Profa. Dra. Mariângela de Araújo
Tem Bacharelado em Letras (1996) e Licenciatura em Língua Portuguesa (1997) pela Universidade de São Paulo. Tem Mestrado (2001) e Doutorado (2007) em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora doutora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo e Diretora do Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia (CITRAT). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Terminologia, Lexicologia e Neologia em língua portuguesa.
Email: araujomar@usp.br
Currículo Lattes
Projetos de Pesquisa
2018 - Atual
InterLEC - Interfaces entre Léxico, Ensino e Cultura - 2a. Fase
Descrição: Neste Projeto tem-se como objetivo aprofundar os estudos sobre as interfaces existentes entre o léxico e a cultura, e o léxico e o ensino. Nesse sentido, buscará descrever e analisar o léxico de acordo com diferentes enfoques nessas relações, demonstrando como estas podem gerar constatações interessantes e contribuições a diferentes áreas do conhecimento.
2017 - Atual
Terminologias Técnico-Científicas Comuns - TCTC (Brasil)
Descrição: O objetivo primário do TCTC é identificar e integrar no VOC os termos de diferentes domínios científicos e técnicos existentes nos Estados-membro (EM) e disponibilizar essa informação ao público em geral e especializado, de modo a criar as bases de um recurso comum de referência para a indústria e ciência, para a tradução e para uso nas organizações internacionais. Como objetivo secundário, será dada formação a técnicos de todos os EM, lançando as bases para a existência de interlocutores em todos os países e fomentando a emergência, em cada EM, de estruturas de recursos humanos capazes em cada EM para a participação na gestão pluricêntrica e articulada das questões linguísticas da língua portuguesa. Na equipe brasileira, temos como objetivo coletar terminologias de diversas áreas de conhecimento, a fim de contribuir com o enriquecimento da plataforma VOC, no que diz respeito à variedade brasileira do Português..
2015 - Atual
Elaborando um Dicionário Terminológico das Ciências Naturais para professores do ciclo I do ensino fundamental
Descrição: Este Projeto visa à elaboração de um dicionário terminológico das Ciências Naturais, destinado a professores que atuam no Ensino Fundamental I em escolas brasileiras. Para alcançar esse objetivo, será feito um levantamento dos termos e conceitos abordados em livros didáticos sobre Ciências, voltados a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1.o ao 5.o ano). Os livros que constituirão o corpus de estudo foram selecionados no Plano Nacional do Livro Didático, de 2010 e de 2013, ambos elaborados pelo MEC. Com vistas ao desenvolvimento do Projeto ora proposto, será utilizado o aparato teórico-metodológico desenvolvido pela Terminologia, cujos estudos têm avançado no sentido de oferecem ao pesquisador-terminológo não apenas procedimentos metodológicos para a elaboração de bases de dados e de dicionários terminológicos, mas também uma teoria que dê conta dos fenômenos linguísticos observados.