações afetivas e sociais são possíveis para além do status quo da literatura, que se detém à generalização da deterioração, em detrimento da adaptação neurolinguística. A revisão da literatura ultrapassou os limites disciplinares da Linguística, nesta proposta investigativa, com a introdução de elementos empíricos oferecidos por cinco instrumentos metodológicos para a coleta e a codificação dos dados, a saber: Questionário Sociodemográfico, Comportamental e Clínico (QSCC), Questionário - Informante sobre Declínio Cognitivo em Idosos (IQCODE), Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Teste de Consciência Linguística em Idosos (TCLI) e Roteiro de Perguntas Temáticas (RPT), dentre os quais, os dois últimos foram aplicados em contextos interativos de comunicação, envolvendo a música. A validação dos resultados desses procedimentos foi realizada pela constituição de um grupo-controle, composto por idosos típicos, submetidos a idênticos experimentos. Os Procedimentos metodológicos facultaram a confirmação da existência de Consciência Linguística em idosos com DA, verificável com a exposição dos participantes à música, seja no tocante a alguns aspectos metalinguísticos da consciência ou a discursos aferidos na capacidade autobiográfica dos entrevistados, considerando a relação cognitivo-funcional e psicolinguística dos quadros da referida patologia. Porquanto é válida a hipótese de que os idosos com DA reagem positivamente à música, porque existe Consciência Linguística nos diferentes estágios da enfermidade, proporcional às condições neurológicas e psíquicas de cada fase da vida humana.

Palavras-chave: Alzheimer; Consciência Linguística; Linguagem; Música; Oxitocina.

Autoria: Mônica Maria Soares Santos

Orientação: Maria Célia Lima-Hernandes

Data da defesa: 29/04/2021

Os compostos neológicos S+S no português brasileiro contemporâneo: um estudo cognitivo do significado

Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a construção semântica de compostos neológicos de tipo S+S no português brasileiro contemporâneo. Para isso, utilizaremos como referencial teórico conceitos desenvolvidos no âmbito dos estudos de Linguística Cognitiva, especialmente a Teoria da Mesclagem Conceptual, ou Blending, de Fauconnier & Turner (2002; 2003) e a Morfologia Construcional, de Booij (2005; 2007; 2010), desenvolvida no Brasil por Gonçalves (2016b). Acolhemos como hipótese de trabalho, que procuraremos desenvolver na análise, a ideia de que as chamadas composições nominais formadas por dois substantivos em justaposição são, em essência, materializações linguísticas de processos cognitivos gerais, como a capacidade de operar com domínios cognitivos diferentes, mesclando-os em estruturas esquemáticas de conhecimento, as quais, por sua vez, promovem a criação lexical. Finalmente, defenderemos também que, a partir do surgimento dessas criações neológicas, elas passam a servir, a seu turno, como modelos para novas criações. Isso tudo ocorre, a nosso ver, impulsionado pela capacidade cognitiva humana de operar por analogias. A fim de nos guiar na análise das composições neológicas nominais S+S, basear-nos-emos em questionamentos semasiológicos - quais são os significados possíveis para o neologismo em análise e quais os recursos utilizados pelos falantes para interpretá-los corretamente? - e onomasiológicos - por que o falante utilizou o recurso da composição, e não outro, para expressar o conceito que tinha em mente? Os neologismos compostos foram encontrados em textos publicados, no ano de 2014, em 89 blogues jornalísticos veiculados pela Folha de S. Paulo, revista Veja e Portal UOL, acrescidos de textos publicados entre 2015 e 2017 em blogues políticos da revista IstoÉ. Os candidatos a neologismos foram recolhidos de modo semiautomático por meio do software Extrator de Neologismos (FFLCH-USP/NILC-USP São Carlos) e atestados pela verificação nos dicionários Houaiss eletrônico, Aurélio e Michaelis.

Palavras-chave: Blending; Composição; Lexicologia; Linguística Cognitiva; Neologia.
 
Orientação: Ieda Maria Alves
Data da defesa: 27/05/2021
A relação entre imagem e atenuação pragmática na análise de livros didáticos de Português para estrangeiros (PLE)

Resumo: A pesquisa parte do pressuposto de que os livros didáticos de PLE não contemplam aspectos do uso da língua centradas nas relações de interação entre os interlocutores apresentados nos diálogos das unidades de ensino desses manuais e que também negligenciam as questões de imagem (GOFFMAN, 1970); da pragmática sociocultural (BRAVO, 2004), e da atenuação pragmática (BRIZ, 2005, 2014). Portanto, o objeto da pesquisa centra-se, a partir da Pragmática, no tópico sobre a atenuação pragmática e apresenta como objetivo geral examinar como as particularidades do uso da língua, sob a luz dos estudos da atenuação pragmática, estão presentes ou não nos discursos dos livros didáticos de PLE; mostrar que os conhecimentos da pragmática sociocultural, da cortesia e da atenuação pragmática podem revelar novos caminhos para o entendimento da língua no processo de ensino e, revelar novos, e necessários, processos de ensino-aprendizagem, uma vez que a atenuação pragmática pode ser mais um elemento para a compreensão do uso da língua estrangeira. Para embasar o estudo, apresentamos nosso posicionamento sobre a Pragmática e focamos o tema "atenuação" mostrando como esse assunto tem se desenvolvido nos estudos da linguagem; destacamos a diferenciação entre cortesia e atenuação e ressaltamos o seu caráter argumentativo, conforme estabelecem Briz (2005), Albelda (2017); detalhamos conceitos como "imagem" e "trabalho de imagem" a partir de Goffman (1967), Arundale (2013); reforçamos a importância de conscientizar sobre um ensino da competência pragmática, conforme postula o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e, apresentamos o livro didático, como ferramenta pedagógica, que contribui para o ensino/aprendizagem da língua estrangeira. Também, concentramo-nos em evidenciar como as situações comunicativas são (re)produzidas, tomando como base o "Princípio da Cooperação" proposto por Grice. Para desenvolver a tese, adotamos o método analítico-descritivo, com pesquisa quantitativa e qualitativa para coletar, categorizar e analisar os dados, com base na descrição da "Ficha metodológica" elaborada pelo projeto Es.Por.Atenuação no qual detalhamos suas particularidades e esclarecemos as adaptações desse instrumento de análise para o uso no presente estudo. O corpus é constituído por livros didáticos de PLE - delimitados pelos critérios de mercado editorial e recorrência comum das temáticas -, definido em seis obras que possuem cinco eixos temáticos comuns ("Restaurante", "Saúde", "Ao telefone", "Moradia" e "Compras"), totalizando 26 situações comunicativas que foram submetidas à análise quantitativa e qualitativa. Com o levantamento dos dados sobre os procedimentos e as funções, determinamos os recursos mais utilizados que foram sistematizados nas respectivas categorias. De posse desses resultados, refletimos como a relação entre atenuação e imagem se configura nas obras didáticas e de que modo os manuais veiculam essa representação (re)produzida pelo uso (ou não) da atenuação pragmática. Dessa forma, após o desenvolvimento das análises e categorizações, nas "Considerações finais", chegamos à conclusão de que os LDs revelam um trabalho de imagem expresso pelos procedimentos linguísticos e que esses aspectos necessitam ser melhor detalhados para que os/as aprendentes possam ter consciência sobre esse fenômeno pragmático no uso da linguagem.

Palavras-chave: Atenuação; Função; Imagem; Livro didático; Procedimentos; Trabalho de imagem.
 
Orientação: Luiz Antonio da Silva
Data da defesa: 28/05/2021
Articulações entre o ensino-aprendizagem de argumentação e de literatura: caminhos retórico-interacionistas a partir do Auto da Compadecida

Resumo: Situada na dimensão das práticas sociais, a argumentação é uma atividade humana não coersiva que se enquadra no domínio da controvérsia, da polêmica e conserva o diálogo como sua matriz relacional. Seu ensino amplia a competência argumentativa do discente, composta pelas capacidades de dialogar, pensar, optar e comprometer-se, essenciais à formação do cidadão, segundo Grácio (2016). O espaço escolar torna-se, em vista disso, apropriado à promoção de práticas docentes esteadas em conhecimentos teórico-práticos que favoreçam o planejamento de aulas voltadas a esse fim. A problematização da pesquisa, que se instala, portanto, nesse contexto, consiste em responder como a análise retórico-interacionista de uma obra literária, tal como Auto da Compadecida, pode ser mobilizada em sala de aula para criar situações de ensino-aprendizagem que possibilitem ampliar a competência argumentativa dos discentes no ensino básico. O objetivo geral é, por conseguinte, construir um instrumento de análise retórico- interacionista do éthos, ancorado nos indícios do lógos, aplicável a distintas práticas argumentativas, dentre elas as que se dão no âmbito de obras literárias, de forma a embasar um trabalho didático orientado a esse fim. A obra Auto da Compadecida é apropriada a tal intento porque João Grilo corporifica o poder do discurso persuasivo: constrói-se como orador/argumentador perante um auditório/argumentador heterogêneo e passa de "amarelinho safado", no primeiro ato, a porta voz do grupo, símbolo da esperança, no terceiro. Essa transformação etótica deve-se a sua competência argumentativa revelada ao longo das cenas teatrais. Observar, portanto, como ocorre tal construção nas diversas situações argumentativas presentes na obra abre caminhos para apresentar uma proposta didática de cunho retórico-interacionista que visa desenvolver as habilidades performativas inerentes ao argumentar. Para realizar esse propósito, a pesquisa foi concebida sob as bases teóricas de Aristóteles (2012), Perelman (1993; 2004), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Grácio (2013;2016; 2019), Meyer (2007), Plantin (2008), autores que serviram para fundamentar o instrumento retórico-interacionista aplicado.Quanto às demais áreas, utilizaram-se os estudos de Candido (2011), Lajolo (1982; 1993), Zilberman (2012), Cosson (2006), Compagnon (2009), Leahy- Dios (2000), Chiappini (1983) e os de Azevedo (2013), Leitão (2011; 2012), Ribeiro (2009), Leal, Brandão, Correia e Guerra (2010) para compor um quadro crítico do ensino-aprendizagem de Literatura e Argumentação, tendo em vista os potenciais e limitações vigentes. A fim de desenvolver as dimensões epistemológicas que recobrem essa pesquisa - Retórica, Interacionismo, Literatura e Didática -, aplicou-se uma metodologia de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e procedimentos bibliográficos, conforme Lakatos e Marconi (2003). O instrumento retórico-interacionista desenvolvido mostrou-se propício à elaboração de "questões motivadoras" que nortearam a proposta didática. Orientada à discussão da construção etótica de João Grilo, a proposta traça um percurso investigativo que parte da imagem "pré-construída" pelos discentes a respeito do personagem, à imagem (re)construída após análise e discussão da obra. Contemplada a dimensão interativa da argumentação, gera-se espaço para que, ao ensinar a argumentar, o docente assuma também uma postura argumentativa, aberta à interrogação, à crítica, ao diálogo, a fim de que sua prática seja, a tal ponto, exemplo da teoria, que os discentes se tornem capazes de expandir os conhecimentos curriculares fora dos muros da escola.

Palavras-chave: Argumentação; Ensino; Interação; Literatura; Retórica.
 
Data da defesa: 09/06/2021
Os datiloscritos de O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago: um caso de emendas silenciosas na passagem a limpo

Resumo: Os datiloscritos com emendas autógrafas do romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), do escritor português José Saramago (1922-2010), constituem-se uma etapa avançada do processo de composição da obra, próxima da versão do texto publicada, e são uma grande oportunidade para o estudo do método de criação do autor à luz da Crítica Genética. Por meio do levantamento, organização e interpretação tanto das marcas de edição deixadas no documento quanto das variantes ocultas -- as chamadas "emendas silenciosas" -- introduzidas pelos testemunhos, é possível entrar em contato com o processo editorial que deu origem à obra. A partir do método de edição crítico genético, a leitura das emendas dos datiloscritos da Biblioteca Nacional de Portugal e da Fundação José Saramago -- em comparação com o texto estabelecido pela primeira edição da Editorial Caminho (1984) --, mostra que nem todas as emendas dos datiloscritos foram aproveitadas, ao passo que algumas variantes anteriormente abandonadas foram recuperadas no decorrer do processo, marcado por uma tensão entre emendas criativas e erros de cópia na altura da passagem a limpo.

Palavras-chave: Crítica Genética; Crítica Literária; Crítica Textual; Filologia; Literatura; Literatura Portuguesa.
 
Data da defesa: 14/06/2021
A construção do sentido de expressões idiomáticas no contexto discursivo: variações, relações e implicações

Resumo: A presente tese tem como objetivo investigar a construção do sentido das Expressões Idiomáticas (EI) e as eventuais relações e implicações que decorrem da aplicação dessas estruturas complexas no contexto discursivo. Assim, considerando um constructo teórico, apresentado na primeira parte da pesquisa, apoiado especialmente na Lexicologia, Semântica e Teorias do Discurso, será analisado um corpus composto por 6 (seis) grupos de EI, desdobrados em 4 (quatro) ocorrências, totalizando 24 (vinte e quatro) registros de EI em textos escritos, publicados na internet e pertencentes a diferentes gêneros discursivos. Desse modo, todas as EI puderam ser examinadas em uso, isto é, aplicadas em um contexto discursivo. Tendo em vista o objetivo, propõe-se um modelo experimental de análise que (co)relaciona as partes, o todo não composicional, as (possíveis) variantes decorrentes do discurso, o entorno discursivo e as implicações desse processo na formulação do sentido que se constitui no e pelo contexto discursivo. A concepção que norteia esta pesquisa centra-se na hipótese de que, embora as EI sejam estruturas (relativamente) fixas, a flexibilidade a que são passíveis - ainda que limitadas a parâmetros de difícil delimitação - não se relacionam meramente às adequações número-pessoais, modo-temporais, mas também - e de modo bastante determinante - às circunstâncias impostas pelo contexto discursivo que, a seu turno, contribuem com e atribuem uma penúltima camada na estrutura de significação e de sentido desse tipo de composição fraseológica complexa. Com base nas investigações, pôde-se identificar e propor a classificação de três tipos principais de ocorrências de EI em uso: EI referência, variante frequente e variante ocasional. Ademais, a despeito da premissa de que o significado de uma EI não decorre da soma dos significados individuais das partes que a constituem, é possível estabelecer graus de ligação entre as partes e o todo em um continuum que vai da maior à menor proximidade entre o sentido literal das partes e o sentido figurado da EI.

Palavras-chave: Discurso; Expressões idiomáticas; Léxico; Semântica; Significado e sentido.
 
Data da defesa: 03/09/2021
A edição didática pelo prisma filológico: as crônicas de Rubem Braga em livros didáticos de língua portuguesa
Resumo: O objetivo principal empreendido nesta tese foi analisar, pelo viés filológico, o processo de transmissão das crônicas de Rubem Braga em livros didáticos de Língua Portuguesa. Para tanto, ancorou-se nos parâmetros metodológicos da Crítica Textual, realizando adaptações tendo em vista as idiossincrasias do material analisado. O corpus é composto por 14 crônicas selecionadas em livros didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático dos anos de 1999, 2002 e 2005, das quatro séries do Ensino Fundamental II. A partir do exercício de cotejo entre testemunhos, realizou-se o levantamento das variantes, as classificando de acordo com a tipologia aristotélica - a saber: omissão, adição, substituição e alteração da ordem. Através da análise dos casos, relacionando com o contexto de produção, publicação e circulação do corpus, buscou-se levantar as prováveis motivações para as variantes encontradas e refletir acerca de suas naturezas e das interferências que possam exercer numa análise crítico-literária. Constatou-se, então, que o contexto discursivo do livro didático de Português como um todo contribui para a existência de variantes textuais e a análise empreendida gerou como resultado a percepção de que existem diversas motivações para a produção dessas variantes, o que justifica o uso da expressão Edição Didática para definir textos de terceiros transcritos em materiais que visem o ensino.
 
Palavras-chave: Crítica Textual; Crônicas; Livro didático; Rubem Braga.
 
Data da defesa: 17/12/2021

Dissertações de Mestrado

Elucidário de africanismos: resultados de um garimpo no arquivo pessoal de Nelson Coelho de Senna
Resumo: O intelectual mineiro Nelson Coelho de Senna (1876-1952) é conhecido por sua atuação política como parlamentar e por sua pesquisa etnográfica sobre a contribuição dos índios e dos negros africanos na formação do povo e cultura brasileira. A mais extensa pesquisa - tanto no que se refere ao tamanho quanto ao tempo dedicado aos estudos - de Nelson de Senna sobre os afronegrismos é o Elucidário de africanismos: vocabulário de africanismos e afronegrismos usados no Brasil e na África colonial lusitana. Trata-se de documento, salvaguardado no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), em parte manuscrito e em parte datiloscrito, datado de 1938, composto por verbetes que contemplam as letras de A a Z e apresentado em folhas avulsas. Entretanto, acredita-se que o autor dedicou muitos anos à escrita deste elucidário, pois em um de seus documentos Nelson de Senna deixou uma anotação manuscrita, dirigida a seus filhos, pedindo que seu trabalho, de mais de 50 anos de pesquisas e estudos sobre a língua portuguesa falada no Brasil, fosse editado e publicado. Há ainda no seu arquivo pessoal outros três documentos relativos ao Elucidário que testemunham o processo de elaboração do trabalho lexicográfico do autor: são notas, bibliografia das obras consultadas para a escrita do Elucidário e lista dos verbetes em ordem alfabética - um acervo que chega a mais de 2.500 páginas. Todas as páginas do Elucidário, sem exceção, contêm "incidentes redacionais", usuais de reescrita, como acréscimos de informação, arrependimentos sumários, correções de palavras e organização alfabética dos verbetes. Estudar a obra de Nelson de Senna na perspectiva crítico-genética, visando à organização material e formal do texto para publicação, nos leva a conhecer o processo de construção do texto na sua intimidade, com suas hesitações e afirmações. Além disso, o estudo da documentação constituída em torno da obra do autor permite, na perspectiva filológica e histórica, ampliar a dimensão do patrimônio linguístico preservado ao longo do processo editorial. A pesquisa de Nelson de Senna na área linguística é pouco conhecida em Minas Gerais, bem como no Brasil, e ainda são raros os estudos dedicados ao registro dos aportes culturais africanos ao acervo de Minas. Seus documentos guardados no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte continuam inéditos, em especial seus manuscritos sobre as heranças linguísticas afro-indígenas de Minas. Assim, o estudo do Elucidário de africanismos representa uma preciosa fonte de pesquisa para linguistas e certamente contribuirão para o reconhecimento da presença africana no léxico e na cultura brasileira, principalmente mineira.
 
Palavras-chave: Afronegrismos; Edição crítico-genética; Elucidário de africanismos; Nelson de Senna.
 
Data da defesa: 22/02/2021
A argumentação prática no Ensino Básico: uma jornada didática rumo à competência argumentativa
Resumo: Destinada à aplicação em sala de aula, esta pesquisa se concretiza sustentada em dois pilares: teórico e prático. Apoiados no modelo de argumentação prática proposto por Fairclough e Fairclough (2012) e em desdobramentos desenvolvidos por Gonçalves-Segundo (2019), nosso objetivo é discutir e oferecer ao docente ferramentas produtivas para que o ensino-aprendizagem da argumentação possa ser construído de modo significativo no Ensino Básico. Isto posto, este trabalho divide-se em quatro capítulos. No primeiro, discutimos o espaço da argumentação na sala de aula. Para tanto, analisamos os documentos educacionais oficiais, como, por exemplo, a BNCC, bem como lançamos olhar para as especificidades das práticas pedagógicas. No segundo capítulo, apresentamos e discutimos o quadro teórico dos estudos argumentativos através do tempo, tendo, contudo, foco naqueles que contribuem diretamente ao nosso propósito. As duas primeiras partes são basilares para que possamos, numa espécie de rota ou trajeto, empreender uma proposta de sequência didática designada jornada didática (doravante JD). Levando isso em conta, no terceiro capítulo, apoiados, sobretudo, em Bacich e Moran (2018), Dolz et al. (2004) e Lerner (2007), explicitamos as opções metodológicas que adotamos como base para organizar nossa JD. Sem perder de vista a factibilidade das atividades sugeridas ao professor, na quarta e última parte do trabalho, apresentamos, de maneira detalhada, as cinco etapas de nossa sequência didática orientada ao trabalho com argumentação prática: (i) Introdução aos estudos da argumentação; (ii) Defesa de pontos de vista; (iii) Identificação dos constituintes da argumentação prática; (iv) Argumentação prática e os gêneros textuais reivindicatórios; e (v) Aplicação de conceitos em um projeto estudantil coletivo. Direcionadas ao nono (9o) ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, mas adaptáveis às séries posteriores, as atividades propostas abordam diferentes temáticas e distintos gêneros discursivos, tanto em termos de leitura quanto de produção textual, que envolvem a prática argumentativa de crítica a e defesa de Propostas de Ação. Visamos, assim, que, ao término da jornada, o estudante esteja apto a aplicar, em outros contextos, o que foi aprendido ao longo de todo o percurso.
Palavras-chave: Argumentação; Argumentação prática; Educação; Ensino-aprendizagem; Jornada didática; Língua Portuguesa; Produção textual; Sequência didática.
 
Data da defesa: 02/03/2021
Esforços individuais multiplicados progressivamente: colação e edição de testemunhos da obra Poemas e Canções, de Vicente de Carvalho
Resumo: Esta dissertação visa à colação e à edição dos testemunhos das cinco primeiras publicações da obra Poemas e Canções (1908), de Vicente de Carvalho, cuja tradição é composta por 17 versões - entre reedições e reimpressões. As cinco primeiras foram publicadas durante a vida de seu autor, o que originou um grande número de variantes autorais. Em cada nota explicativa, ao final do exemplar, o escritor santista defendeu mudanças como o uso de vocabulário inteligível, adição de novos trechos (a fim de complementar aqueles preexistentes) e ainda o acréscimo de poemas relegados em seleções anteriores. Carvalho atuou de maneira relevante na vida pública paulista nos anos que correspondem à passagem do século XIX para o XX, tanto na política quanto por meio de seus escritos. Sucessor de Artur Azevedo a ocupar a cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras, o poeta destacou-se na cena parnasiana pelo texto diferenciado em tema (caracterizado pela ode à natureza e ao amor) e em forma, pois valorizava a compreensão acima da extrema erudição linguística. De tal modo, tornou-se popular para os leitores de sua época (vide as inúmeras edições e reimpressões de sua obra) e respeitado pela crítica, ao receber análises de nomes como Otto Maria Carpeaux (2012) e Alfredo Bosi (2013). A partir dessas características, valor artístico e processo criativo em constante revisão - atentando-se para as diferentes origens de cada poema, ou seja, os caminhos da criação - obtém-se rico material filológico a ser lapidado seguindo as diretrizes da Crítica Textual. Nesta dissertação, apresentamos o levantamento da tradição da obra, sua história e relações. Além disso, a edição da última versão em vida do autor, acompanhada de notas de rodapé com variantes encontradas nas publicações de 1908 e 1917, e uma edição sinóptica das três edições em questão.
Palavras-chave: Crítica Textual; Filologia; Literatura Brasileira; Poemas e canções; Vicente de Carvalho.
 
Data da defesa: 25/03/2021
O que há por trás do item trás: uma análise da semanticização das construções com o item trás no português séculos XVI a XXI
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo principal analisar as propriedades semânticas do item trás e de suas construções: atrás (de), detrás (de), por detrás (de), para trás (de) e por trás (de) nos documentos dos séculos XVI a XXI. Levando em consideração aquilo que já foi estudado acerca do item e das construções em gramáticas de base descritiva, normativa e histórica, assim como diferentes estudos mais aprofundados, busca-se analisar o uso do item trás e das construções, adotando a perspectiva multissistêmica da língua (Castilho 2010), aliada à Linguística Cognitiva, principalmente os diferentes usos metafóricos propostos por Lakoff; Johnson (1980). A análise da semanticização do item trás e das construções parte do sentido prototípico de localização espacial que, além de atuar na localização objetos, seres e entidades no espaço, também atua como domínio fonte para diferentes usos metafóricos. Os esquemas propostos por Teixeira (2001) e Tyler; Evans (2003) servem de base para a identificação dos sentidos espaciais de trás e suas construções no português, esquemas estes que podem ser depreendidos nas diversas metáforas analisadas, como TEMPO É ESPAÇO, RUIM É ESTAR ATRÁS etc.
Palavras-chave: Construções atrás, detrás; Esquemas Imagéticos; Metáforas; Multissistêmica; Para trás; Por detrás; Por trás; Português; Semântica; Trás.
 
Orientação: Verena Kewitz
Data da defesa: 30/03/2021
Interface entre Filologia e Fonologia Prosódica: um estudo de manuscritos holandeses dos Séculos XVII e XVIII
Resumo: O relato do assalto sofrido pelo comerciante de diamantes David Curiel, e supostamente escrito por ele mesmo, é um manuscrito do século XVII conservado em Amsterdã, no acervo Ets Haim. No mesmo acervo encontram-se outras duas cópias do relato, uma de autoria desconhecida e outra de um tataraneto de David Curiel. Esse corpus é a base para uma análise e caracterização da escrita em documentos dos séculos XVII e XVIII na comunidade portuguesa sefardita de Amsterdã. O enfoque do trabalho está no diálogo entre a Filologia e a Fonologia Prosódica, baseando-se na fronteira entre as palavras. Dessa maneira, a Filologia oferece uma transcrição fidedigna dos manuscritos, tendo em vista conceitos paleográficos. A Fonologia Prosódica baseia-se no estudo da segmentação convencional e não convencional no grupo clítico (C) da hierarquia prosódica. A ausência de espaço em branco entre as palavras, a hipossegmentação, é frequente entre um clítico e seu hospedeiro fonológico nos documentos que compõem o corpus. O trabalho busca compreender as causas dessa hipossegmentação, a partir dos elementos gráficos dos documentos.
Palavras-chave: David Curiel; Filologia; Fonologia Prosódica; Grupo Clítico; Paleografia.
 
Data da defesa: 31/03/2021
A ética protestante e a contribuição da Escola Americana e do Mackenzie College para a formação da norma culta da língua portuguesa em São Paulo
Resumo: Nesta dissertação, analisamos orações infinitivas preposicionadas (OIP's) produzidas pela Escola Americana / Mackenzie College de São Paulo entre os anos de 1889 e 1923, observando a posição dos clíticos pronominais e comparando-a com aquela usada por outras comunidades linguísticas. O objetivo desta análise é conferir de qual norma de colocação pronominal a comunidade Mackenzie, recém- instaurada no Brasil, se aproximava, a saber, as normas linguísticas do português europeu (PE), do português vernacular brasileiro (PVB), do português republicano (PEPR) ou do português literário brasileiro (PLB) em uso por outros grupos já existentes nessa cidade. A partir de preceitos teóricos de áreas como a história social da língua portuguesa, da sociolinguística variacionista e da sociolinguística histórica, analisamos a predominância da ênclise em OIP's nos documentos produzidos pelo Mackenzie, dado que esse tipo de colocação pronominal era considerado prestigiado pela elite letrada brasileira na virada do século XIX para o XX. Além disso, foi imprescindível construir um panorama histórico, social e cultural que envolvesse tanto a comunidade Mackenzie quanto o contexto no qual ela estava inserida, assim como suas origens para verificarmos como seus ideais religiosos e políticos influenciavam suas escolhas linguísticas. Partimos, pois, da Reforma protestante do século XVI, passando pela Contrarreforma, Protestantismo estadunidense, Catolicismo brasileiro, inserção do protestantismo no Brasil, para chegarmos na constituição do ethos mackenzista, através de alguns processos de referenciação e estratégias argumentativas verificados em seus escritos. Finalmente, concluímos que o padrão de colocação dos clíticos pronominais em OIP's se assemelha ao dos literatos brasileiros (PLB), demonstrando que o projeto mackenzista optou por um modelo de língua local e atual, sobretudo para compor o cânone escolar e para constituir a norma culta da língua portuguesa paulistana de então.
Palavras-chave: Clíticos; História social; Mackenzie College; Primeira república.
 
Orientação: Marilza de Oliveira
Data da defesa: 19/05/2021
Etimologia de Substantivos Indicativos de Sentimentos e Estados de Tristeza, no Português
Resumo: Propõe-se um estudo etimológico de uma lista de palavras, classificadas como substantivos abstratos, por meio de conceitos e metodologias da Etimologia. O recorte das palavras estudadas realizou-se por verbetes de dicionários de língua portuguesa em cuja microestrutura houvesse a informação de o campo semântico ser um sentimento negativo ou estado de tristeza. A partir dessa lista de palavras constituída sob o hiperônimo "tristeza", identificaram-se a origem e o étimo latinos ou houve um aprofundamento quando estes ocorreram em outras línguas. A pesquisa foi desenvolvida com o auxílio da Filologia, da Gramática Histórica, da Paleografia e da Codicologia, da Lexicologia e Lexicografia, e se desenvolveu no escopo das Humanidades Digitais, em virtude de buscar ocorrências das palavras estudadas em corpora digitais disponíveis na Internet, a fim de constituir provas científicas da existência das formas pretéritas propostas. Com isso, permitiu-se, ainda, para o português, propor uma datação mais exata, confirmar a que é conhecida ou até mesmo indicar uma retrodatação para as primeiras ocorrências conhecidas das palavras até o momento. Foi possível, também, a partir da identificação de sua origem, demonstrar as motivações concretas das palavras pesquisadas.
Palavras-chave: Datação; Etimologia; Humanidades Digitais; Lexicologia; Sentimentos de tristeza.
 
Orientação: Mário Eduardo Viaro
Data da defesa: 20/05/2021
Filologia e Direito na edição e análise de um processo judicial de execução entre partes de 1821 com penhora de escravizados: encontros
Resumo: Os processos judiciais atestam variados aspectos da vida cotidiana do período em que tramitaram. Formada a relação processual entre as partes e o juiz, trazem o verdadeiro Direito aplicado, ou, segundo Poveda Velasco (2007) o "Direito vivo" de determinado período de nossa História, além de informações aptas a nos revelar muito do que se passava nas relações sociais, na economia e na política. Temos, portanto, que analisar filologicamente um processo judicial tem o condão de transformá-lo em fonte histórica, capaz de revelar o que fomos, abrindo caminhos e espaços para estudos das mais diversas áreas do saber. Nesse compasso, unir essas duas ciências - Filologia e Direito - nos permitirá responder, com clareza e fidedignidade, como as leis eram aplicadas no Brasil e em Portugal, como se davam as relações entre a colônia e a metrópole, os cargos pertencentes à estrutura judicial-administrativa e as pessoas que os compunham. O corpus deste trabalho é constituído de uma Ação de Execução entre Partes, datada de 1821, proposta pelo Capitão Antônio da Silva Prado, Socio Caixa dos Contractos do Novo Imposto da Meia Sisa dos escravizados ladinos, em face do Sargento-mor Ignacio de Araujo Ferraz, pelo não repasse da arrecadação que este último fez do tributo em Villa Bella da Princeza, na província de São Paulo, incidente sobre as transações mercantis de escravizados ladinos. A presente dissertação traz a análise destes autos de processo sob o viés do Direito e da Filologia, que convergiram no sentido de nos mostrar, além do conteúdo do texto, a província de São Paulo à época de tramitação dos autos, sua circulação e a questão dos escravizados, que foram penhorados e leiloados para o pagamento da dívida contraída pelo réu. Para que tais análises fossem realizadas na presente dissertação, elaboramos uma edição semidiplomática de todo o documento, acompanhado de seu fac-símile. Além disso, trouxemos um glossário com alguns termos jurídicos presentes nos autos, contextualizando-os. Por fim, tratamos da Filologia, considerando este processo judicial em sua unidade, mas também pertecente a um acervo judicial público, como curadora de textos históricos. Pretendeu-se, portanto, com o presente trabalho, contribuir para a formação da história do Direito e do Judiciário Brasileiro, já que muitos estudos jurídicos foram feitos com base na simples análise da legislação e jurisprudência vigentes à época, e não diretamente sobre um processo judicial, que seria uma fonte confiável da efetiva aplicação do Direito. Dessa forma, o labor filológico realizado nos autos tornou-se uma forma de preservação dessa espécie documental, tornando-o mais acessível a quem quiser compulsá-lo.
Palavras-chave: Escravizados; Execução Cível entre partes; Filologia; História do Direito; Processo Judicial.
 
Data da defesa: 10/06/2021
O letramento na sala de aula de português língua de acolhimento: a escrita como ferramenta de inclusão
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral a proposta de buscar entender os mecanismos presentes no processo de ensino de leitura e escrita a estudantes imigrantes que frequentam o curso de Língua Portuguesa como acolhimento na Instituição Missão Paz para alcançar os resultados de se trabalhar o Letramento crítico na aula de PLAc. Parte da análise foi realizada através do emprego de material utilizado nessas aulas, que visavam desenvolver as práticas de letramento através de estratégias de produção textual aplicadas na aula de PLAc (Português Língua de Acolhimento) da Instituição Missão Paz. Para tanto, foi necessário observar e adaptar as situações comunicativas que simulam situações cotidianas presentes na apostila criada para o curso de português da Missão, de maneira que se desenvolvessem competências linguísticas nos processos de aquisição da escrita. Como objetivo específico o intuito é promover uma compreensão formativa em minha trajetória como professora de PLAc sobre o impacto do letramento e as possibilidades de se trabalhar a escrita como parte importante do aprendizado deste público. Utilizei como referências de ensino de línguas os estudos de pós método (KUMARAVADIVELU, 2003), juntamente com a Linguística aplicada, conforme apontados por Kleiman (2013), além das pesquisas sobre interculturalidade de Santiago, Akkari e Marques (2013). Para aplicar os exercícios da escrita, empreguei os estudos de produção textual e do Letramento crítico de Street (2014) e Soares (2004), aplicados através de atividades com gêneros textuais, com base nos ensinamentos contidos nos textos de Marcuschi (2008) e Antunes (2004, 2008 e 2010). O resultado apresentado é uma reflexão sobre as práticas de ensino no ambiente de PLAc, assim como uma amostra de algumas das possibilidades de se trabalhar a escrita neste contexto.
Palavras-chave: Ensino de PLAc; Imigração e refúgio; Leitura e escrita de Língua Portuguesa.
 
Orientação: Rosane de Sá Amado
Data da defesa: 20/08/2021
Monotongação de ditongos orais no português brasileiro: uma revisão sistemática da literatura
Resumo: Este estudo apresenta uma revisão sistemática da monotongação de ditongos orais no português brasileiro (PB). Um ditongo pode ser entendido como o encontro tautossilábico entre uma vogal e um glide - um elemento que não constitui pico de sonoridade na sílaba. Assim, a monotongação é a redução do ditongo a uma vogal simples por meio do apagamento do glide. Neste estudo utilizamos o método Cochrane, cuja metodologia consiste em aplicar métodos explícitos e sistematizados para identificar e selecionar estudos relevantes, denominados estudos primários, bem como, coletar, avaliar a validade e analisar os dados dos estudos selecionados. A aplicação integral desse método é pioneira em estudos de fonologia do português. Os estudos primários são dissertações de mestrado e teses de doutorado que, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, estudam o fenômeno da monotongação de ditongos orais no PB. Cada um desses estudos descreve e analisa uma variedade local do PB e os resultados não são relacionados, sistematicamente, a resultados de outros estudos. Portanto, não apresentam uma visão completa a respeito do fenômeno da monotongação no PB. Isto posto, esta revisão sistemática visa (i) apresentar e aplicar o método de análise da revisão sistemática, nomeadamente, o método Cochrane; (ii) unificar informações que estão dispersas em vários trabalhos com o objetivo de fornecer uma visão panorâmica da monotongação de ditongos orais no PB e (iii) discutir a aplicação da metodologia da Sociolinguística Quantitativa nos estudos primários. Para tanto, discorremos sobre cada etapa da metodologia da Sociolinguística, apresentando, inclusive, conceitos e fundamentos básicos de estatística empregados nas análises quantitativas. Na análise, os dados foram agrupados de acordo com o ditongo analisado: [aj], [ej] e [ow]. Os resultados demonstram que a monotongação de [aj] é condicionada pelo contexto fonológico seguinte [∫]. Essa mesma variável, Contexto fonológico seguinte, mostrou-se a mais relevante para a monotongação de [ej], cujos índices de ocorrência do fenômeno indicam uma variação diatópica, sendo que as maiores taxas percentuais de aplicação da regra de monotongação foram verificadas na região norte do país. A monotongação de [ow] é categórica em vários contextos e quase categórica outros. Finalmente, a variável Nível de escolaridade do informante foi significativa para a monotongação de [ej] e [ow]. Desse modo, a monotongação de ditongos orais, no PB, é influenciada por variáveis previsoras linguísticas e sociais, evidenciando a pertinência da utilização dos pressupostos da Sociolinguística em análises desse fenômeno.
Palavras-chave: Ditongos orais; Método Cochrane; Português brasileiro; Revisão Sistemática da literatura; Sociolinguística Quantitativa.
 
Data da defesa: 08/10/2021
Descrição e análise dos processos de formação de palavras por reduplicação no crioulo guineense (Guiné-Bissau)
Resumo: Este estudo descreve e analisa, do ponto de vista fonológico, morfológico e sintático, os processos de formação de palavras por reduplicação no crioulo guineense, uma língua de base lexical portuguesa falada na Guiné-Bissau e pela sua comunidade na diáspora. A reduplicação é um processo de formação de palavras no qual uma parte ou o todo de uma palavra é copiada, resultando em uma nova informação morfológica. A investigação teve como hipótese inicial a possibilidade de palavras verbais, nominais, adverbiais, numerais e adjetivais serem alvos do processo de reduplicação, o qual varia consoante a classe da palavra, permitindo especiação e criação nominal de um lado, a funções intensificadoras, distributivas, iterativas, de outro. O corpus consistiu em 132 palavras reduplicadas, foi coletado com base na competência de falantes nativos do guineense, através de pesquisa de campo, e permitiu descrever e analisar as restrições responsáveis pela forma das palavras reduplicadas e a sua função gramatical, tendo como suporte a literatura sobre a reduplicação em línguas de tipologias distintas. O estudo, centralizado nos casos da reduplicação verdadeira e total, entretanto, não negligenciando os da reduplicação falsa, conclui que a reduplicação é um fenômeno difuso no guineense, possui uma natureza essencialmente verbal (66,7% de ocorrência no corpus analisado), e é utilizado para expressar o aspecto iterativo/repetitivo. As categorias formas variadas (20,5%), adjetivo (4,5%), advérbio (3,0%), numeral (3,0%) e nome (2,3%), completam, nessa ordem, a classificação.
Palavras-chave: Crioulo da Guiné-Bissau; Fonologia; Guineense; Morfologia; Morfologia verbal; Reduplicação.
 
Data da defesa: 26/11/2021
Comunicação em prosa moderna: um estudo sobre parágrafo e argumentação
Resumo: Os manuais de redação de língua portuguesa são um símbolo das aulas de português de várias gerações, influenciados por renovações no discurso acadêmico e pedagógico, além de ser adaptado a diversos programas oficiais. Tais obras são importantes fontes de recuperação da memória linguístico-discursiva e, como vetor de língua e valores, um importante fator político, devido à circulação de posicionamentos ideológicos. O objetivo desta dissertação é analisar as formas de apresentação do parágrafo e da argumentação, em Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar (GARCIA, 2010 [1967]), publicado no período da ditadura militar. Entre as décadas de 1960 e 1970, a concepção teórica subjacente a atividades e propostas de redação era compreender a língua como código de modo a permitir a comunicação, sem ruídos, da mensagem desejada. Esse manual abriu muitas perspectivas linguísticas do final do século XX, de modo que tomamos como ponto de partida alguns conceitos linguísticos. Assim, para analisar essa obra, utilizamos alguns conceitos da Teoria dialógica do discurso, como enunciado concreto (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017), heterodiscurso (BAKHTIN, 2015; VOLÓCHINOV, 2017; 2019a) e, também, princípios da retórica (FERREIRA, 2010), com a finalidade de analisar os conceitos de parágrafo e argumentação na obra de Othon Garcia. A relação entre os enunciados e o trabalho realizado na materialidade linguística é o foco do nosso trabalho. Para tanto, os objetivos específicos são: (i) descrever e analisar a construção composicional e os textos-moldura de forma a identificar permanências e mudanças nas décadas de 1960 e 1970; (ii) reconhecer como o heterodiscurso é apresentado nas seções em análise; e (iii) compreender e interpretar os conceitos de parágrafo e argumentação empregados nas propostas do manual, a fim de identificar as diferentes fontes e orientações teórico-metodológicas que a eles estão subjacentes. Em Comunicação em prosa moderna, o autor parte da distinção entre dissertação e argumentação, uma vez que a primeira tem por função expor e/ou explanar ideias e a segunda persuadir ou influenciar o leitor. Essa definição de argumentação tem sua origem na retórica clássica e, nela, predomina-se o teor de contraposição, com finalidade de ensinar o aluno a convencer e a persuadir o interlocutor. Nos capítulos Como desenvolver o parágrafo e Argumentação, os conceitos de parágrafo e de argumentação são abordados a partir de exemplos retirados de fragmentos de textos da literatura, da sociologia, filosofia e de explicações, que enfatizam a escrita do estudante no nível dos aspectos formais e, também, propondo posicionamentos nas produções do texto argumentativo. A singularidade constitutiva dessa obra caracteriza-se pela inter-relação de valorações ideológicas, como a abordagem linguística inovadora à época. Muito da obra marca as permanências tradicionais do ensino da língua e da argumentação, mantendo-se publicada por mais de 50 anos, e que permanece sendo referência presente em muitos concursos públicos para professores de Língua Portuguesa.
Palavras-chave: Argumentação; Comunicação em prosa moderna; Heterodiscurso; Manual de redação.
 
Data da defesa: 01/02/2021
O Português e as outras línguas: um estudo das imagens das línguas em textos acadêmicos produzidos no Brasil e em Portugal
Resumo: Nesta pesquisa tivemos como objetivo analisar os mecanismos linguísticos e discursivos que contribuem para a construção e sustentação de imagens da língua portuguesa de Angola na produção acadêmica de Brasil e Portugal. Como objetivos específicos: i) discutir as implicações discursivas dos verbos modais; ii) verificar como os pesquisadores se posicionam ao falarem sobre a(s) língua(s); iii) examinar as escolhas lexicais usadas para caracterizar a língua; iv) Analisar a heterogeneidade enunciativa a partir dos discursos presente nos textos. Como aparato teórico utilizamos as concepções centrais sobre formações imaginárias advindas da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1993), bem como as concepções modalizações linguísticas (POTTIER, 1978), sobre heterogeneidade enunciativa de (AUTHIER-REVUZ, 1998). A coleta do material analisado deu-se por meio da busca de textos acadêmicos sobre Língua Portuguesa em Angola, defendidas em Portugal e Brasil. Estabelecemos como período de interesse os últimos vinte anos para a coleta, e recorremos ao banco no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBI), pelo acesso no Portal de Busca Integrada (PBI), encontramos vinte e três trabalhos, quinze teses e dissertações e oito artigos científicos. Selecionamos quatro para análises pesquisas que discorriam sobre a unidade linguística em Angola, também estudos que discutiram o ensino das línguas nacionais e o processo de colonização e todas demarcaram que as línguas nacionais interferem no ensino da língua portuguesa. Como resultados, no que se refere aos textos acadêmicos da universidade portuguesa, em Angola como minoritária e consolida a imposição da Língua Portuguesa, também sustenta uma imagem de língua como mercado; em relação ao texto acadêmico da universidade brasileira, observamos que a posição dos pesquisadores perpassa marca uma polarização pela língua oral e escrita. O discurso posto em movimento sobre a língua portuguesa é circunscrito pela compreensão de que a norma do português e o português brasileiro e angolano são variedade. Notamos uma imagem enunciada da língua portuguesa pelos pesquisadores estar associada às imposições linguísticas do período colonial, também uma imagem de que as línguas nacionais contaminam a língua portuguesa, bem como uma imagem de língua de um multilinguismo encoberto. Podemos verificar que os sujeitos, nos textos analisados, se posicionam frente à língua a constituir uma única língua da ciência e criando imagens de línguas como sistemas estáveis.
Palavras-chave: Angola; Imagens de língua; Língua(s); Textos acadêmicos.
 
Data da defesa: 10/12/2021
Artigo de opinião em livros didáticos do Ensino Fundamental: mudanças e permanências
Resumo: O objetivo central deste trabalho é a análise de como os estudantes são conduzidos em seu aprendizado para a construção da opinião e do ponto de vista nas seções de produção escrita do artigo de opinião, em coleções didáticas, sob a justificativa da argumentação como direito à vida (PACÍFICO, 2016). A escolha desse gênero discursivo deve-se ao fato de ele pressupor, em seu eixo estrutural, a exposição de opinião por meio de um percurso de construção argumentativa movida pelos valores de quem escreve. O recorte temporal é o período de final de vigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais ou PCN (BRASIL, 1998) e início de vigência da Base Nacional Comum Curricular ou BNCC (BRASIL, 2018a). Três são as perguntas norteadoras desta pesquisa: (1) Qual é o tratamento dado às esferas de circulação no que tange ao trabalho com artigo de opinião nos livros selecionados? (2) De que modo os textos argumentativos, como o artigo de opinião, são orientados para as atividades de produção escrita nesses mesmos livros? (3) De que maneira as atividades propostas nesses livros exploram o posicionamento crítico do estudante e mobilizam os elementos da linguagem na produção e recepção dos textos? Os conceitos trazidos para fundamentação teórica são o de argumentação dialogal (PLANTIN, 2008a; 2008b); o do modo de organização argumentativa (CHARAUDEAU, 2016); o da argumentatividade inscrita na própria língua (CABRAL, 2020; KOCH; ELIAS, 2018); (KOCH, 2011, 2018a, 2018b); o de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011 [1979]); o de texto como acontecimento da vida da linguagem (BAKHTIN, 2016 [1979]) e o de enunciado concreto (VOLÓCHINOV, 2017 [1929]). Para composição do corpus, foram selecionadas as seguintes coleções didáticas dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Tecendo linguagens (OLIVEIRA, T. et al., 2015); Tecendo linguagens (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2018); Singular & plural (FIGUEIREDO; BALTHASAR; GOULART, 2015); Singular & plural (BALTHASAR; GOULART, 2018). O processo de análise das seções de artigo de opinião deu-se em torno à leitura dos artigos de opinião apresentados; aos encaminhamentos linguístico-discursivos das atividades para a construção argumentativa dos estudantes; e aos encaminhamentos finais para a escrita. Dessa forma, identificamos que as mudanças ocorridas nesse processo de transição de um documento oficial a outro concentram-se, principalmente, nos detalhes. No entanto, configuram-se ainda forte permanência e pouca transformação na macroestrutura das coleções didáticas; nas escolhas para os temas e textos, que pouco se atualizaram; e nos campos de atividades humana da BNCC (BRASIL, 2018a), que implicam ainda fragilidades no tratamento. Desse modo, o contorno social do processo de autoria fica limitado.
Palavras-chave: Análise dialógica do discurso; Argumentação; Língua portuguesa; Livros didáticos.
 
Data da defesa: 15/12/2021