Valéria Gil Condé

Resumo

Possui doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2003). É professora doutora da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de Filologia e Língua Portuguesa, em nível de pós-graduação e em Filologia Românica, em nível de graduação. A sua pesquisa está vinculada a estudos comparados do português às línguas iberorromânicas com ênfase nos seguintes temas: estudos históricos do português; morfologia histórica do português: teoria e prática em sala-de-aula; o português inserido na romania nova; origens da língua portuguesa; estudos comparados entre o galego e português modernos e línguas minoritárias românicas. Coordena o convênio entre o Instituto Ramon LLull e a FFLCH/USP. Atua no comitê editorial da revista Estudos de Lingüística Galega da Universidade de Santiago de Compostela.

Currículo Lattes

Projetos de pesquisa

2023 - Atual

Estudos comparativos entre a língua portuguesa e as línguas iberorromânicas ( fase 3)

Descrição: Este projeto pretende contribuir para o aprofundamento e conhecimento gramatical e lexical do português, variedades brasileira e europeia, em comparação às línguas iberorromânicas. A partir de estudos linguísticos em corpora, tanto sincrônicos quanto diacrônicos, serão privilegiados os seguintes aspectos: história, variação e tradução.

 

2022 - Atual

Geografias culturais Ibero-Americanas: paisagens, contato, linguagens.

Descrição: O grupo se articula com projeto homônimo inscrito em Edital Universal (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 18/2021) e contemplado em 2022. Tal grupo visa aprofundar o exame dos intercâmbios culturais entre países ibero-americanos nos séculos XX-XXI. Reúne especialistas de estudos linguísticos e literários lusófonos e hispânicos, cujas pesquisas, centradas nas transposições culturais, concebem questões como migração, diáspora, exílio, contato linguístico, trocas literárias e artísticas. Pretende investigar como transferências pós-coloniais reconfiguram antigos vínculos de subalternidade entre espaços centrais e periféricos no mundo ibero-americano. Os interesses convergentes de pesquisadores do Brasil exterior - com parcerias de pesquisa anteriores - compreendem âmbitos de investigação ligados à transposição e criação de um entorno no lugar de destino pelos referentes de origem; migração e contato linguístico; multilinguismo; literatura e outras linguagens; procedências de léxico literário etc.