Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo oferece cursos de pós-graduação acadêmica stricto sensu nos níveis de Mestrado e de Doutorado.
Seu objetivo principal é orientar, preparar e formar pesquisadores que procuram aprimoramento científico e professores que desejam atuar nos institutos ou centros de nível superior e universidades.
Criado em 1971, o Programa, historicamente, tem sido responsável pela qualificação de docentes que atuam em importantes programas de pós-graduação em Letras e Linguística em todo o país.
As atividades de pesquisa e formação do programa tomam como objeto de estudo a língua portuguesa, abordada sob dois enfoques: o filológico e o linguístico. Os docentes do Programa atuam em seis linhas de pesquisa, desenvolvendo projetos e liderando grupos de pesquisa com projeção nacional e internacional e um núcleo de pesquisa interdisciplinar.
O Programa mantém intensas atividades de integração e solidariedade com programas emergentes em âmbito nacional, cultiva importantes interfaces com a educação básica, e tem consolidado sua presença no contexto internacional.
O ingresso no Programa se dá por meio de um processo seletivo realizado uma vez ao ano. A organização e o planejamento do Programa são conduzidos por nove comissões formadas por docentes e discentes.
Veja nestas páginas algumas informações sobre o contexto de funcionamento, as atividades de formação, e as interfaces do Programa com a comunidade externa.
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa destaca-se pelo relevante papel que tem ocupado na formação de linguistas e filólogos em língua portuguesa nos últimos 50 anos, e é responsável pela qualificação de docentes que atuam em importantes programas de pós-graduação em Letras em todo o país.
Desde o início de seu funcionamento, em 1971, o Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa formou 290 doutores e 421 mestres. Esses mais de 700 titulados e tituladas podem ser divididos em três gerações principais, de acordo com a época de sua formação:
Primeira geração: titulados e tituladas entre 1980-1999;
Segunda geração: titulados e tituladas entre 2000-2011;
Terceira geração: titulados e tituladas entre 2012-2020.
Os egressos do Programa tem atuado em diversas áreas, mas seu destino principal tem sido as instituições de ensino e pesquisa em nível superior.
Veja aqui uma lista completa das titulações do Programa desde 1980.
Além de diferentes gerações de titulados, desde 1971 passaram também pelo Programa diferentes gerações de orientadores, desde seu fundador, Segismundo Spina. Veja aqui uma lista com essas diferentes gerações de professores e professoras.
Ciclos de avaliação
2021-2024
2025-2028
