Destaques ★ Eventos organizados

  1. II Colóquio de Pesquisa Discente –  CoPeD 2020. 723
  2. II Colóquio língua, discurso e estilo. 728
  3. Prosódia e interfaces. 731
  4. X Encontro Internacional da  ABECS. 735
  5. XII Jornada do GERAR - Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação. 738
  6. IV Jornada de Estudos em Pragmática – JEP. 743
  7. Escola de altos estudos em letramentos acadêmicos, internet e mundialização. 747
  8. VIII Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato, GELIC.. 751
  9. VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – SIMELP. 755
  10. I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição: FMRI aplicada a pesquisas em linguística cognitiva. 759
  11. International Conference on Language Science – ICHoLS. 763
  12. ABRALIN em cena: fake news e linguagem... 766
  13. VII Fórum de coordenadores de pós-graduação da área de Linguística e Literatura da Região Sudeste. 770
  14. V Seminário Internacional História e Língua – Interfaces. 773
  15. Colóquio Internacional 90 Anos de Problemas da Obra de Dostoiévski (1929-2019) 777
  16. XIV Semana de Filologia na Universidade de São Paulo. 781
  17. Colloque International Images des Langues Romanes : Discours, Représentations et Changements Linguistiquesi 786
  18. VI Seminário PROCAD.. 790
  19. VIII Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e III Congresso Internacional de Estudos do Discurso (JADIS VIII - CIED III) 794

II Colóquio de Pesquisa Discente –
CoPeD 2020

Beatriz Daruj Gil

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica principalmente pela sua importância entre as atividades de formação no Programa.

Os “Colóquios de Pesquisa Discente – CoPeD” do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa de 2018 e de 2020 representaram ações de extrema importância formativas no Programa, com caráter de incentivo à produção intelectual discente.

Os Colóquios incluem mesas, conferências e minicursos ligados às diversas linhas de pesquisa e, centralmente, oferecem espaços para a apresentação de trabalhos dos discentes, com a presença de debatedores externos. Salienta-se, nesse sentido, a participação de diversos egressos do Programa como debatedores de trabalhos nos dois eventos, proporcionando um proveitoso diálogo de gerações.

Como ação consequente, trabalhos selecionados em cada versão do evento foram preparados para publicação em livros organizados pelas comissões organizadoras (os volumes referentes ao evento de 2018 foram publicados em 2020, e os do evento de 2020 sairão em 2021).

Mais que esse produto em forma da efetiva publicação dos trabalhos, destaca-se o papel formativo dos Colóquios. O formato do CoPed favorece o debate concentrado dos trabalhos, sendo as propostas apresentadas já em formato de artigos completos, que são examinados previamente, debatidos na ocasião do evento, e posteriormente selecionados e editados para publicação. A qualidade dos trabalhos publicados é um testemunho da qualidade formativa desse formato.

As Comissões Organizadoras dos Colóquios foram formadas por docentes e discentes do Programa, em um empreendimento conjunto das Coordenações do Programa e Representações Discentes ativas em cada ocasião. A Comissão do CoPeD 2020 foi formada pelos docentes Beatriz Daruj Gil, Elis de Almeida Cardoso Caretta, Marcelo Módolo, Maria Clara Paixão de Sousa, Maria Inês Batista Campos e Phablo Roberto Marchis Fachin, e pelos discentes Álvaro Magalhães Pereira da Silva, Antonio Rafael Marçal da Silva e Natalia Penitente Andrade. A Comissão do CoPeD 2018 foi formada pelos docentes Marcia Santos Duarte de Oliveira, Paulo Roberto Goncalves Segundo, Phablo Roberto Marchis Fachin, Vanessa Martins do Monte e Zilda Gaspar Oliveira de Aquino e por 21 discentes, coordenados pelos representante Gabriel Isola Lanzoni.

Com a avaliação extremamente positiva dos resultados dos dois Colóquios já organizados, o Programa toma como prioridade central a manutenção da realização bienal do CoPeD no médio prazo.

O site do CoPeD é o https://coped.fflch.usp.br.

A organização do primeiro CoPeD, realizado em 2018, está cadastrada na Plataforma Sucupira como COPED - COLÓQUIO DE PESQUISA DISCENTE, e a organização do segundo CoPeD, realizado em 2020, está cadastrada como II COLÓQUIO DE PESQUISA DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA - COPED 2020.

Segue uma lista dos três volumes resultantes do CoPeD 2018, publicados em 2020 no Portal de Livros Abertos da USP (todos cadastrados na Plataforma Sucupira como ‘Livros’):

Título: Pesquisas em andamento: Caminhos pela filologia e pela história e historiografia do português

Organizadores: Phablo Roberto Marchis Fachin, Vanessa Martins do Monte

DOI: https://doi.org/10.11606/9786587621104  

Título: Pesquisas em andamento: Caminhos pela gramática e pelo léxico

Organizadores: Flaviane Romani Fernandes Svartman, Marcia Santos Duarte de Oliveira

DOI: https://doi.org/10.11606/9786587621081

Título: Pesquisas em andamento: Caminhos pelas teorias do texto e do discurso e pela linguística aplicada

Organizadores: Paulo Roberto Goncalves Segundo, Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

DOI: https://doi.org/10.11606/9786587621074

II Colóquio língua, discurso e estilo

Elis de Almeida Cardoso Caretta

Dados gerais

Autores

Elis de Almeida Cardoso Caretta, Beatriz Daruj Gil, Márcia Santos Duarte de Oliveira; Antonia Zelina Negrão de Oliveira, Rosana Siqueira de Carvalho Vale, Sandra Mina Takakura

Ano

2017

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de impacto social e solidariedade.

O “II Colóquio Língua, Discurso e Estilo” foi um evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa como parte das atividades acadêmicas do Doutorado Interinstitucional – Projeto de cooperação interinstitucional entre o Programa de Filologia e Língua Portuguesa e a Universidade Estadual do Pará DINTER USP-UEPA, coordenado pela professora Elis de Almeida Cardoso.

O evento congregou doutorandos do DINTER, professores do Programa e convidados. Foi aberto a todos os alunos de graduação, de pós-graduação e pesquisadores que se interessam pelos temas em debate. As mesas-redondas tematizaram a variação linguística, a identidade linguística e interculturalidade; o ensino de língua portuguesa em situações especiais (abordando a questão dos professores indígenas e da cultura ribeirinha, entre outros), e a questão dos gêneros textuais no ensino de gramática.

A Comissão Organizadora do evento, coordenada pela Profa. Elis de Almeida Cardoso, foi integrada ainda pelas professoras Beatriz Daruj Gil e Márcia Santos Duarte de Oliveira e pelas então discentes Antonia Zelina Negrão de Oliveira, Rosana Siqueira de Carvalho Vale e Sandra Mina Takakura.

O site do evento está em https://www.fflch.usp.br/248.

Prosódia e interfaces

Flaviane Romani Fernandes Svartman

Dados gerais

Autores

Flaviane Romani Fernandes Svartman, Marisa Cruz, Carolina Serra

Ano

2020

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de integração nacional e impacto internacional.   

O Simpósio “Prosódia e Interfaces” fez parte do “1º Congresso Internacional do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro”. O Congresso integrou as atividades do projeto de pesquisa em cooperação internacional (CAPES-PrInt) que o PPGLEV desenvolve em parceria com pesquisadores de 46 instituições estrangeiras, com vistas a refletir sobre as variedades e os desafios da Língua Portuguesa e das múltiplas manifestações das Literaturas de Língua Portuguesa, e contou com a participação de docentes e estudantes de pós-graduação de todas as regiões brasileiras e de universidades de 19 países: Alemanha, Angola, Argentina, Áustria, Cabo Verde, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Guiné-Bissau, Hungria, Itália, Moçambique, Portugal, República Tcheca e Suécia.

Nesse contexto, o Simpósio foi proposto como um evento especializado em prosódia, contando também com especialistas de renome nacional e internacional na área. O Simpósio buscou promover um fórum de discussão sobre a relação entre a prosódia do Português (acento, entoação, fraseamento, ritmo) e outras áreas de interface linguística. Levando em conta que há fenômenos do Português que apresentam um grau elevado de complexidade, já que, para sua análise, estão envolvidas informações dos componentes fonológico, morfológico e sintático, além de suas interações com a semântica e/ou com a pragmática, e que há uma tendência atual nas pesquisas linguísticas de explicitar a (arquitetura da) gramática da perspectiva de seu funcionamento integrado, as organizadoras propuseram este espaço para a apresentação de trabalhos de interface, e acolheram estudos sobre a prosódia do Português (i) como língua materna ou não materna, (ii) no adulto ou na criança, (iii) nas modalidades falada e escrita da língua, (iv) na componente gestual da língua, como complemento da fala ou nas línguas de sinais, (v) em discurso típico ou atípico, considerando as perturbações da linguagem.

Destaca-se, ainda, o caráter de ação em rede evidenciado pela parceria na coordenação do Simpósio, realizada pela Profa. Flaviane Svartman, Marisa Cruz (da Universidade de Lisboa) e Carolina Serra (da UFRJ, sede do Congresso). Dessa forma, consiste em uma atividade de interação colaborativa entre Programas e também de caráter internacional.

O Simpósio e o Congresso estão apresentados em https://congressoppglev.letras.ufrj.br/lingua-portuguesa.

Os Simpósios estão disponíveis no canal de YouTube do Congresso, em https://www.youtube.com/channel/UctyO58b0rpbCIZTqcXjHqbA/playlists.

X Encontro Internacional da ABECS

Gabriel Antunes de Araujo

Dados gerais

Autores

Gabriel Antunes de Araujo, Ana Lívia Agostinho, Eduardo Ferreira dos Santos, Lidia Lima da Silva, Manuele Bandeira, Robson Ribeiro da Silva .

Ano

2018

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de impacto nacional e internacional.

O “X Encontro Internacional da Associação Brasileira de Estudos do Contato Linguístico” reuniu pesquisadores docentes e discentes de várias universidades brasileiras e internacionais interessados na questão do contato linguístico. O evento foi organizado por pesquisadores da USP, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB: Ana Lívia Agostinho (UFSC, egressa do Programa), Gabriel Antunes de Araujo (USP), Eduardo Ferreira dos Santos (UNILAB, egresso do Programa), Lidia Lima da Silva (UNILAB), Manuele Bandeira (UNILAB, egressa do Programa) e Robson Ribeiro da Silva (UFSC).

Dessa forma, além do caráter internacional do evento, salienta-se o caráter de ação em rede de sua organização, que envolveu egressos do Programa (inclusive egressos atuantes em programas de pós-graduação emergentes).

O Encontro teve como conferencistas internacionais convidados Lev Michael (University of California, Berkeley) e Kofi Yakpo (University of Hong Kong), que ofereceram, também, minicursos. Os trabalhos apresentados trataram do contato linguístico em geral, das línguas de imigrantes em contato com as línguas brasileiras, das línguas crioulas de base portuguesa, das línguas indígenas em contato, das línguas de sinais em contato, do multilinguismo, dos estudos históricos sobre o contato de línguas, da língua portuguesa de comunidades quilombolas e da língua portuguesa como língua de herança e da língua portuguesa na África, entre outros. O Encontro teve lugar em dezembro de 2018, na UFSC, e recebeu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP.

O site do evento está ainda disponível em https://www.even3.com.br/abecs10.

XII Jornada do GERAR - Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação

Lineide do Lago Salvador Mosca

Dados gerais

Autores

Lineide do Lago Salvador Mosca, Emilson Jose Bento, Margibel Adriana de Oliveira, Michel Marcelo de Franca

Ano

2019

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica pela relevância acadêmica e formativa do evento.

A “XII Jornada do GERAR”, com o tema “Retórica e democracia: Das origens às perspectivas atuais”, foi realizada em 2019 como coroamento dos doze eventos promovidos periodicamente desde 2007 pelo Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação – GERAR e como celebração dos 25 anos de atuação do Grupo, liderado pela profa. Lineide do Lago Salvador Mosca. O evento foi organizado pelos egressos , Emilson Jose Bento, Margibel Adriana de Oliveira, Michel Marcelo de Franca, sob coordenação da Profa. Lineide Mosca.

O GERAR tem como objetivo propiciar reflexão sobre a importância da intervenção de fatores retórico-argumentativos nas atividades discursivas dos falantes, assim como apontar as contribuições trazidas pelas diversas abordagens das  Teorias da Argumentação. O ponto de partida é a Retórica greco-latina, em sua continuidade nos estudos contemporâneos, com destaque para a Nova Retórica de procedência perelmaniana, num trabalho de reexame e expansão daquela que está à sua base. Criado em 1994, o grupo contou com a colaboração de professores e pesquisadores nacionais e do exterior, quer em suas vindas ao Brasil, a convite, quer na coorientação de bolsas de estágio no exterior, e formou diversos doutores e mestres.

A participação ativa e engajada de pesquisadores egressos nas atividades de pesquisa é, de fato, uma característica marcante do grupo. No últimos anos, integraram o quadro de pesquisas do GERAR 19 pesquisadores titulados no Programa em diversas gerações: Adriano Dantas de Oliveira, Antonio Henriques, Cleonice Men da Silva Ramos, Eduardo Lopes Piris, Elaine Vincenzi Silveira, Elizabete Enz Hubert, Emilson José Bento, Fábio Souza Trubilhano, Francisco Benedito Leite, Heitor Bittencourt Filho, Isabel Cristina Michelan Azevedo, Josely Teixeira Carlos, Márcia Regina Curado Pereira Mariano, Márcia Selivon, Margibel Adriana de Oliveira, Maria Helena Cruz Pistori, Michel Marcelo de França, Moisés Olímpio Ferreira e Patrizia Collina Bastianetto.

As doze Jornadas do GERAR, organizadas por seus pesquisadores titulados e discentes, sempre sob a liderança da profa. Lineide, dedicaram-se a temas diversos no âmbito do discurso e da retórica, e reuniram pesquisadores destacados na área, de universidades do Brasil e do exterior.

O GERAR está apresentado em https://gerar.fflch.usp.br. O grupo mantém também um álbum fotográfico com registros de suas principais atividades na plataforma Flickr, em https://www.flickr.com/photos/gerar-usp/sets

Há um relato detalhado das atividades realizadas na XII Jornada do GERAR, composto pela doutoranda Camila Aldereti Capitani em https://gerar.fflch.usp.br/node/130, e a conferência de abertura, proferida pela profa. Lineide, está disponível no canal de YouTube do GERAR, em https://youtu.be/LbynK3WGDG0.

Saliente-se ainda que, no quadriênio, a profa. Lineide Mosca organizou outras três Jornadas do GERAR, em uma dedicação continuada aqui representada pela última edição do evento; três das Jornadas estão cadastradas na Plataforma Sucupira, como ‘Organização de Evento’:

IX Jornada do GERAR, 2017

Tema: Retórica e argumentação: Perspectivas interdisciplinares

Registro fotográfico em https://www.flickr.com/photos/gerar-usp/albums/72157684214822626

Título na Plataforma Sucupira: IX JORNADA DO GERAR (FFLCH-USP) RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES

X Jornada do GERAR, 2017:

Tema: Diálogos e Interações: A função da Retórica e da Argumentação

Registro fotográfico em https://www.flickr.com/photos/gerar-usp/albums/72157687784574394

(a produção não está cadastrada na Plataforma Sucupira)

XI Jornada do GERAR, 2018

Tema: Comunidade argumentativa: Interações sociais e relações intersubjetivas

Registro fotográfico em  https://www.flickr.com/photos/gerar-usp/albums/72157672552711667

Título na Plataforma Sucupira: ORGANIZAÇÃO DO XI JORNADA DO GERAR, COMUNIDADE ARGUMENTATIVA: INTERAÇÕES SOCIAIS E RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS

XII Jornada do GERAR, 2019

Tema: Retórica e democracia: Das origens às perspectivas atuais

Registro fotográfico em https://www.flickr.com/photos/gerar-usp/albums/72157709282873401.

Gravação da conferência de abertura no YouTube: https://youtu.be/LbynK3WGDG0.

Título na Plataforma Sucupira: ORGANIZAÇÃO DA XII JORNADA DO GERAR - GRUPO DE ESTUDOS DE RETÓRICA E ARGUMENTAÇÃO

IV Jornada de Estudos em Pragmática – JEP

Luiz Antonio da Silva

Dados gerais

Autores

Luiz Antonio da Silva, Elisabetta Santoro

Ano

2018

Resumo

.O destaque a esta produção técnica se justifica principalmente pelo impacto e relevância do evento na área dos estudos do discurso, em âmbito nacional e internacional.

As “Jornadas de Estudos em Pragmática da USP – JEP” têm sido promovidas anualmente pelo Grupo de Pesquisas “Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural”, liderado pela profa. Elisabetta Santoro, do Programa de Pós-Graduação em Italiano da USP, e pelo prof. Luiz Antonio da Silva. O objetivo do GP é estudar interações verbais da vida cotidiana de um ponto de vista linguístico e em perspectiva cross-cultural. O grupo recorta como aspecto central de análise o ato de fala do pedido, para tentar compreender como falantes de línguas diferentes realizam um mesmo ato de fala que é especialmente sensível às diferenças culturais que podem evidenciar traços distintos de uma língua ou cultura; com esse objetivo, coletam e comparam realizações de pedidos em português brasileiro, italiano, espanhol argentino, alemão e estamos no momentos preparando também francês, português europeu e espanhol da Espanha e do Chile.

Em suas Jornadas anuais, o grupo vem reunindo pesquisadores de diversos estados brasileiros e do exterior, dedicados ao estudo da pragmática. As JEP tiveram sua sexta edição em 2020; no quadriênio, houve quatro eventos, todos organizados em conjunto por Elisabetta Santoro e Luiz Antonio da Silva:

III Jornada de Estudos em Pragmática da USP, 2017;

IV Jornada de Estudos em Pragmática da USP, 2018;

V Jornada de Estudos em Pragmática da USP, 2019;

VI Jornada de Estudos em Pragmática da USP, 2020.

O destaque para o trabalho do prof. Luiz Antonio da Silva na organização da VI JEP vem aqui representar sua dedicação aos eventos realizados em todo o quadriênio.

Os eventos estão anunciados no site do GP Pragmática, em https://www.gppragmatica-usp.com/eventos.

O espelho do grupo no Diretório do CNPq está em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/36583#identificacao.

Além de organizar o evento, o prof. Luiz Antonio apresentou ainda a conferência “O GP Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural: por que estudar Pragmática cross-cultural?” durante a IV Jornada.

Escola de altos estudos em letramentos acadêmicos, internet e mundialização

Manoel Luiz Goncalves Correa

Dados gerais

Autores

Manoel Luiz Goncalves Correa, Fabiana Cristina Komesu, Ines Signorini, Juliana Alves Assis, Sophie Bailly

Ano

2017

Resumo

O destaque para esta produção técnica se justifica pelo seu caráter de impacto social e teor inovativo.

A "Escola de Altos Estudos em Letramentos Acadêmicos, Internet e Mundialização" teve lugar na Universidade Estadual Paulista – UNESP (campus São José do Rio Preto), e envolveu treze programas de pós-graduação, participantes em consórcio, distribuídos em quatro regiões geográficas do Brasil (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul), além de participantes internacionais, da Espanha e da França.

A participação do professor Manoel Luiz Gonçalves Corrêa no evento e em sua organização merece destaque, em primeiro lugar, pela importância, pelo impacto científico e pelo caráter de inovação da Escola. A iniciativa fez parte do Projeto "Discurso acadêmico na pesquisa e no ensino: questões em torno da apropriação da palavra de outrem" (Projeto CAPES COFECUB nº 834/15), do qual o professor foi integrante, junto com pesquisadores da Université de Lorraine, a Université de Lille, a Université de Grenoble-Alpes, a PUC Minas, a Unesp, a Unicamp e a USP, representada pelo Prof. Manoel).

A atuação do professor Manoel Corrêa na Escola é também representativa de suas ações de pesquisa no campo inovador da relação entre o discurso acadêmico e os novos contextos históricos que cercam o letramento. No âmbito da Escola e do Projeto "Discurso Acadêmico na pesquisa e no ensino"", a pesquisa pretendeu dar continuidade a um conjunto de expedientes investigativos sobre o letramento acadêmico, visando a fortalecer e ampliar a discussão acerca dos conhecimentos, dimensões e fatores que compõem as práticas da esfera acadêmica, no que toca aos processos de formação e de pesquisa na universidade. O projeto tomou como objeto de investigação o discurso acadêmico em situações de pesquisa e de ensino, sobretudo no que toca à apropriação da palavra de outrem. Na discussão sobre a complexa rede de saberes e normas que orientam a apropriação do discurso de outrem, entre outras questões tematizadas, destacaram-se: (i) os modelos científico-ideológicos que regem o letramento acadêmico, tendo em vista, principalmente, as dinâmicas em torno da internacionalização do ensino e da pesquisa; (ii) a delicada questão do plágio e os expedientes tecnológicos concebidos para flagrá-lo; (iii) as especificidades do processo de textualização em práticas de letramento acadêmico efetivadas em diferentes áreas do conhecimento e/ou em contexto digital; (iv) a ação do pesquisador orientador na avaliação de textos acadêmicos produzidos em diferentes níveis da formação universitária; (v) o papel e as formas de apropriação da palavra de outrem, tendo em conta as motivações do escrevente, dentre as quais se inclui o peso dos padrões de normalização para os textos acadêmicos; (vi) as estratégias e os recursos linguístico-textuais e discursivos que marcam a assunção de uma identidade acadêmico-profissional nos textos acadêmicos.

Salienta-se, assim, o caráter inovador, contemporâneo e de alta relevância social das pesquisas do professor Manoel no âmbito desse projeto, aqui representadas pela organização da Escola em 2017.

A Escola de Altos Estudos foi financiada pela CAPES, pelo Edital 04/2015.

As conferências realizadas no evento foram gravadas, e se encontram disponíveis no canal da Unesp São José do Rio Preto no Youtube, em https://www.youtube.com/playlist?list=PLZDyi1e7GrJfFidjeCfcHeWVyjtkzIFKJ.

A partir da Escola de Altos Estudos, concebeu-se a publicação de um dossiê sobre Escrita no Ensino Superior, consumada num número da Revista Scripta, organizado por Juliana Alves Assis (PUC-Minas), Sophie Bailly (Université de Lorraine - França) e Manoel Luiz Goncalves Correa, para o qual contribuíram autores convidados e participantes do Projeto. Segue a referência do volume:

Escrita no Ensino Superior. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 21, n. 43, p. 9-22, 2º sem. 2017. Disponível em:

http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/issue/view/946.

VIII Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato, GELIC

Marcia Santos Duarte de Oliveira

Dados gerais

Autores

Marcia Santos Duarte de Oliveira, Ednalvo Apostolo Campos, Eliete de Jesus Bararua Solano, Marco Antonio da Costa Camelo

Ano

2019

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica pelo seu caráter de impacto internacional,  integração nacional e solidariedade.

O VIII Seminário Internacional do GELIC foi realizado na Universidade do Estado do Pará – UEPA, sob a liderança de Ednalvo Apóstolo Campos, docente da UEPA e egresso de doutorado do Programa, Eliete Bararuá Solano e Marco Antônio Camelo, ambos docentes da UEPA, e Márcia Santos Duarte de Oliveira, com apoio da Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento da UEPA. O evento reuniu docentes, discentes e pesquisadores de diversas universidades internacionais (como a Universidade de Londres e a Universidade das Índias Ocidentais, em Barbados) e brasileiras (como a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade do Estado da Bahia),  para a socialização de pesquisas e projetos com temáticas relacionadas ao âmbito da linguística do contato e dos estudos sobre o ensino de línguas maternas, crioulas de base portuguesa, línguas indígenas, multilinguismo, línguas de fronteiras, língua de herança, línguas de imigrantes e outros estudos históricos sobre o contato de línguas.

O Seminário foi uma ação conjunta do Grupo de Estudos de Línguas em Contato GELIC, sediado na USP e liderado pelas profas. Márcia Santos Duarte Oliveira e Flaviane Svartman, e do Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários NELL, sediado na UEPA e liderado por Ednalvo Campos, que é, também, líder da célula do GELIC na UEPA. O empreendimento da organização deste evento é representativo do forte caráter de integração nacional, nucleação e solidariedade que marca o grupo de pesquisas liderado pelas profas. Márcia e Flaviane, já que o GELIC conta com a participação ativa de diversos outros egressos de doutorado do Programa atuantes em universidades brasileiras e estrangeiras, além do prof. Ednalvo Campos:

Ana Lívia Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;

Eduardo Ferreira dos Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB;

Francisco João Lopes, Universidade de Cabo Verde;

Jair Francisco Cecim da Silva, Universidade Federal do Pará – UFPA;

Lurdes Teresa Lopes Jorge, Universidade de Brasília – UnB;

Manuele Bandeira de Andrade Lima, UNILAB;

Shirley Freitas Sousa, UNILAB.

O VIII Seminário Internacional do GELIC foi anunciado pela UEPA em https://www.uepa.br/pt-br/noticias/encontro-debate-intera%C3%A7%C3%A3o-entre-diferentes-l%C3%ADnguas, e tem sua página de organização na plataforma Even3, em https://www.even3.com.br/viiigelic.

O site do GELIC está em http://gelic.fflch.usp.br.  

O site do NELL está em https://paginas.uepa.br/ppgell/index.php/sintese-nell.

VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – SIMELP

Maria Celia Pereira Lima Hernandes

Dados gerais

Autor

Maria Celia Pereira Lima Hernandes

Ano

2019

Resumo

O destaque para esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de impacto científico na área.

O “VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – SIMELP” teve lugar em Ipojuca, Pernambuco, sendo hospedado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, e tendo contado com uma ampla Comissão Organizadora composta por organizadores locais e regionais, liderados pela profa. Renata Barbosa Vicente, da UFRPE (egressa do Programa).

A gerência do evento foi compartilhada pela profa. Maria Célia Lima-Hernandes e pelos discentes Alexandre Yuri Ribeiro Guerra, Anna Karolina Miranda Oliveira, Karina Viana Ciocchi-Sassi e Priscilla de Almeida Nogueira.

Para além de ser um membro-gerente do evento, a profa. Maria Célia Lima-Hernandes ocupa a posição de Presidência de Honra do SIMELP, junto com a profa. Maria João Marçalo, da Universidade de Évora. A presidência de honra representa o reconhecimento do papel da professora em sucessivas edições do evento, e é apontada aqui como um destaque, entre outras ações da pesquisadora, por mostrar a amplitude de horizontes e a diversidade das ações por ela empreendidas nos últimos anos. O SIMELP tem acontecido desde 2008, quando o primeiro evento foi sediado na Universidade de São Paulo sob a liderança de Maria Célia Hernandes em conjunto com Maria João Marçalo. A iniciativa cresce a partir de então, e, hoje, o Simpósio representa um dos maiores e mais importantes eventos científicos mundiais sobre a língua portuguesa.

Na sua sétima edição, o evento contou com 2.849 participantes; os anais do evento, com 7.661 páginas, reúnem cerca de 900 trabalhos completos apresentados, tendo sido organizados por Renata Barbosa Vicente e Cristina Lopomo Defendi (também egressa do Programa).

O tema geral do SIMELP é a presença da Língua Portuguesa no mundo; trata-se, assim, de um evento representativo da ampliação do escopo das pesquisas internacionais do Programa, mostrando que a amplitude das ações internacionais dos discentes e dos docentes reflete, em grande medida, a amplitude da presença da Língua Portuguesa no mundo e o interesse global que essa presença motiva. Os docentes e discentes do Programa têm tomado para si a tarefa de intensificar e fortalecer esse interesse, expandindo o escopo geográfico de suas ações nas diferentes áreas de pesquisa – em particular naquelas diretamente ligadas à diversificação histórica, cultural e geográfica da língua: as situações de contato linguístico, o ensino-aprendizado do Português como língua estrangeira e o tema do Português como língua de herança. Nessa última área, a professora Maria Célia Lima-Hernandes tem desempenhado um papel de imenso destaque, e sua posição na presidência de honra desse Simpósio é uma das ações que o representam.

O VII SIMELP teve o apoio da Fundação Apolônio Sales - FADURPE, do CNPq e da CAPES.

O site do SIMELP está em http://simelp.fflch.usp.br, e o site da sétima edição do evento, em http://www.simelp.com.br/index.

I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição: FMRI aplicada a pesquisas em linguística cognitiva

Maria Celia Pereira Lima Hernandes

Dados gerais

Autor

Maria Celia Pereira Lima Hernandes

Ano

2017

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de inovação científica e interdisciplinaridade.

O “I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição: fMRI aplicada a pesquisas em Linguística Cognitiva” foi uma realização conjunta da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH, o Instituto de Psicologia – IP, o Instituto de Física – IF e a Escola de Educação Física e Esportes – EFE da Universidade de São Paulo, em parceria com a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual. A Comissão organizadora do evento foi composta por uma equipe multidisciplinar, envolvento membros do Laboratório de Ressonância Magnética do IF e o Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição da FFLCH, liderado pela profa. Maria Célia Lima-Hernandes.

O Simpósio é um dos frutos da parceria estabelecida entre professores do IF, do IP, da EFE e da FFLCH em torno de aspectos comuns da pesquisa sobre linguagem, acessibilidade à leitura e cognição, cujos resultados recentes incluem ainda artigos científicos, capítulos de livros, dissertação de mestrado em sistema de coorientação e disciplinas de pós-graduação. Exemplos disso foram as disciplinas ministradas por professores do IF no Programa, a convite da Profa. Maria Célia Hernandes (“Tópicos de Aquisição de Linguagem I”, em 2019; “Processos de Cognição e de Linguagem I: Diálogos Interdisciplinares” e “Processos de Cognição e de Linguagem II:...”, em 2017, com a colaboração dos profs. Hernán Joel Cervantes Rodríguez, Said Rahnamaye Rabbani e Saulo César Paulino e Silva), e as dissertações de mestrado de Tomás Reis Barreto Penha (coorientado por Maria Célia Hernandes e Elisabeth de Mattos, da EFE) e de Alexandre Yuri Ribeiro Guerra (coorientado por Maria Célia Hernandes e Fraulein Vidigal de Paula, do IP).

As pesquisas do grupo abriram caminho a aplicações diversas, especialmente no campo da acessibilidade à leitura de novas linguagens e à inclusão nos sistemas de aprendizagem. Uma das áreas de pesquisa envolveu a busca de soluções por meio da aplicação de ressonância magnética funcional (fMRI) para estudar a memória de trabalho e a deficiência visual; o tema inspira o Simpósio de 2017, dedicado à aplicação da fMri nas pesquisas em Linguística Cognitiva em geral.

O trabalho na organização desse evento, assim, é representativo das ações inovadoras da profa. Maria Célia Hernandes e dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição, por ela liderados, em temas que têm expandido os horizontes teóricos e metodológicos dos estudos sobre a linguagem. As ações do grupo nesse âmbito demonstram, também, um grande potencial de impacto social, como demonstra a parceria com a Organização Civil Laramara (instituição tradicional de São Paulo dedicada ao apoio a cegos ou pessoas cegas com multideficiências) neste e em outros eventos do grupo.

O site do evento está em https://hernancr2.wixsite.com/isilc.

O Simpósio foi anunciado nos site do IP-USP, em   https://www.ip.usp.br/site/evento/i-simposio-internacional-sobre-linguagem-e-cognicao-fmri-aplicada-a-pesquisas-em-linguistica-cognitiva, no site do IF_USP, em http://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/not%C3%ADcia/i-simp%C3%B3sio-internacional-sobre-linguagem-e-cogni%C3%A7%C3%A3o, e no site da FFLCH-USP, em https://www.fflch.usp.br/233.

O evento foi objeto de matéria no Jornal da USP, em 17/11/2017 (cf. https://jornal.usp.br/ciencias/evento-traz-pesquisas-em-ressonancia-magnetica-aplicada-a-linguagem), e de nota no portal da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da EducaçãoEFAPE, do Governo do Estado de São Paulo (cf. http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=3008&EntryId=4283).

International Conference on Language Science – ICHoLS

Marli Quadros Leite

Dados gerais

Autores

Marli Quadros Leite, Carlos Costa Assunção

Ano

2017

Resumo

O destaque para esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de impacto internacional, e pelo fato de se tratar do evento científico internacional de ponta em sua área.

A “14th International Conference On Language Science – ICHoLS” foi sediada na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Desde 1978, as conferências da ICHoLS reúnem especialistas a cada três anos; as conferências anteriores foram realizadas em Ottawa, Lille, Princeton, Trier, Galway, Washington, Oxford, Fontenay-St Cloud (Paris), São Paulo e Campinas, Urbana-Champaign, Potsdam, São Petersburgo e Vila Real. O evento reúne propostas (para workshops, artigos ou pôsteres) preocupadas com a história, epistemologia ou problemas historiográficos das ciências da linguagem.

Os encontros são considerados a plataforma mais importante para os pesquisadores que trabalham em história das ciências da linguagem, ou historiografia linguística – campo ainda em expansão, como pode ser atestado pelo número de sociedades científicas e pelo estabelecimento de diversos periódicos especializados em história das ciências da linguagem.

A 14ª ICHoLS foi anunciada no site da Université Sorbonne Nouvelle, em http://www.univ-paris3.fr/international-conference-on-the-history-of-the-language-sciences-14e-edition-ichols-14--447731.kjsp e no portal Science Community, em https://www.science-community.org/en/node/171604.

O site do evento está em https://ichols14.sciencesconf.org.

ABRALIN em cena: fake news e linguagem

Paulo Roberto Gonçalves Segundo

Dados gerais

Autores

Paulo Roberto Gonçalves Segundo, Anna Christina Bentes da Silva, Adrian Pablo Fanjul, Beatriz Raposo de Medeiros, Claudia Marinho Wanderley, Edwiges Maria Morato, Eleonora Cavalcante Albano, Jean Cristus Portela, Marcelo El Khouri Buzato, Oto Araujo Vale

Ano

2019

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica por seu caráter de impacto social, inovação científica e abrangência nacional.

ABRALIN em Cena: Fake News e Linguagem” foi sediada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e contou com uma ampla comissão organizadora, liderada pela profa. Anna Christina Bentes, da própria UNICAMP (e egressa do Programa). A gerência do evento foi compartilhada entre docentes da USP, UNICAMP, UNESP e UFSCar, dentre os quais se encontra o prof. Paulo Segundo. O evento pretende contemplar o tema Fake News e Linguagem de forma disciplinar, a partir de perspectivas sociocognitivas e aplicadas de estudo da linguagem, e de forma interdisciplinar, convocando pesquisadores de diferentes campos de estudos: ciências humanas - história, antropologia, ciências sociais, ciências econômicas e jurídicas, jornalismo, comunicação social, estudos literários - e ciências médicas, exatas e da computação.

Os principais objetivos do evento foram dar visibilidade ao papel central da linguagem para a compreensão do fenômeno das Fake News; e colocar o campo de estudos da linguagem, mais especialmente os estudos linguísticos, em diálogo direto e aberto com pesquisadores de outros campos, de forma a divulgar o modo como a ciência linguística vem se abrindo para o trabalho inter e transdisciplinar e também de forma a contribuir para a compreensão da natureza do fenômeno.

Trata-se de evento relevante, na medida em que congregou pesquisadores de dentro e de fora do país com pesquisas de ponta sobre temática de inegável importância na contemporaneidade, o que mostrou o potencial da área de Linguística para abarcar tal fenômeno. O evento contou com mesas-redondas – uma das quais contou com apresentação de trabalho do próprio prof. Paulo Segundo – e sessões de comunicação com alta diversidade institucional.

Resultou do evento a organização de um número especial do periódico Cadernos de Linguística, da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN, que congregou trabalhos apresentados no evento, desde que aprovados em avaliação cega por pares. O prof. Paulo Segundo é autor de um dos textos publicados: “Fake news, desordem informacional e pânico moral: explorando estratégias discursivas”.

O site da ABRALIN em Cena encontra-se em https://em-cena-14.abralin.org.

A página com o número especial da revista Cadernos em Linguística está em https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/issue/view/7., e o artigo do prof. Paulo Segundo, em https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/261.

A apresentação do prof. Paulo Segundo no evento está cadastrada na Plataforma Sucupira como A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS CONCEPTUAIS NA LEGITIMAÇÃO DISCURSIVA E NA MOBILIZAÇÃO SOCIAL: ARTICULAÇÕES ENTRE LINGUAGEM E COGNIÇÃO - MESA-REDONDA NO ABRALIN AO VIVO, 2020, APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

VII Fórum de coordenadores de pós-graduação da área de Linguística e Literatura da Região Sudeste

Paulo Roberto Gonçalves Segundo

Dados gerais

Autores

Paulo Roberto Gonçalves Segundo, Ana Lucia Trevisan, Leiko Matsubara Morales, Regina Helena Pires De Brito

Ano

2019

Resumo

O destaque para esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de impacto político-acadêmico na área.

O “VII Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da área de Linguística e Literatura da Região Sudeste” resultou de uma organização colaborativa entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, a Universidade de São Paulo – USP, a Universidade de Franca – UNIFRAN, a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e a Universidade Federal Fluminense – UFF. Encabeçavam a comissão a profa. Regina Helena Pires de Brito, da UPM, que sediou o evento, e o prof. Paulo Roberto Gonçalves Segundo, da USP.

O Fórum teve inegável importância, uma vez que permitiu consolidar discussões acerca de mudanças em curso no processo de avaliação da CAPES, em especial no que tange ao quesito de autoavaliação e visibilidade. Para abranger tal discussão, o prof. José de Magalhães fora convidado para tratar da primeira questão, e a profa. Simone Pallone de Figueiredo, do LABJOR/UNICAMP, para a segunda. Além disso, a comissão organizou reuniões particulares de coordenadores de programas de pós-graduação com os coordenadores de área para discutir especificidades de cada programa.

De fundamental importância, contudo, foi a discussão acerca dos critérios de avaliação dos livros, que resultou em uma grade de avaliação mais produtiva em relação às demandas de nossa área. Tal proposta, liderada pelo prof. Paulo Roberto Gonçalves Segundo, foi debatida localmente, encaminhada para os outros fóruns, onde foi rediscutida, chegando à versão final que será aplicada no processo de avaliação dos livros em 2021.

A participação do prof. Paulo Segundo na organização do evento e sua liderança na discussão sobre a avaliação dos livros é representativa da intensa dedicação do professor, nos anos recentes, aos mais diversos aspectos da gestão de nosso Programa até 2019 (como se observou em diversos pontos da Proposta enviada à CAPES) e, de fato, ao desenvolvimento e crescimento da avaliação da pós-graduação no País.

V Seminário Internacional História e Língua – Interfaces

Phablo Roberto Marchis Fachin

Dados gerais

Autores

Phablo Roberto Marchis Fachin, Maria Filomena Candeias Gonçalves

Ano

2020

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica pelo seu caráter de impacto acadêmico internacional.

O “Seminário Internacional História e Língua - Interfaces” é um evento realizado na Universidade de Évora, Portugal, por meio do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades - CIDEHUS, um centro classificado como nível de excelência pela FCT - Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal.

Em sua quinta edição, o Seminário se tornou referência na reunião de importantes pesquisadores de diversas regiões: o evento contou com a participação de pesquisadores da Galícia, da Espanha, de Portugal e do Brasil. O Seminário é um espaço de partilha da investigação linguística realizada em diferentes domínios de especialidade, visando promover a partilha de conhecimentos e de projetos. Explora as interfaces entre Língua e História, sem excluir áreas e abordagens descritivas do Português contemporâneo.

Em 2020, a convite da profa. Maria Filomena Gonçalves, da Universidade de Évora, pesquisadora renomada internacionalmente, o prof. Phablo Roberto Marchis Fachin compôs a Comissão Organizadora do evento.

O convite representa importante reconhecimento da história acadêmica do docente, assim como do seu potencial de contribuição para a área da Filologia e da História da Língua Portuguesa, identificado por suas publicações e pela pesquisa realizada durante o pós-doutoramente na mesma universidade em Portugal, ao longo do ano de 2020, com base em documentação constante da Biblioteca Pública de Évora e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A pesquisa, com o título “Tradição textual revelada: estudo filológico da Relação da ruína dos Palmares”, foi realizada com bolsa do Programa CAPES-PrInt-USP.

O V Seminário, realizado de forma inteiramente remota, está apresentado em https://www.cidehus.uevora.pt/atividades/eventos/(item)/30798.

Colóquio Internacional 90 Anos de Problemas da Obra de Dostoiévski (1929-2019)

Sheila Vieira de Camargo Grillo

Dados gerais

Autores

Sheila Vieira de Camargo Grillo, Ana Carolina Pais, Inti Anny Queiroz, Taciane Domingues Ferreira, Yuri Andrei Batista Santos

Ano

2019

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica pelo caráter de impacto social, internacionalização e relevância científica do evento organizado.

O Colóquio Internacional “90 anos de Problemas da obra de Dostoiévski (1929-2019)” aconteceu em novembro de 2019, na Universidade de São Paulo, com financiamentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e da própria USP, sob organização da profa. Sheila Grillo e de integrantes do Grupo de Pesquisas Diálogo: Ana Carolina Pais, Inti Anny Queiroz, Taciane Domingues Ferreira e Yuri Andrei Batista Santos, todos então discentes do Programa.

O evento foi dedicado à discussão da  obra de Mikhail Bakhtin sob diversas perspectivas: sua recepção crítica na União Soviética, na Rússia e no exterior; suas traduções em diversas línguas; os conceitos formulados na obra (polifonia, voz, dialogismo, diálogo, relações dialógicas, romance de tipo polifônico, entre outros); a recuperação de seu contexto de produção, e suas relações com outros textos (em especial , “O método formal nos estudos literários” e “Marxismo e filosofia da linguagem”). Contou com mesas redondas com pesquisadores brasileiros e russos e apresentações de comunicações por professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras e estrangeiras; destacaram-se as participações de Andrei Kofman, vice-diretor e pesquisador do Instituto da Literatura Mundial de Gorki – IMLI, de Moscou, onde Mikhail Bakhtin defendeu sua tese sobre Rabelais em 1946, e Svetlana Dubróvskaia e Nikolai Vassíliev, ambos professores na Universidade Estatal de Saránsk, onde Bakhtin trabalhou da segunda metade dos anos 1940 até o início dos anos 1960.

Entre as repercussões do evento, salientam-se dois volumes de periódicos: uma seleção de trabalhos apresentados nas comunicações do Colóquio compôs o volume 33 (3), 2020 da revista Linha d'Água, e uma seleção dos trabalhos apresentados nas mesas compôs o volume 16 (2) da Bakhtiniana Revista de Estudos do Discurso, publicado em 2021.

O Colóquio teve sua origem em um estágio de pesquisa realizado por Sheila Grillo no Instituto da Literatura Mundial de Gorki em 2017, sob supervisão de A. Kofman, ao longo do qual a professora coletou material para a realizar tradução e análise do texto Проблемы творчества Достоевского [Problemas da criação de Dostoiévski], de 1929. O trabalho com a tradução iniciou-se em 2018 em parceria com Ekaterina Vólkova Américo, da Universidade Federal Fluminense – UFF, e nele se origina a ideia de organizar um encontro internacional dedicado à discussão da obra sobre Dostoiévski. Assim, o conjunto das atividades da profa. Sheila Grillo em torno dessa pesquisa – o estágio pós-doutoral em Moscou, a tradução da obra, a organização do evento e os dois volumes de periódicos dele decorrentes – é revelador do empenho e dedicação da professora ao tema e, de fato, representa com excelência os objetivos do Programa ao fomentar ações de internacionalização dos docentes que gerem produtos com relevância científica e impacto na área.

O fomento ao evento está cadastrado na Biblioteca Virtual da FAPESP em https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/103964/coloquio-internacional-90-anos-de-problemas-da-obra-de-dostoievski-1929-2019.

O Colóquio foi anunciado no portal Plataforma 9, em https://plataforma9.com/congressos/coloquio-internacional-90-anos-de-problemas-da-obra-de-dostoievski-1929-2019.htm , no site da FFLCH, em https://www.fflch.usp.br/1515  e no site do Grupo de Pesquisas Diálogo, em https://dialogo.fflch.usp.br/coloquio_90_anos .

O volume 33 (3) da revista Linha d'Água está em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/view/11597

O volume 16 (2) da Revista Bakhtiniana está no portal SCiELo, em https://www.scielo.br/j/bak/i/2021.v16n2 e no site da Revista, em https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/issue/view/2564.

XIV Semana de Filologia na Universidade de São Paulo

Sílvio de Almeida Toledo Neto

Dados gerais

Autores

Sílvio de Almeida Toledo Neto, Luiz Antonio Lindo, Phablo Roberto Marchis Fachin, Vanessa Martins do Monte

Ano

2019

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica por seu caráter de impacto acadêmico e relevância científica para a área em âmbito nacional.

A “Semana de Filologia na USP” caracteriza-se como um evento científico nacional, cuja temática abrange, além da própria Filologia, a Linguística, a Literatura e a Cultura Escrita, dos inícios aos tempos atuais. Criada em 2005, com periodicidade anual, reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que, por sua formação e propósito científico, têm contribuído para o debate teórico e para a investigação de temas relacionados a áreas-chave do currículo de humanidades: Crítica Textual, Hermenêutica/Tradução, Ciências Filológicas, Linguística Histórica e Estudos Literários. A dinâmica do evento é composta por sessões diárias de conferências, de comunicações e de debates por professores e estudantes, ao longo de uma semana.

Na sua história, a Universidade de São Paulo preservou a Filologia Portuguesa durante todo o período de expansão  dos Estudos Linguísticos no Brasil. Nesse contexto, tal ciência tem contribuído  significativamente para as diversas áreas que compõem o Programa de Filologia e Língua  Portuguesa do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Por meio  do evento Semana de Filologia, essa contribuição se coloca como importante estabelecedor de  diálogo com pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil, promovendo  importante contribuição também em termos de ciência, tecnologia e inovação, principalmente  por mobilizar diferentes áreas, tanto as mais tradicionais como a História, a Paleografia, a  Literatura, quanto as mais modernas, como as Humanidades Digitais, por exemplo.

O evento,  ao longo dos seus 14 anos de existência, tem oferecido um quadro dos trabalhos filológicos  realizados no Brasil, como uma espécie de mapeamento da produção filológica e de áreas afins,  realizada por importantes pesquisadores brasileiros.

A “XIV Semana de Filologia” decorreu nas dependências da Universidade de São Paulo e foi promovida pelo “NEHiLP – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua  Portuguesa”, do qual faz parte o grupo de pesquisa “ETeP – Edição de Textos em Português”, e  pelo grupo de pesquisa “América România”. 

O NEHiLP visa promover e divulgar pesquisas acadêmicas brasileiras sobre Linguística  Histórica, Filologia e Etimologia. Para isso, está dedicado à pesquisa em documentos antigos e atuais, com vistas à organização da informação linguística e à geração de dados de qualidade  para a consulta tanto de especialistas em linguística como de outros setores da sociedade que  se interessem pela etimologia e história da língua portuguesa - incluíndo-se aí cientistas das  mais variadas áreas, educadores, jornalistas, e o público mais amplo (cf. https://nehilp.prp.usp.br).

O EteP estuda Filologia, concentrando-se nas seguintes disciplinas: Crítica Textual,  Paleografia, Grafêmica, Scriptologia, Codicologia, Bibliografia Material e Diplomática. O  grupo desenvolve também estudos filológicos relacionados com a História da Língua  Portuguesa. Compõem o grupo docentes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas  da USP (FFLCH - USP), doutores, pós-graduandos e alunos de iniciação científica, que  preparam edições conservadoras ou que realizam estudos sobre a produção, transmissão e preservação do texto escrito (cf. https://etep.fflch.usp.br).

O grupo América România concentra-se nos estudos de filologia e cultura  americana e românica (cf.  https://sites.usp.br/filologia).

Saliente-se que os docentes da linha de Filologia Portuguesa do Programa participantes do ETeP – Sílvio de Almeida Toledo Neto, Phablo Roberto Marchis Fachin e Vanessa Martins do Monte participaram das Comissões Organizadoras das Semanas de Filologia de 2017, 2018 e 2019; as três atividades foram cadastradas na Plataforma Sucupira como ‘Organização de evento’:

XII Semana de Filologia, 2017.
Divulgação: Plataforma 9, https://plataforma9.com/congressos/xii-semana-de-filologia-na-usp-filologia-linguistica-e-cultura.htm;
Cadastro na Plataforma Sucupira: XII SEMANA DE FILOLOGIA NA USP.

XIII Semana de Filologia, 2018.

Divulgação:  FFLCH, https://www.fflch.usp.br/483 e https://sites.usp.br/filologia/xiii-semana-de-filologia-na-usp;

Cadastro na Plataforma Sucupira: XIII SEMANA DE FILOLOGIA DA USP;

XIV Semana de Filologia, 2019.

Divulgação: FFLCH,  https://www.fflch.usp.br/1141 e  Plataforma 9, https://plataforma9.com/congressos/xiv-semana-de-filologia-na-usp-filologia-linguistica-e-cultura.htm;

Cadastro na Plataforma Sucupira: ORGANIZAÇÃO DA XIV SEMANA DE FILOLOGIA NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

Colloque International Images des Langues Romanes : Discours, Représentations et Changements Linguistiquesi

Valdir Heitor Barzotto

Dados gerais

Autores

Valdir Heitor Barzotto, Isabel Desmet

Ano

2020

Resumo

O destaque a essa produção técnica se justifica principalmente por seu caráter de impacto internacional.

O “Colloque International Images des Langues Romanes: Discours, Représentations et Changements Linguistiques” aconteceu na Université Paris VIII, com organização de Isabel Desmet e Myriam Ponge, do “Laboratoire d’Études Romanes” da Universidade, e Valdir Barzotto; o evento teve ainda apoio do “Institut des Mondes Anglophone, Germanique et Roman  – IMAGER”, da Université Paris-Est Créteil.

Os organizadores partem da perspectiva de que a análise dos discursos produzidos por diversos órgãos de autoridade, cujo poder argumentativo pode influenciar as linguagens e seus usos (como o Estado, a Academia, a Universidade, a Mídia e a Comunidade Linguística e o próprio social), devem ser examinadas segundo as estratégias que moldam essas representações, já que tais imagens são, em particular, construídas por várias declarações, que podem aparecer recorrentemente, sobre certas línguas: "a linguagem X é suave", "a linguagem Y não é suficientemente moderna ou adaptada à expressão da modernidade. [Tecnológica e científica]", etc. Essas "imagens de linguagem", que vão sendo construídas aos poucos, podem ser a fonte de certas mudanças tanto nas atitudes linguísticas quanto nos costumes.

A partir dessa premissa, o evento se dedicou ao debate de temas ligados ao discurso, às representações e à mudança linguística. em uma jornada de 16 apresentações realizadas por pesquisadores de universidades da Argentina, do Brasil, da França, de Marrocos, de Moçambique e de Portugal.

Além de organizar o evento, o prof. Valdir proferiu também sua palestra de encerramento, em conjunto com Isabel Desmet e Myriam Ponge, e realizou a comunicação “Images des langues: discours, pouvoir et changements linguistiques dans le portugais du Brésil”. Essa produção está cadastrada na Plataforma Sucupira como ‘Apresentação de trabalho’ (IMAGES DES LANGUES: DISCOURS, POUVOIR ET CHANGEMENTS LINGUISTIQUES DANS LE PORTUGAIS DU BRÉSIL - COMUNICAÇÃO AO COLLOQUE INTERNATIONAL IMAGES DES LANGUES ROMANES, UNIVERSITÉ PARIS VIII, 2020).

O Colóquio foi anunciado no site da Universidade de Paris VIII em https://www.univ-paris8.fr/IMAGES-DES-LANGUES-ROMANES-discours-representations-et-changements.

VI Seminário PROCAD

Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

Dados gerais

Autores

Zilda Gaspar Oliveira de Aquino, Alexandre Marques Silva

Ano

2018

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica pelo seu caráter de integração nacional, solidariedade e impacto social.

O “VI Seminário PROCAD USP/UFRN/UNISINOS” fez parte das atividades acadêmicas do acordo de cooperação firmado entre a Universidade de São Paulo – USP, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, no contexto to PROCAD – Programa Nacional de Cooperação Acadêmica Ação Novas Fronteiras (Edital 071/2013; processo 184046).

O acordo, vigente entre 2014 e 2020, desenvolveu-se em torno do projeto “Língua Portuguesa no ensino básico e superior: dos gêneros textuais/discursivos do livro didático, acadêmicos, jurídicos e políticos às estratégias de textualidade da oralidade e da escrita”, e teve por objetivos fomentar o desenvolvimento de projetos de ensino e de pesquisa, com a finalidade de focalizar a Língua Portuguesa na educação básica e superior, de modo a integrar uma rede de professores pesquisadores, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação.

O projeto, liderado pela profa. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino, teve como integrantes pela USP, ainda, Luiz Antonio da Silva e Maria Inês Campos; pela UFRN, Maria das Graças Soares, Marise Galvão, João Gomes da Silva Neto e Luiz Alvaro Sgadari Passeggi; pela UNISINOS, Maria Eduarda Giering, Rove Chishman e Caio César Costa Ribeiro Mira.

Ao longo de seus seis anos de vigência, o projeto promoveu diversos cursos, oficinas, palestras e seminários internos e externos, incluíndo seminários internacionais. O VI Seminário é destacado aqui como representante desse conjunto de seminários, todos organizados pelos docentes das três universidades envolvidos no Projeto, sob a liderança da profa. Zilda. Os quatro seminários internos e externos do PROCAD realizados no quadriênio cadastrados na Plataforma Sucupira como ‘Organizações de evento’ têm os seguintes títulos:

• IV SEMINÁRIO INTERNO PROCAD (PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA USP/UFRN/UNISINOS), 2017

• V ENCONTRO PROCAD (PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA USP/UFRN/UNISINOS), 2017

• V SEMINÁRIO INTERNO PROCAD (PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA USP/UFRN/UNISINOS),  2018

• VI SEMINÁRIO PROCAD (PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA USP/UFRN/UNISINOS), 2018

Saliente-se, ainda, que o trabalho conjunto da profa. Zilda Aquino com o discente Alexandre Marques Silva na organização do VI Seminário é também representativo do engajamento dos discentes das áreas de estudos do discurso e linguística aplicada nas atividades pertinentes ao Projeto.

VIII Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e III Congresso Internacional de Estudos do Discurso (JADIS VIII - CIED III)

Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

Dados gerais

Autores

Zilda Gaspar Oliveira de Aquino, Maria Alexandra Guedes Pinto, Paulo Roberto Goncalves Segundo

Ano

2018

Resumo

O destaque a esta produção se justifica sobretudo pelo caráter de impacto internacional do evento organizado.

As ]ornadas Internacionais de Análise do Discurso – JADIS e o Congresso Internacional de Estudos do Discurso – CIED consistem em dois dos mais relevantes eventos lusófonos sobre estudos discursivos, com parcerias constituídas desde 2016, abarcando, em especial, a profa. Zilda Aquino e o prof. Paulo Segundo, no âmbito da USP, e a profa. Alexandra Pinto, no âmbito da Universidade do Porto. Contando sempre com maciça presença de pesquisadores do Brasil e de Portugal e com convidados de diversos países da Europa e de diversos estados do Brasil, em intercâmbio bilateral, os eventos têm sido um lugar de construção de sólidas parcerias e projetos interinstitucionais, refletidos em produção bibliográfica conjunta, estágios de doutorado-sanduíche, dentre outras atividades.

A edição de 2018 - Oitavas ]ornadas Internacionais de Análise do Discurso e Terceiro Congresso Internacional de Estudos do Discurso, JADIS VIII-CIED Ill – foi especialmente relevante, na medida em que os organizadores optaram por diferentes formatos de atividades, que incluíram não só as tradicionais conferências e comunicações, mas também workshops que permitiram aos participantes - alunos e pesquisadores - terem um contato mais direto com os distintos modos de fazer pesquisa em texto, discurso, argumentação e multimodalidade.

O evento contou com a participação especial, em conferências e workshops, de Michael Rinn – Université de Bretagne Occidentale, José Teixeira – Universidade do Minho, Zara Pinto-Coelho e Silvana Mota-Ribeiro - Universidade do Minho, Iryna Gurevych – Ubiquitous Knowledge Processing (UKP) Lab; Computer Science Department, Technische Universität Darmastadt, Germany, Zósimo López Pena – Universidad Internacional de La Rioja.

A JADIS VIII-CIED III foi anunciada em https://plataforma9.com/congressos/jadis-viii-cied-iii-argumentacao-e-discurso-fronteiras-e-desafios.htm.

Os trabalhos apresentados no evento puderam ser submetidos ao periódico REDIS – Revista de Estudos do Discurso, da Universidade do Porto (https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/index) para avaliação cega por pares e posterior publicação, se aprovados, ou para o livro “Argumentação e Discurso: fronteiras e desafios”, após aprovação pela Comissão Científica.

O livro foi organizado por Alexandra Guedes Pinto, Paulo Segundo e Zilda Aquino e publicado em 2020:

Aquino, ZGO de ; Gonçalves-Segundo, PR; Guedes Pinto, MA (Orgs.). Argumentação e discurso: fronteiras e desafios [recurso eletrônico]. São Paulo: FFLCH/USP, 2020. ISBN 978-65-87621-04-3. DOI 10.11606/9786587621043; http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/472.

Salientem-se, por fim, outras 3 produções técnicas relacionadas ao intercâmbio da profa. Zilda Aquino com o grupo da Universidade do Porto em torno das JADIS, cadastradas na Plataforma Sucupira como segue:

• Organização das VII Jornadas, 2017:

VII JORNADAS DE ANÁLISE DO DISCURSO / MEMORY, IDENTITY, INTEGRATION TO IDENTIFY ANALYSIS MODELS IN MEDIA COMMUNICATION (VII JADIS/MEMITA),  UNIVERSIDADE DO PORTO

• Apresentação de trabalho nas VII Jornadas, 2017:

O PODER, A IDENTIDADE E O DISCURSO DO OUTRO NAS POSTAGENS POLÍTICAS NO FACEBOOK - COMUNICAÇÃO ÀS SÉTIMAS JORNADAS DE ANÁLISE DO DISCURSO (JADIS VII) / MEMITA, UNIVERSIDADE DO PORTO

• Conferência proferida nas VIII Jornadas, 2018:

ARGUMENTAÇÃO, DISCURSO E COGNIÇÃO - CONFERÊNCIA NAS OITAVAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE ANÁLISE DO DISCURSO E TERCEIRO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO (JADIS VIII - CIED III), PORTO, PORTUGAL