Verena Kewitz

Resumo

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007) e Pós-Doutorado em Linguística pela UNICAMP (2008-2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem multissistêmica da língua, História do Português Brasileiro e Paulista, Estudos de Língua Falada, Linguística Cognitiva, Semântica Cognitiva, Tradições Discursivas, Estudos de Sintaxe, Levantamento e edição de corpora do Projeto de História do Português Paulista (PHPP I e II) e Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB) desde 1997. Atua também como pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Investigações (In)formais em Lingua(gem) e Cognição (InFoLinC) da UNIFESP.

Currículo Lattes

E-mail
Projetos de pesquisa

2024 - Atual

A categoria de ESPAÇO na língua portuguesa em textos dos séculos XIII a XX/XXI: levantamento de dados por eixos espaciais Fase I

Descrição: Este projeto tem como foco o levantamento de expressões espaciais do português em diferentes tipos de texto dos séculos XIII ao XX/XXI editados filologicamente. Para tanto serão coletados dados por eixos espaciais, seguindo a proposta de Castilho (2009): vertical, transversal, horizontal, conteiner, proximal/distal. Tais expressões podem representar tanto a localização física (como o gato está em cima da cama) quanto o movimento físico (como o gato pulou da janela para o quintal). A coleta de dados será feita com base em documentos de tipologia variada, como crônicas, cartas, memórias, descrições, documentos notariais, documentos de cunho religioso, atas de câmara, testamentos, inquéritos orais etc. Assim, busca-se responder à pergunta central: que expressões espaciais são selecionadas em cada tipo de texto, em cada período do português (arcaico, médio, clássico e moderno) e em cada variedade (brasileira e portuguesa).

 

2024 - Atual

Estudos diacrônicos do Português Brasileiro com base em corpora II

Descrição: Este projeto consiste em (a) selecionar e editar filologicamente documentos brasileiros dos séculos XVII ao XX de variada tipologia com base no modelo de Tradições Discursivas e (b) analisar fenômenos linguísticos diversos a partir do que cada documento apresenta, seja no nível discursivo, sintático ou semântico, com base na abordagem Multissistêmica (Castilho 2010) e na Linguística Cognitiva (Lakoff 1987, Talmy 2000, entre outros).

 

2024 - Atual

Expressões espaciais no português paulista: fase I

Descrição: A proposta de pesquisas a serem desenvolvidas nessa linha, na perspectiva onomasiológica, envolve, num primeiro momento, o levantamento de dados de expressões espaciais em textos de tipologia diversa, constantes no Corpus do Português Paulista. As expressões espaciais a serem levantadas serão divididas, inicialmente, em dois conjuntos: (i) localização estática (a casa ao lado do cinema / a casa fica ao lado do cinema) e (ii) deslocamento no espaço (os alunos saíram da sala / correram até a porta), ainda que essa divisão seja problemática. As ocorrências de expressões espaciais estão relacionadas diretamente às condições comunicativas de cada texto (Koch; Oesterreicher 1990), como algumas pesquisas revelam (Mendonça 2024; Vieira 2024; Kewitz 2009, 2010, 2011a, 2011b, Kewitz 2020b, entre outros). Ainda que o foco sejam os dados extraídos de textos paulistas, poderão ser levantados dados de textos de outras localidades brasileiras e portuguesas, a título de comparação ou sendo o foco de alguma pesquisa específica de determinado período da história do português (cf. Kewitz 2020a, 2020b; Kewitz et al. 2020, Kewitz et al. 2018, Simões 2021). Nesta primeira fase, a pesquisa será mormente descritiva, e posteriormente pretende-se levantar questões e problemas. A sistematização dos dados levará em conta a divisão as propriedades da Figura e dos Objetos de Referência (cf. Talmy 2000), o tipo de texto e século em que as expressões ocorrem e as propriedades sintáticas das expressões espaciais (verbos, preposições simples e complexas, advérbios etc.).