Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da USP. Ministra as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Metodologia do Ensino de Português: a alfabetização e Leitura e Produção de Textos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP. Entre outras atividades administravas exercidas atualmente, é presidente da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional - CCInt, e membro da Congregação.Fez Pós-doutorado na Universidade Paris 8, Laboratoire d´études romanes, équipe de linguistique des langues romanes, Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire (2010) - bolsa FAPESP; doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) - bolsa CAPES, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris - França, 1996-1997) - bolsa CNPq; mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) - bolsa CAPES; Especialização em Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988), e graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1986). Com bolsa de Recém-Doutor desenvolveu projeto de pesquisa em continuação aos estudos desenvolvidos no doutorado e atuou como docente na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCL/UNESP/Araraquara. Publicou livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa e coordena as coleções Sobrescrita (Ed. Paulistana - 8 volumes) e Fazer A-parecer (Ed. Mercado de Letras - 4 volumes). É presidente de honra da ANPGL (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras), entidade que organiza o FALE (Fórum Acadêmico de Letras), do qual foi um dos criadores. É também presidente de honra da AINPGP (Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia). É um dos criadores do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da USP. Foi membro da diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB, entidade que organiza o Congresso de Leitura do Brasil-COLE, tendo participado da organização de algumas edições e colaborado desde a criação do Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior. É co-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise: GEPPEP. Coordenou e participou de projetos financiados por diferentes órgãos de fomento. Entre outros, destaque-se: Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. PROCAD-CAPES 2427/2008, de 2008 a 2013, como coordenador da equipe FEUSP e A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, de Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento. CNPq, de 2014 a 2017, como integrante.
2025 - Atual
Efeitos do dizer: condições de produção de conhecimento sobre leitura e escrita e recomendações para o ensino
Descrição: Considerando a necessidade de dimensionar, no ensino da leitura e da escrita, as manifestações verbais no mundo, o GEPPEP aprofundará seu esforço de análise a respeito do que tem orientado a produção de conhecimento a respeito da leitura e da escrita a partir dos anos 2000. Para tal fim, o grupo retomará clássicos dos estudos da linguagem. Em seus esforços para compreender como a produção do conhecimento se dá, recuperamos a discussão de Austin a respeito dos atos de fala a partir da qual sabe-se que não existem enunciados verdadeiros ou falsos em si. Para determinar a verdade de um enunciado, portanto, não se trata, apenas, de compreender sua significação, mas, concomitantemente, de analisar as condições de produção de sua enunciação. Na teoria performativa, o que importa são as circunstâncias da enunciação, a força ilocucionária e o efeito que as palavras provocam. Nesta empreitada, tecida na interface da Educação, da Linguística e da Psicanálise, o grupo analisará as circunstâncias envolvidas na delimitação e na execução de trabalhos acadêmicos (artigos, dissertações, teses etc.) a respeito de leitura e escrita, de modo a compreender as circunstâncias da enunciação dos postulados utilizados para delimitar temas, conceitos, referencial teórico, métodos e dispositivos analíticos nos trabalhos.