Infraestrutura

O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa está abrigado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Fisicamente, o Programa funciona no prédio de Letras, dentro do complexo de edifícios da FFLCH, na Cidade Universitária Armando Sales de Oliveira. Seus pesquisadores são beneficiados, assim, pela significativa rede de apoio (social e acadêmica) mantida pela Universidade neste que é seu campus principal.

Quanto à infraestrutura voltada para o apoio social a estudantes, os discentes do Programa contam com acesso a benefícios trazidos pelo Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade de São Paulo: vaga moradia, auxílio moradia e auxílio alimentação. Contam também com os serviços de saúde do Hospital Universitário (HU), a rede de restaurantes universitários e o centro de práticas esportivas (CEPEUSP), entre outros benefícios estruturais da Universidade. 

Quanto à infraestrutura de apoio à pesquisa acadêmica, contamos principalmente com a infraestrutura oferecida pela FFLCH no que toca aos espaços físicos para aulas e atividades administrativas, a informatização e a Biblioteca, como se detalha a seguir.

Ressalta-se, entretanto, que além dessa infraestrutura básica da Faculdade, os discentes têm acesso às diversas outras bibliotecas e até mesmo acervos históricos presentes no campus (a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e o arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros, IEB, entre outros) – o que é particularmente relevante para os pesquisadores na área da Filologia e História e historiografia. 

1. O Laboratório de Apoio à Pesquisa e ao Ensino de Letras (LAPEL)

O LAPEL é constituído por 3 laboratórios multimídias, 3 laboratórios de pesquisa, 1 laboratório computacional didático e 1 laboratório de som e imagem. A Central de atendimento do LAPEL fica na sala 269 do prédio de Letras, conta com 6 técnicos e atende das 07h40 às 22h50, de segunda a sexta-feira.

2. O Serviço de Biblioteca e Documentação: Biblioteca Florestan Fernandes 

A Biblioteca Florestan Fernandes participa do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP) contribuindo com o Banco de Dados Bibliográficos da Universidade – Dedalus, com a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e com a Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais, além dos seguintes catálogos nacionais: Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, ambos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). É Biblioteca Base do Programa Nacional de Comutação Bibliográfica (COMUT). 
http://biblioteca.fflch.usp.br/

3. Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil

A Universidade de São Paulo conta com o programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil que atende alunos de graduação e de pós-graduação, abrangendo todos os campi da universidade, tanto os dois da capital, como os do interior. O apoio se dá com alocação de recursos que podem ser convertidos da seguinte forma de acordo com faixa de perfil: P1: dois apoios e uma bolsa ou três apoios; P2: uma bolsa e um apoio e P3: alimentação ou outra bolsa. A alocação de apoios e bolsas está diretamente vinculada à disponibilidade de recursos, razão pela qual, podem ser estendidos a outras faixas. No campus Butantã, são oferecidos os seguintes apoios: vaga moradia; auxílio moradia e alimentação. 

4. Hospital Universitário

Todo aluno matriculado na pós-graduação tem direito de usufruir dos serviços do Hospital Universitário, como membro da Comunidade USP, a qual conta com atendimento diferenciado, atendendo nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia e Ginecologia.

5. Transporte coletivo

O Sistema de transportes no campus é mantido pela Prefeitura do Campus da Capital do Estado de São Paulo. Este sistema contempla transporte urbano interno e um sistema de transporte especial voltado ao melhor conforto das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Todo este complexo é montado visando a conexão com as várias unidades de ensino e pesquisa aqui instaladas e tem como premissa atender a todos os usuários com qualidade. Em pesquisa sobre o perfil do usuário dos transportes coletivos, detectou-se que cerca de oitenta por cento dos passageiros são alunos e/ou funcionários que aqui estudam e trabalham. Transporte gratuito (Circular 1 e circular 2), é ofertado a todos os frequentadores em intervalos regulares, de segunda a sexta-feira, das 6h10 às 23h55 horas e, aos sábados e domingos, das 6h20 às 22h40. 

6. Alimentação

Os alunos e docentes do Programa ainda contam com uma rede de restaurantes Universitários. São eles: Restaurante Central; Restaurante I. Química; Restaurante I. Física; Restaurante E. Enfermagem; Restaurante dos Docentes; PCO; Restaurante XI Agosto e Restaurante Saúde Pública, sendo os dois últimos, localizados fora do campus Butantã.

7. Creche

O aluno do Programa pode também pleitear junto à COSEAS, vaga para seus filhos em idade pré-escolar, entretanto como a demanda é muito grande, pois atende à toda comunidade USP, a seleção é feita a partir de análise socioeconômica.

8. Rede de bancos

O Campus Butantã da USP oferece aos alunos do Programa uma excelente facilidade: uma praça bancária. Ela é extremamente bem equipada e, fundamentalmente, segura, já que está dentro do próprio campus. As instituições que oferecem seus serviços são Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco.

9. CEPEUSP – Centro de Práticas Esportivas

Todo aluno matriculado na Pós-Graduação tem acesso irrestrito às dependências do Centro de Prática Esportiva da USP – CEPEUSP e aos serviços por ele oferecidos. O CEPEUSP tem sua infraestrutura composta com as seguintes instalações: 3 campos de futebol (1 estádio olímpico para 35.000 pessoas), 2 campos de futebol society, 1 ginásio coberto, com 6 módulos para esportes coletivos e individuais, 12 quadras poliesportivas descobertas, 9 quadras de tênis (piso sintético), 1 paredão para "bate-bola", 1 pista de atletismo e campo de provas, 1 pista interna para jogging (1.050m - com aparelhos), conjunto aquático com: 1 piscina olímpica, 1 tanque para saltos, 1 conjunto de piscinas múltiplas (1 de 50m e 2 de 25m), Velódromo oficial (arquibancada para 10.000 pessoas e uma quadra interna múltipla). Além destas instalações o CEPEUSP dispõe de uma raia olímpica, com 2.150m de extensão por 100m de largura, onde se realizam competições estaduais e nacionais de remo e canoagem. A raia ainda abriga, ao seu redor, uma ciclovia com 4.081m de extensão.