Prof. Livre-docente Paulo Roberto Gonçalves Segundo

Doutor em Letras (2011) pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2005). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas orientadas à articulação entre linguagem, cognição e discurso. Atua, principalmente, no campo da Análise Crítica do Discurso, na interface com a Linguística Sistêmico-Funcional, com a Linguística Cognitiva e com a Teoria da Argumentação; e na área de Linguística Aplicada, pensando na articulação entre gramática e textualidade, por meio de um olhar amparado pelas perspectivas cognitivo-funcional e discursivo-textual. Atualmente, participa como pesquisador dos projetos temáticos "História do Português Paulista" e "História do Português Brasileiro", é o primeiro líder do "Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP" (NEAC-USP) e membro dos grupos de pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso" (ELAD) e "Grupo de Estudos do Discurso da USP" (GEDUSP), além de ser um dos editores da Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A). Integra também os Grupos de Trabalho da ANPOLL sobre "Linguística e Cognição" e sobre "Argumentação". Paulo Roberto Gonçalves Segundo é professor doutor adjunto em Filologia e Língua Portuguesa, com dedicação exclusiva, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Email: paulosegundo@usp.br
Currículo Lattes

 

Projetos de Pesquisa

2017 - Atual

Argumentação em perspectiva multidisciplinar e multidimensional

Descrição: Este projeto visa a desenvolver um modelo analítico para o estudo das práticas argumentativas que integre cognição, discurso e linguagem. Nesse sentido, o projeto tece diálogos entre os Estudos Críticos do Discurso, a Linguística Cognitiva e Funcional e a Teoria da Argumentação. O modelo em desenvolvimento considera, portanto, a argumentação em sua complexidade e busca dar conta do estudo de cinco dimensões a caracterizam como processo, produto e procedimento: a construção macroestrutural, a sua configuração funcional, os processos de esquematização e a sua ancoragem interativa e afetiva, além da orientação argumentativa das unidades sociossemióticas (linguísticas ou pictóricas) materializadas nos textos.

 

2015 - Atual

Gramática, Cognição e Discurso

Descrição: O objetivo deste projeto é aprofundar o conhecimento das interrelações entre linguagem e cognição em perspectiva tanto gramatical quanto discursiva, enfatizando os processos de atenção e perspectivação, com base na Psicologia Cognitiva, na Linguística Cognitivo-Funcional e nos Estudos Crítico-Discursivos.

 

2013 - Atual

Padrões de Negociação Intersubjetiva em Gêneros Orais e Escritos no Português Brasileiro: uma análise crítico-discursiva e sistêmico-funcional

Descrição: O objetivo do projeto é investigar a configuração do processo de negociação intersubjetiva em uma gama de gêneros discursivos orais e escritos no Português Brasileiro. Nesse sentido, busca-se, por meio da análise dos recursos interpessoais, a partir de uma visão sistêmico-funcional, em diálogo com os modelos crítico-discursivos, depreender os padrões linguístico-discursivos que permitem aos produtores textuais exercer poder e solidariedade, constituindo assim diferentes graus de instanciação de autoridade, credibilidade, intimidade no jogo interacional.

 

Grupos de Pesquisa

Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso - ELAD

site / DGP

Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP)

site / DGP

História do Português Paulista

site / DGP

NEAC - USP Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso (Líder)

site DGP