Iniciação científica

Como o curso de Letras da FFLCH – USP é o maior do Brasil em número de vagas (850 ingressantes por ano) e como Língua Portuguesa consiste em uma habilitação oferecida a todos os ingressantes, os docentes do Programa ministram, na graduação, disciplinas em todos os semestres letivos e envolvem-se com atividades de pesquisa, o que é comprovado pelo vasto número de Iniciações Científicas desenvolvidas na área – entre 70 e 80 por ano, o que equivale a cerca de 3 orientandos por docente.

Os alunos da graduação têm feito pesquisas tanto com financiamento do CNPq, da FAPESP ou da prória universidade, por meio do Programa Unificado de Bolsas gerenciado pela Pró-Reitoria de Graduação, quanto na modalidade sem bolsa, levando a cabo projetos próprios associados às linhas de pesquisa do orientador,  bem como desenvolvendo projetos em andamento dos docentes.
Para serem bolsistas de iniciação científica, os candidatos passam por um processo de seleção que envolve análise do projeto de pesquisa, apreciação do histórico acadêmico do aluno, verificação da disponibilidade para execução do projeto e, no caso das bolsas institucionais, considera-se ainda a situação socioeconômica do discente.

As pesquisas realizadas pelos alunos de iniciação científica têm revelado que esses estudantes estão cada vez mais preparados para, concluindo a graduação, desenvolver pesquisas na Pós-Graduação. Destaca-se ainda que docentes do Programa vêm elaborando cada vez mais atividades que incluem estudantes de Pós-Graduação e de Graduação, aproximando concretamente suas dinâmicas de investigação e desenvolvendo resultados integrados. Todos os alunos de iniciação científica fazem parte dos grupos de estudo do Programa, o que reforça a integração entre os alunos de graduação, de pós-graduação e de outros interessados (já graduados ou pós-graduados, egressos ou não da Instituição) que participam dos grupos, uma vez que estes se reúnem regularmente para discutir textos teóricos e trabalhos em andamento, além da promoção de eventos científicos.

Os alunos de iniciação científica participam obrigatoriamente do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), realizado no segundo semestre. Neste evento, os alunos apresentam, em forma de comunicação oral, em mesas coordenadas por docentes e pós-doutorandos da casa, os resultados parciais ou finais de suas pesquisas. Os trabalhos de destaque – recebedores de Menção Honrosa – são selecionados para a segunda fase do evento, na qual os alunos apresentam pôsteres que sintetizam a pesquisa.

O Programa considera extremamente importante a contribuição dos docentes nas atividades de ensino e pesquisa na graduação uma vez que, ao valorizar a integração com a graduação, pensa-se justamente na formação dos futuros ingressantes no programa de Pós-Graduação, bem como na importância da pesquisa para a atuação profissional dos estudantes, seja na docência, seja em outras atividades.