Possui graduação em Letras (Português/Grego) pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (em 2004 e em 2015). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e professor colaborador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Equipa de Filologia). É editor da revista Filologia e Linguística Portuguesa. É membro do comitê científico da coleção Atlântica - Luzo-brazilian Linguistics, Philolgy, Translation and Interpreting Studies, publicada pela Pisa University Press. Coordena o grupo de pesquisa ETeP - Edição de Textos em Português, registrado no CNPq. Integra o NEHiLP - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Filologia Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Crítica Textual, História da Língua Portuguesa, Paleografia, Codicologia, Bibliografia Material, Diplomática e Scriptologia.
2025 - Atual
Textos luso-sefarditas: edição e estudo
Descrição: Este projeto tem como objetivo editar e estudar textos em português da autoria de judeus sefarditas, cristãos-novos e seus descendentes, escritos em Portugal ou em seus domínios e fora deles. Incluem-se também no projeto textos censurados pela Inquisição por terem sido considerados judaizantes, embora não tenham sido escritos por cristãos-novos. O nosso limite temporal estende-se da Idade Média até o estabelecimento da Inquisição em Portugal, no século XVI, e segue até fins do século XVIII. O projeto concentra-se presentemente na edição e estudo das seguintes obras: 1 - as trovas de Gonçalo Anes Bandarra em suas diferentes versões e 2 - o texto Caminho de vidas, da autoria de Selomoh Saruco.
2024 - Atual
Como preparar uma edição crítica: fundamentos teóricos e práticas editoriais
Descrição: A Crítica Textual é uma disciplina filológica que estuda a produção e a transmissão do texto escrito. No processo produção e de transmissão, o texto pode variar entre as suas diferentes versões. Para o tratamento do problema, a Crítica Textual aplica-se em duas modalidades: Crítica do original presente e Crítica do original ausente. Com base nos fundamentos da Crítica Textual, este projeto tem como objetivo preparar edições críticas. São objeto de estudo deste projeto tanto textos com diferentes versões posteriores ao original, não mais existente, quanto textos que disponham de diferentes versões do original.