Possui mestrado e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007 e 2013), bacharelado e licenciatura plena em Letras - Português pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é docente e pesquisadora, em regime de dedicação exclusiva, da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Tem experiência na área de Língua Portuguesa, com ênfase em Filologia, História da Língua Portuguesa e Humanidades Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística histórica, pragmática histórica, edição de documentos, manuscritos de mulheres, formas de tratamento, português brasileiro. Madrasta de dois enteados e mãe de um filho, esteve em licença-maternidade durante o 1º semestre de 2015.
2022 - Atual
O Corpus M.A.P.: desenvolvimento de um sistema de edições filológicas digitais para a documentação sobre Mulheres na América Portuguesa
Descrição: O objetivo desta proposta é dar início à formação do Corpus M.A.P., uma reunião inédita de manuscritos de mulheres e sobre mulheres da América Portuguesa editados filologicamente com tecnologias digitais de última geração. As fontes do Corpus integram o Catálogo M.A.P, repositório digital criado no âmbito do Projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa). O projeto, ativo desde 2017, tem como objetivo central sistematizar e tornar visível para pesquisas futuras um conjunto de fontes documentais imensamente importantes para os estudos filológicos e para os estudos da história da língua, da história social, da história da escrita e da leitura, e da história das mulheres no Brasil, por meio da construção de um catálogo eletrônico de documentos escritos por mulheres na América Portuguesa entre 1500 e 1822. A relevância do Projeto reside fundamentalmente na possibilidade de organização inédita dessa documentação a um tempo escassa e fundamental para a compreensão da história da formação do Brasil. Presentemente, o Catálogo comporta 150 entradas detalhadamente descritas e um texto-piloto com edição filológica digital. A sistematização integral dessa documentação na forma do Corpus aqui proposto permitirá a ampliação do alcance do público leitor dos textos e a disponibilização desse material para fins de pesquisa nos campos da linguística e da ciência da computação. A proposta se filia aos trabalhos do Grupo de Pesquisas Humanidades Digitais (formado por pesquisadoras do M.A.P) junto ao Centro de Inteligência Artificial (C4AI) da Universidade de São Paulo, atualmente responsáveis pela formação do Corpus Carolina.