Interfaces com a Educação Básica

O PPG em Filologia e Língua Portuguesa tem longa tradição na interface com a Educação Básica, que se materializa em diversas dimensões do seu funcionamento. Primeiramente, uma das linhas de pesquisa descrita na proposta do programa dedica-se a questões de linguagem em contexto escolar. A linha Linguística Aplicada do Português contempla pesquisas transdisciplinares sobre procedimentos gramaticais, textuais e discursivos (língua materna e língua estrangeira; textos orais e escritos) em contexto escolar (formação inicial e continuada) e em outros contextos.

Os pós-graduandos a ela vinculados são, em sua quase totalidade, professores da rede de ensino, muitos dos quais acumulam suas atividades docentes com a formação em pós-graduação. Alguns coordenam a área de língua portuguesa de suas escolas, outros trabalham em atividades de formação junto à rede pública de ensino e outros lecionam.

Duas professoras do Programa são autoras de coleções de livros didáticos voltados ao ensino médio: Maria Inês Batista Campos e Norma Seltzer Goldstein.

As professoras Maria Lúcia C. V. O. AndradeZilda Gaspar Oliveira de Aquino são coautoras com Leonor Lopes Fávero de um livro para professores da Educação Básica, publicado pela editora Cortez, que está na 8a. edição, intitulado Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de Língua Materna.

Além disso, o programa é responsável pela publicação da revista Linha D’Água, criada em 1980, pela Associação de Professores de Língua e Literatura (APLL). Esse periódico nasceu em formato impresso, em meio à ditadura militar e tornou-se um marco na interlocução entre universidade, sociedade e ensino. A partir de 2010, a revista passa a ser publicação do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, também em formato eletrônico. A revista tem como objetivo promover e divulgar pesquisas acadêmicas relacionadas ao ensino, aos estudos de língua portuguesa, nas modalidades oral, escrita e digital, à literatura e aos processos discursivos. Semestralmente, reúne artigos, resenhas de professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação de instituições nacionais e internacionais e traduções de textos relacionados ao escopo da revista. Com mais de 30 anos de existência, a revista, vinculada ao programa de Filologia e Língua Portuguesa, publica artigos de docentes do programa e de outros programas, de professores da Educação Básica, voltados para a reflexão, a pesquisa e o relato de experiências do ensino de línguas materna e estrangeira.

Desde 2013, docentes do Programa também integram o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).