Impacto social
O Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa desenvolve uma série de atividades em colaboração com outras instituições – empresas, associações, entidades governamentais e não governamentais – e insere ações e projetos em diferentes âmbitos da vida social.
Essas ações são conduzidas no Programa de forma orgânica, já que emanam do cerne de sua missão: o desenvolvimento do conhecimento científico nos campos das Ciências da Linguagem e da Filologia, direcionado tanto à evolução teórico-metodológica de suas diferentes subáreas quanto à aplicação desse conhecimento no enfrentamento de problemáticas sociais e educacionais brasileiras.
A relação com a sociedade constitui, de fato, um elemento fundante do Programa, que historicamente tem cumprido sua missão de aplicar o conhecimento científico gerado por suas pesquisas, destacadamente, no enfrentamento das problemáticas educacionais brasileiras. A notável atuação do Programa na interface com a Educação Básica se materializa em diversas dimensões de seu funcionamento: nas pesquisas transdisciplinares sobre procedimentos gramaticais, textuais e discursivos em contexto escolar, na reconhecida atuação de seus docentes na elaboração de materiais didáticos largamente adotados ao redor do Brasil e na ênfase dada pelo Programa na formação continuada de professores-pesquisadores atuantes nas redes pública e privada de ensino básico.
Às décadas de atuação consolidada do Programa na interface com a Educação Básica vieram somar-se, nos anos mais recentes, atuações em outras interfaces – notadamente, a interface com a tecnologia (pela intensificação das pesquisas na fronteira entre a filologia, a linguística e a computação) e a interface com a área da saúde, a partir de algumas pesquisas com caráter de inovação. A consequência social e econômica dessas pesquisas inovadoras se materializa em recentes parcerias com organizações sociais e empresas nas áreas da saúde, da curadoria da memória e da produção de tecnologia.
A inserção social do Programa opera, também, no âmbito das ações de extensão da Universidade de São Paulo, que incentiva e apoia um conjunto diversificado de atividades voltadas à comunidade, todas centralizadas na transposição dos conhecimentos e técnicas desenvolvidas no âmbito das pesquisas realizadas por docentes e alunos para o desenvolvimento social, cultural, científico e artístico do entorno universitário. Os docentes do Programa têm uma atuação expressiva nas ações de extensão da USP, desenvolvendo projetos e oferecendo cursos abertos para a comunidade externa.
A abrangência do impacto cultural, econômico e social do Programa no quadriênio pode ser verificada ao se examinarem quatro eixos básicos de ações:
1. Convênios e acordos com entidades sociais e empresas. Incluem-se nesse eixo os acordos e convênios de colaboração estabelecidos pelo Programa com organizações da sociedade civil nas áreas da educação, da saúde e da curadoria da memória, e a participação do Programa em convênios da Universidade com empresas produtoras de tecnologia;
2. Interfaces de pesquisa e suas ações sociais. Incluem-se aqui os projetos de pesquisa e formação e as ações sociais diretamente voltadas ao ensino básico e a outros setores da sociedade;
3. Integração do programa com o ensino superior. Incluem-se aqui ações de pesquisa e formação voltadas a estudantes do ensino superior, em termos de iniciação docente (principalmente por meio de um projeto no âmbito do PIBID) e em termos de iniciação à pesquisa, mostrando a intensa relação do Programa com os alunos da graduação e a sua expressiva atividade de Iniciação Científica;
4. Atuação social dos docentes. Contemplam-se aqui a atuação dos docentes como membros de entidades e associações científicas, sua consistente participação no desenvolvimento de projetos editoriais envolvendo a organização de coletâneas e editoria de periódicos científicos e sua expressiva atividade em torno da elaboração de pareceres, e sua atuação como editores, nos três periódicos abrigados no Programa e em periódicos de outros âmbitos.