Formação
O Programa de Filologia e Língua Portuguesa tem como objetivo principal orientar, preparar e formar, em especialidades ligadas à Filologia e aos estudos de Língua Portuguesa em geral, tanto pesquisadores que procuram aprimoramento científico, quanto professores que desejam atuar nos institutos ou centros de nível superior e universidades. Desde sua instituição, o Programa mantém-se comprometido com a formação de recursos humanos destinados a universidades do Brasil e do exterior.
As atividades de formação e pesquisa do Programa tomam como objeto de estudo a língua portuguesa, abordada sob dois enfoques: o filológico e o linguístico:
- O enfoque filológico se dedica a estudar os modos de produção, transmissão e edição do texto escrito em língua portuguesa;
- O enfoque linguístico se constitui de quatro subáreas: teoria e análise linguística, a linguística aplicada, as teorias do discurso e a historiografia.
A área de concentração única do Programa - Filologia e Língua Portuguesa - está subdividida em seis linhas de pesquisa nas quais se organizam os projetos que docentes desenvolvem com discentes. A estrutura curricular do Programa está integrada a essas linhas e a esses projetos.