Professora Doutora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da FFLCH/USP. Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo e Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho. Lidera o Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP) e coordena os subgrupos Teorias da Argumentação e Análise Crítica do Discurso. Coordena o projeto de cooperação acadêmica interinstitucional PROCAD (USP/UFRN/UNISINOS. Integra o REDIPAr (Rede Internacional de Pesquisas em Argumentação). Coordenou o Programa de Pós-Graduação Profissional - PROFLETRAS -USP, vinculado ao Depto de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH-USP). de 2015 a 2017. Foi editora responsável pela revista Linha D'Água (2005-2011). Integrou os seguintes Projetos - Projeto de cooperação internacional USP/Univ. do Porto. Projeto da Norma Urbana Culta - Núcleo São Paulo (NURC/SP), Projeto da Gramática do Português Falado (PGPF), Projeto da História do Português Paulista - Projeto Caipira (PHPP), Subgrupo Tradições Discursivas, vinculado ao Projeto para a História do Português do Brasil (PHPB). Pesquisa sobre os temas: análise crítica do discurso, discurso da mídia, discurso político, teorias da argumentação, argumentação e cognição, língua falada e escrita nas perspectivas sincrônica e diacrônica, além de se dedicar à linguística aplicada ao ensino de língua materna.
2023 - Atual
Discurso político, Cognição e Argumentação
Descrição: O projeto tem por proposta proceder a uma interface entre a Linguística Cognitiva e os estudos acerca da Argumentação, a fim de analisar o discurso político.Mais especificamente, buscam-se ocorrências de frames e metáforas a fim de se compreender suas funções no discurso em termos cognitivo-argumentativos. Interessa observar o discurso governamental, assim como o de políticos que ocupem cargos de destaque. O embasamento teórico diz respeito aos trabalhos de Goffman (1986), Tannen (1993), Lakoff 92004), Fauconnier e Turner (1994) entre outros, noa âmbito da Cognição, e de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996 [1958]), entre outros, no que diz respeito à Argumentação. O projeto vinvula-se ao Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP).