Produção discente

Panorama da produção discente

Os discentes do Programa publicaram no quadriênio 420 produtos bibliográficos.

Isso representa um crescimento significativo em relação ao quadriênio anterior (2013-1016). Para os anos de 2013 a 2016, registraram-se 286 produtos bibliográficos com autoria de discentes do Programa.  

Houve, portanto, um aumento bruto de 47% com relação ao quadriênio anterior:

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Para se apreciar o significado desse aumento, é preciso ainda observar que o número de discentes de mestrado e doutorado não aumentou no período – na realidade, houve uma ligeira queda de 5%; eram 255 discentes no quadriênio anterior, comparados a 231 discentes no quadriênio atual. O aumento de 47% é, portanto, significativo, e se traduz de fato em um aumento na proporção de produtos bibliográficos por aluno.

Essa proporção subiu de 1,12 no quadriênio anterior para 1,82 no quadriênio 2017-2020. Essa subida remete, em larga medida, ao crescimento absoluto do volume de trabalhos publicados por cada discente (embora também seja impactada, muito secundariamente, pela pequena diminuição no número de discentes – 5%, como mencionado acima).

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Noutros termos, a média de produções por discente cresceu, neste quadriênio, 62%.

 

A tabela abaixo resume esse panorama:
............................................................................................................................................
2013-2016 Discentes únicos (ME-DO): 255
2013-2016 Produção bibliográfica discente: 286
2013-2016 Proporção de produtos por discente: 1,12

2017-2020 Discentes únicos (ME-DO): 231
2017-2020 Produção bibliográfica discente (ME-DO): 420
2017-2020 Proporção de produtos por discente (ME-DO): 1,82

• Crescimento bruto da produção discente (ME-DO): 47%
• Crescimento da proporção de produtos por discente (ME-DO): 62%
............................................................................................................................................

Produção dos discentes

Produção bibliográfica

A produção bibliográfica discente entre 2017 e 2020 teve a seguinte distribuição:

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Artigo em periódico:          191 (45%)
Livro:                                    165 (39%)
Trabalho em anais:              37 (9%)
Outro:                                     20 (5%)
Tradução:                               2 (-%)
Artigo em jornal ou revista: 5 (1%)

Total: 420

Os discentes publicaram, sobretudo, artigos em periódicos científicos (191); em segundo lugar, livros e capítulos de livros (165). Tendo em vista a perspectiva do planejamento estratégico para o quadriênio e a proporção significativa das publicações em periódicos e livros na proporção geral das produções (45% e 39%, respectivamente), passamos a uma análise mais detida desses tipos de produção, buscando indicadores de sua qualidade.

Produção em periódicos

Os 191 artigos publicados pelos discentes tiveram como destino 94 periódicos diferentes, do Brasil e do exterior. Para uma avaliação aproximada da qualidade desses veículos, tomamos inicialmente como parâmetro sua classificação no QUALIS CAPES no período de 2013-2016. Tomamos como universo aqui, por isso, apenas o conjunto de 168 artigos publicados em periódicos constantes do Qualis 2013-2016. Esses artigos se distribuíram pelos estratos da seguinte forma:​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

• Produção discente em periódicos avaliados no Qualis 2013-2016

A1    8    5%
A2    3    2%
           
B1    73    43%
B2    47    28%
           
Subtotal - A1-B2:     131    78%

B3    12    7%
B4    16    10%
B5    7    4%
C      2    1%

 Subtotal – B3-C:    37    22%

Total     168    

No extremo superior dos estratos, 8 artigos (5%) foram publicados em periódicos classificados como A1 e 3 (2%) em periódicos classificados como A2 no Qualis anterior. Mais significativamente, 73 artigos (43%) foram publicados em periódicos com Qualis B1 e 47 artigos (28%) em periódicos B2. 

Nesses quatro estratos superiores, foram publicados, portanto, 131 artigos, ou 78%.

Na faixa inferior, 12 artigos (7%) foram publicados em periódicos B3, 16 (10%) em periódicos B4, 7 (4%) em periódicos B5 e 2 (1%) em periódicos C. Os estratos inferiores abrigaram, portanto, 37 artigos, ou 22%.

Importa ressaltar o papel das coautorias entre discentes e docentes nas publicações em periódicos. Cerca de um terço das produções foi feita pelos discentes em parceria com os orientadores do Programa, em sua maioria nos estratos superiores do Qualis. 

Mais especificamente, dos 168 artigos, 57 (34%) são coautorias entre discentes e docentes. Foram coautorias entre discentes e docentes 6 produções em periódicos A1, 1 produção em periódico A2, 24 produções em B1 e 16 produções em B2. Tomando em conjunto os quatro estratos superiores, portanto, 47 produções são coautorias entre discentes e orientadores. Nos estratos inferiores, houve coautorias em 7 produções em periódicos B4 e em 3 produções de periódicos B5; no total, 10 coautorias nos estratos inferiores.

Assim, a maior parte das coautorias (82%) se deu em publicações levadas aos estratos superiores.

Por fim, importa destacar que 4 discentes tiveram publicações em periódicos internacionais, uma em coautoria com a orientadora, e três individualmente.

Produção em livros

Os discentes publicaram 165 produtos livros e capítulos em livros, seja em coautoria com docentes, com outros discentes e egressos do Programa, ou individualmente.

A qualidade dessas publicações seria idealmente demonstrada por uma análise detida de cada livro, capítulo ou coletânea; outros indicadores objetivos são os próprios critérios da ficha de cadastro das obras na plataforma, entre os quais destacam-se:

CONSELHO EDITORIAL E REVISÃO POR PARES. A maior parte dos trabalhos (74%) foi publicada em obras com conselhos editoriais, em grande parte nacionais (91 casos) e em menor número, internacionais (16 casos). A maior parte dos trabalhos – 110 casos, 76% - passou pela revisão de pares.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

NATUREZA DA CONTRIBUIÇÃO, NATUREZA DA OBRA E LEITOR PREFERENCIAL. A grande maioria dos trabalhos (90%) foram capítulos em coletâneas, quase todas maioria (97%) em obras acadêmicas destinadas a pesquisadores, docentes e especialistas da área e áreas afins.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

LEITOR PREFERENCIAL, NATUREZA DO CONTEÚDO E DO TEXTO E ORIGEM DAS OBRAS. Na maioria dos trabalhos (93%) o conteúdo foi o resultado de projetos de pesquisa; a maioria (87%) foi publicada em coletâneas resultantes de pesquisas afins e grupos de pesquisas em rede. As obras em rede foram originadas principalmente de outros grupos ou redes de pesquisa nacionais (43%), seguidas de redes internas ao Programa (23%); houve um pequeno grupo de obras originadas de grupos ou redes internacionais (6%).

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

TIPO DE EDITORA E FINANCIAMENTO. A maior proporção dos trabalhos (49%) foi publicada em editoras universitárias brasileiras, seguida de editoras brasileiras comerciais (31%); houve um pequeno grupo de trabalhos publicados por entidades estrangeiras – editoras comerciais (6 casos) ou universitárias (5 casos). Quase todas as obras foram financiadas pela própria editora (95%), havendo um pequeno grupo que recebeu fomento de agências nacionais (3 casos) e uma obra com fomento de agência internacional.

Produção técnica

Os discentes do Programa têm se envolvido de forma crescente e intensa em atividades de pesquisa que geram produtos técnicos, em particular atividades ligadas a eventos científicos – no Programa, em outras universidades do Brasil e do exterior. Entre 2017 e 2020, a produção técnica dos discentes se distribuiu como segue:

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Apresentações de trabalho:        874    (discentes envolvidos: 223)
Organização de eventos:               40    (discentes envolvidos: 107)
Editoria:                                            15    (discentes envolvidos: 27)
Curso de curta duração:                12    (discentes envolvidos: 15)
Serviços técnicos:                              8    (discentes envolvidos: 4)
Desenvolv. de material didático:    6    (discentes envolvidos: 9)
Outros:                                                2    (discentes envolvidos: 2)
Programa de rádio ou TV:                1    (discentes envolvidos: 1)

Ressaltam-se dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, os dados acima procuram mostrar não apenas o número de produtos, mas também o número de discentes envolvidos em cada caso – já que há atividades nas quais cada discente gerou diversos produtos, e outras em que houve colaboração entre os discentes na produção. 

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Assim, notadamente, as 874 apresentações de trabalho foram realizadas por 223 discentes, mostrando que a maioria dos discentes realizou bem mais que uma apresentação. Inversamente, as atividades em torno da organização de eventos têm se mostrado intensamente colaborativas – os 40 eventos listados foram organizados por 27 discentes, que atuaram em grupos.

Em segundo lugar, nota-se como, além da participação significativa em atividades em torno de eventos científicos, a produção técnica dos discentes tem se diversificado na forma de atividades editoriais (incluindo pareceres), ministração de cursos e mesmo contribuições na divulgação das pesquisas na mídia.

Produção dos egressos

A produção intelectual dos egressos do Programa é diversificada e apresenta significativa qualidade, com alguns pontos de excelência notáveis – em particular, por parte dos egressos de doutorado que se inseriram, nos últimos anos, em universidades e centros de pesquisa, onde atuam com destaque em projetos, grupos de pesquisa e atividades de formação.

Os egressos cuja produção pode ser considerada nos dados da Plataforma Sucupira para o quadriênio tiveram 149 produtos bibliográficos cadastrados, sobretudo artigos em periódicos científico, livros e capítulos de livros em coletâneas: 

• Produção bibliográfica dos egressos, 2017-2020

Artigo em periódico:           65 (44%)
Livro:                                      59 (40%)
Trabalho em anais:              15 (10%)
Outro:                                       4 (3%)
Artigo em jornal ou revista:  6 (4%)

Total: 149

O Programa tem empreendido atividades sistemáticas de acompanhamento dos egressos, na forma de consultas e sondagens com extensiva cobertura, tendo nos últimos anos 96% de seus egressos acompanhados. Esse adensamento no acompanhamento obriga a uma ponderação importante quanto à apreciação quantitativa da produção intelectual dos egressos do quadriênio 2017-2020.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

• Evolução da produção bibliográfica dos egressos cadastrada, 2017-2020

2017: 9 produtos
2018: 19 produtos

Subtotal - biênio 2017-2018: 28 (19% do quadriênio)

2019: 66 produtos
2020: 55 produtos

Subtotal - biênio 2019-2020: 121 (81% do quadriênio)

Total de produtos: 149


 

​​​​​​​