Profa. Dra. Maria Aparecida Corrêa Ribeiro Torres Morais

Possui Graduação em Letras Franco-Portuguesas pela Faculdade de Letras de Londrina, Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná, Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e Livre-Docência no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Realizou estágios de Pós -Doutorado na University of California Santa Barbara e na University of Southern California. Atualmente é professora associada no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Participa como membro integrante dos projetos Para a História do Português Brasileiro (PHPB) e Projeto de História do Português Paulista (PHPP- Projeto Caipira).Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente na pesquisa dos seguintes temas: variação e mudança gramatical na história do português brasileiro, sintaxe diacrônica, aspectos comparativos entre o português europeu e o português brasileiro.

Email: cidatorres@usp.br 
Currículo Lattes


Projetos de Pesquisa

2018 - Atual

Gramáticas paulistas na história do Português Brasileiro II

Descrição: Este projeto representa uma expansão do subprojeto denominado Gramáticas Paulistas na História do Português Brasileiro, desenvolvido na segunda fase do projeto temático de equipe, PHPP- Projeto Caipira -II , do qual fui pesquisadora principal. Está relacionado a duas disciplinas cadastradas no programa de pós-graduação da Área de Filologia e Língua Portuguesa, dentro da linha de pesquisa História e Historiografia do Português, O objetivo central do projeto é discutir questões de natureza conceptual e empírica, relacionadas à variação e mudança sintática, na visão da Teoria dos Princípios e Parâmetros (P&P), tal como abordadas em Chomsky (1981) e desenvolvidas de forma notável nas décadas posteriores, a partir dos pressupostos minimalistas (Chomsky 1995, 2001, 2002, 2013, 2018). Nesse percurso da pequisa, alterações significativas relacionadas à noção de princípios e parâmetros são consideradas. Em particular, a riqueza dos estudos comparativos leva a reformulações no entendimento do que sejam os parâmetros de variação, de forma que, por exemplo, noções como macroparâmetro e microparâmetro (Kayne, 2005), hierarquias ou redes na sua organização, e outras, constroem um cenário formal muito mais elaborado e muito mais eficiente como instrumento de análise. Da mesma forma, o campo da sintaxe diacrônica, tomando como base Roberts (2007), se desenvolve de forma notável, permitindo que se possa desenhar um cenário mais completo da posição do PB em relação às outras línguas, em particular, em relação às línguas românicas nas suas diferentes nuances dialetais, com base em corpus de língua falada e escrita. Assim, este projeto em andamento busca participar ativamente dos recentes desenvolvimentos teóricos para uma abordagem dos estudos diacrônicos relativos ao PB. Da mesma forma, o aparato teórico-metodológico para o tratamento da mudança sintática, com base em corpus histórico, parte do pressuposto de que os fenômenos envolvendo variação e mudança são abordados de forma mais adequada se consideramos um diálogo conciliatório entre a teoria paramétrica e a teoria sociolinguística laboviana,desenvolvida a partir de Weinreich, Labov, Herzog, 1968/2006). (cf. Tarallo e Kato, 1989) O projeto engloba vários estudos de caso representativos da gramática brasileira, em particular da gramática paulista, os quais envolvem os traços formais e traços semânticos dos núcleos funcionais. Desta forma, são discutidos, entre outros, o sistema pronominal, pronomes pessoais, plenos e clíticos, os pronomes possessivos, a estrutura argumental do PB, o artigo definido diante de possessivos, as construções de tópico-sujeito, a estrutura argumental das causativas, o sistema possessivo, dativo de posse, entre outros temas. Resultados dessa pesquisa estão registrados em trabalhos de orientandos, palestras e publicações. Neles destacam-se os aspectos da expressão pronominal dos complementos acusativos e dativos, o sistema dos possessivos seu/dele e clíticos de tercei a pessoa, lhe/lhes nos contextos de posse, e a colocação dos clíticos. De forma tangencial , são igualmente relevantes os fenômenos de variação que envolvem o sistema preposicional no contexto de verbos de movimento e verbos ditransitivos. Os corpora que constituem a base empírica da pesquisa estão disponibilizados no acervo documental do PHPP e PHPB. São priorizados textos escritos especiais (peças de teatro e cartas) e textos jornalísticos variados, num período que abrange os séculos XIX, XX e XXI.. 


Grupos de Pesquisa

História do Português Paulista

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