Integração regional e nacional
O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa desenvolve diversas atividades de integração e cooperação com organizações e instituições nas quais se desempenham políticas de transferência de conhecimento.
O intercâmbio com universidades, projetos e grupos de pesquisas das diversas regiões do Brasil é fundante na missão do Programa, cuja história reflete a busca pela integração científica no país e uma notável capacidade de nucleação, já que é responsável pela inserção de inúmeros docentes em universidades consolidadas e emergentes em todas as regiões.
Mais recentemente, parte importante do intercâmbio nacional encontra apoio em acordos e convênios estabelecidos em termos de solidariedade, como o PROCAD, o PROMOB e o DINTER USP-UEPA. Os docentes do Programa estão intensamente envolvidos em atividades de pesquisa no âmbito desses convênios ou no contexto de suas colaborações com outros projetos e grupos de pesquisa nacionais.
A vitalidade desse intercâmbio nos anos recentes é evidenciada pela expressiva participação dos docentes do Programa em eventos científicos como palestrantes e ministrantes de cursos, ou como examinadores em bancas, a convite de universidades das diversas regiões do país, e também nas numerosas visitas realizadas por pesquisadores de diferentes regiões para atividades de pesquisa e formação no Programa.
Importa destacar três pontos sobre as atividades de cooperação desenvolvidas nos últimos quatro anos:
1. Diversidade no perfil das instituições. As parcerias abrangem tanto instituições consolidadas como instituições emergentes, o que remete ao perfil de solidariedade e à forte capacidade de nucleação do Programa.
2. Escopo e reciprocidade de ações. As ações em parceria envolveram amplo leque de modalidades (participação em eventos; organização de eventos; coorientações; participação em bancas de conclusão de cursos e publicação em coautoria, entre outros), e tiveram um forte caráter de reciprocidade, sendo realizadas em visitas externas e em acolhimento de visitantes.
3. Organicidade da ação do corpo docente. As atividades de cooperação têm um caráter orgânico no Programa: longe de serem desenvolvidas apenas por um grupo restrito de docentes, fazem parte do horizonte da ampla maioria dos docentes e acontecem em todas as linhas de pesquisa, o que aponta para a qualidade coletiva do trabalho.