Valdir Heitor Barzotto

Resumo

Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da USP. Ministra as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Metodologia do Ensino de Português: a alfabetização e Leitura e Produção de Textos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP. Entre outras atividades administravas exercidas atualmente, é presidente da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional - CCInt, e membro da Congregação.Fez Pós-doutorado na Universidade Paris 8, Laboratoire d´études romanes, équipe de linguistique des langues romanes, Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire (2010) - bolsa FAPESP; doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) - bolsa CAPES, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris - França, 1996-1997) - bolsa CNPq; mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) - bolsa CAPES; Especialização em Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988), e graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1986). Com bolsa de Recém-Doutor desenvolveu projeto de pesquisa em continuação aos estudos desenvolvidos no doutorado e atuou como docente na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCL/UNESP/Araraquara. Publicou livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa e coordena as coleções Sobrescrita (Ed. Paulistana - 8 volumes) e Fazer A-parecer (Ed. Mercado de Letras - 4 volumes). É presidente de honra da ANPGL (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras), entidade que organiza o FALE (Fórum Acadêmico de Letras), do qual foi um dos criadores. É também presidente de honra da AINPGP (Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia). É um dos criadores do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da USP. Foi membro da diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB, entidade que organiza o Congresso de Leitura do Brasil-COLE, tendo participado da organização de algumas edições e colaborado desde a criação do Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior. É co-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise: GEPPEP. Coordenou e participou de projetos financiados por diferentes órgãos de fomento. Entre outros, destaque-se: Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. PROCAD-CAPES 2427/2008, de 2008 a 2013, como coordenador da equipe FEUSP e A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, de Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento. CNPq, de 2014 a 2017, como integrante.

Currículo Lattes

Projetos de pesquisa

2025 - Atual

Efeitos do dizer: condições de produção de conhecimento sobre leitura e escrita e recomendações para o ensino

Descrição: Considerando a necessidade de dimensionar, no ensino da leitura e da escrita, as manifestações verbais no mundo, o GEPPEP aprofundará seu esforço de análise a respeito do que tem orientado a produção de conhecimento a respeito da leitura e da escrita a partir dos anos 2000. Para tal fim, o grupo retomará clássicos dos estudos da linguagem. Em seus esforços para compreender como a produção do conhecimento se dá, recuperamos a discussão de Austin a respeito dos atos de fala a partir da qual sabe-se que não existem enunciados verdadeiros ou falsos em si. Para determinar a verdade de um enunciado, portanto, não se trata, apenas, de compreender sua significação, mas, concomitantemente, de analisar as condições de produção de sua enunciação. Na teoria performativa, o que importa são as circunstâncias da enunciação, a força ilocucionária e o efeito que as palavras provocam. Nesta empreitada, tecida na interface da Educação, da Linguística e da Psicanálise, o grupo analisará as circunstâncias envolvidas na delimitação e na execução de trabalhos acadêmicos (artigos, dissertações, teses etc.) a respeito de leitura e escrita, de modo a compreender as circunstâncias da enunciação dos postulados utilizados para delimitar temas, conceitos, referencial teórico, métodos e dispositivos analíticos nos trabalhos.