Formação
O Programa de Filologia e Língua Portuguesa tem como objetivo principal orientar, preparar e formar, em especialidades ligadas à Filologia e aos estudos de Língua Portuguesa em geral, tanto pesquisadores que procuram aprimoramento científico, quanto professores que desejam atuar nos institutos ou centros de nível superior e universidades. Desde sua instituição, o Programa mantém-se comprometido com a formação de recursos humanos destinados a universidades do Brasil e do exterior.
As atividades de formação e pesquisa do Programa tomam como objeto de estudo a língua portuguesa, abordada sob dois enfoques: o filológico e o linguístico:
- O enfoque filológico se dedica a estudar os modos de produção, transmissão e edição do texto escrito em língua portuguesa;
- O enfoque linguístico é composto por quatro subáreas: teoria e análise linguística, a linguística aplicada, as teorias do discurso e a historiografia.
A área de concentração única do Programa - Filologia e Língua Portuguesa - está subdividida nas três linhas de pesquisa a seguir.
- Filologia, História e Historiografia do Português
- Léxico/Gramática do Português e de Línguas em Contato
- Língua, Texto e Discurso em Linguística Aplicada e Teorias do Discurso
Cursos
O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo oferece cursos de pós-graduação acadêmica stricto sensu nos níveis de Mestrado e de Doutorado.
- Mestrado
-
Para a obtenção do Título de Mestre, o estudante deverá, de acordo com a Regulamento do Programa, Resolução CoPGr nº 7802/2019:
- Ser aprovado no processo de seleção do Programa regido por edital próprio.
- Integralizar 96 créditos, sendo 24 em disciplinas e setenta e duas 72 na dissertação.
- Ser aprovado em exame de qualificação.
- Depositar a dissertação em até 25 meses e ser aprovado pela Comissão Julgadora da Dissertação, de acordo com o definido pelo Regimento da Pós-Graduação da USP, Resolução nº 7493/2018, e pelo Regimento da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH-USP, Resolução CoPGr nº 7623/2019.
O estudante de mestrado que cumprir todas as exigências do curso receberá o Título de “Mestre em Letras”. Programa: Filologia e Língua Portuguesa, com a indicação da respectiva área de concentração
- Doutorado
-
Para a obtenção do Título de Doutor, o estudante deverá, de acordo com a Regulamento do Programa, Resolução CoPGr nº 7802/2019:
- Portador do título de Mestre pela USP ou por ela reconhecido.
- Ser aprovado no processo de seleção do Programa regido por edital próprio ou, no caso do Doutorado Direto, ser indicado após avaliação da comissão constituída para o exame de qualificação de Mestrado.
- Integralizar 176 créditos, sendo 24 em disciplinas e 152 na tese. Para Doutorado Direto, serão 200 créditos, sendo 48 em disciplinas e 152 na tese.
- Ser aprovado em exame de qualificação.
- Depositar a dissertação em até 50 meses e 63 meses para Doutorado Direto e ser aprovado pela Comissão Julgadora da Dissertação, de acordo com o definido pelo Regimento da Pós-Graduação da USP, Resolução nº 7493/2018, e pelo Regimento da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH-USP, Resolução CoPGr nº 7623/2019.
O estudante de Doutorado ou Doutorado Direto que cumprir todas as exigências do curso receberá o Título de “Doutor em Letras”. Programa: Filologia e Língua Portuguesa, com a indicação da respectiva área de concentração
Estrutura curricular
A estrutura curricular do curso visa aprofundar os estudantes no estudo da língua portuguesa tanto do ponto de vista da Linguística quanto da Filologia e, para isso, são exigidos 24 créditos obrigatórios para o mestrado e doutorado. O percurso curricular do estudante é construído em parceria com o orientador. Além dos créditos exigidos em disciplinas, o estudante deverá realizar 72 créditos para a elaboração do trabalho de conclusão da dissertação de mestrado, e 176 créditos para a tese de doutorado. Esses créditos são totalizados por meio de leituras, encontros com o orientador, participação nos grupos de pesquisa coordenados pelos docentes do programa, apresentação de trabalhos em eventos científicos, publicações dos resultados parciais das pesquisas, redação do relatório de qualificação e da dissertação ou da tese.
Disciplinas
As linhas do PPG-FLP oferecem periodicamente três tipos de disciplinas:
- disciplinas introdutórias, que apresentam um panorama teórico-metodológico da área de conhecimento;
- disciplinas de aprofundamento, que abordam aspectos específicos da área de conhecimento em sintonia com os projetos desenvolvidos pelos docentes; e,
- disciplinas de oferecimento especial, ministradas por pesquisadores externos e por pós-doutorandos, em parceria com docentes do programa, que apresentam abordagens na fronteira do conhecimento, possibilitando, com isso, o contato dos pós graduandos com projetos de pesquisa, teorias, metodologias e análises inovadores e de campos científicos internacionais.
O Programa sugere, para o mestrado, uma disciplina introdutória da área em que se insere o projeto de pesquisa do pós-graduando; uma disciplina de aprofundamento sobre a área de pesquisa da dissertação; e mais uma ou duas disciplinas de uma linha de pesquisa diferente daquele em que se insere o projeto do estudante. Para o doutorado, o pós-graduando é orientado a realizar uma disciplina de aprofundamento na sua linha de pesquisa e uma segunda em outra das cinco linhas componentes da área de concentração do Programa.
→ Conheça o Catálogo de Disciplinas do Programa.
Formas de oferecimento
As disciplinas introdutórias e de aprofundamento são ministradas regularmente, ao menos uma vez a cada ciclo de quatro anos. Já as disciplinas de oferecimento especial são ministradas ocasionalmente pelos docentes do Programa em colaboração com docentes externos.
As disciplinas são oferecidas na modalidade presencial ou híbrida, de acordo com a Instrução Normativa n.o 2/2024 da CAPES.