Professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde fez Mestrado e Doutorado na área de Filologia e Língua Portuguesa, com co-tutela pela Universidade de Évora - Portugal (2007-2011). É autor do livro Descaminhos e Dificuldades: leitura de manuscritos do século XVIII. Desenvolve pesquisas na área de Filologia e História da Língua Portuguesa.
2025 - Atual
Patrimônio documental e inovação: a escrita de secretários da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo
Descrição: Este projeto tem como base o vasto acervo documental da Venerável OrdemTerceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo, composto poraproximadamente 18 mil documentos que abrangem quase quatro séculos de existência.A sua escrita, em grande parte de responsabilidade de secretários, apresenta desafios deleitura devido à complexidade da escrita do período, caracterizada por diferentes estiloscaligráficos, uso de abreviações e particularidades linguísticas próprias da época. Pormeio da assinatura de um recente acordo de cooperação entre a Ordem Terceira e aFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), com aintenção de analisar interdisciplinar e publicizar o seu acervo documental, este projetovisa criar uma metodologia eficiente para transcrever, organizar e tornar acessíveis essesmanuscritos. A metodologia utilizada tem como base uma abordagem que integraPaleografia e ferramentas tecnológicas modernas para análise gráfica e reconhecimentode padrões de escrita. O guia incluirá exemplos interativos, transcrições e tutoriais, eserá acessível a pesquisadores e estudantes cujo objeto de estudo envolve documentaçãomanuscrita. O projeto também promoverá a disseminação dos resultados por meio dorepositório de dados da USP e de eventos como exposições e workshops. Comoresultado, espera-se que o projeto produza um guia digital abrangente e acessível quefacilite a leitura de manuscritos antigos, capacite pesquisadores e estudantes na área depaleografia, e integre práticas tecnológicas inovadoras com o estudo de documentoshistóricos. A iniciativa contribuirá para a preservação do patrimônio documental,promovendo o acesso democrático ao acervo da Ordem Terceira e estimulando novaspesquisas e colaborações acadêmicas.