Destaques ★ Cursos de curta duração

  1. Ensino-aprendizagem de diferentes dimensões do vocabulário. 799
  2. Dimensões do saber lexical no ensino de línguas. 805
  3. A (des)cortesia em foco. 809
  4. Aspectos sociais, históricos e culturais da escrita: um exemplo brasileiro. 814
  5. Dialetologia e ensino. 817
  6. Filologia e direito: vocabulário jurídico em manuscritos judiciais dos séculos XVIII e XIX. 821
  7. Fala em quarentena: (des)razões do idioma e saúde mental na pandemia. 824
  8. Subsídios histórico-linguísticos e educacionais para a implementação da Cátedra de Ciências Humanas e Educação no Município do Libolo (Angola) 827
  9. ‘Kimbundu-Português-Kimbundu’ e a linguística de contato. 831
  10. Argumentação em gêneros digitais. 836
  11. A configuração funcional da argumentação: o modelo Toulmin e seus desdobramentos. 839
  12. Do manuscrito ao impresso: tinta, papel e tipos móveis. 843
  13. Como corrigir redações na escola. 847
  14. Escritura y documentos en la Iberoamérica Colonial 851
  15. Oficina de  Paleografia. 855
  16. Redação, leitura e interpretação de texto. 860
  17. Da pena de ave à pena digital:  a contribuição das Humanidades Digitais ao ensino de Paleografia. 863
  18. Técnicas descritivas de aspectos acústicos da entoação emotiva da fala em língua portuguesa: o modelo ExProsodia. 868

Ensino-aprendizagem de diferentes dimensões do vocabulário

Beatriz Daruj Gil

 

Dados gerais

Autor

Beatriz Daruj Gil

Ano

2017

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica por seu caráter de impacto social.

O curso “Ensino-aprendizagem de diferentes dimensões do vocabulário” foi realizado em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EFAPE, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para o desenvolvimento profissional dos professores da Rede Pública, com foco na formação continuada.

O público-alvo foram professores da rede estadual de ensino (mais especificamente, PEB I e PEB II de Língua portuguesa e Língua estrangeira moderna), e o objetivo do curso foi o de identificar, entre os professores participantes, práticas docentes sobre ensino de vocabulário, e ampliar o conhecimento dos professores sobre a pluridimensionalidade do léxico.

A professora Beatriz Gil parte da observação de que nas tradicionais práticas de ensino do léxico é ainda o aspecto semântico o mais explorado, geralmente em atividades que isolam a palavra de seu contexto significativo e interacional, chamadas na literatura especializada de ‘atividades descontextualizadas’, dentre as quais se destacam as listas de palavras e os exercícios de sinonímia desvinculados de um texto. A tradição mais recente reconhece que o conteúdo semântico das palavras depende também das relações paradigmáticas, sintagmáticas e discursivas que a unidade lexical estabelece no uso. O conhecimento de uma unidade lexical envolve mais do que a apreensão de um único significado, como sugere a tradição mais antiga; envolve o conhecimento da polissemia, das convencionais relações sintagmáticas que a unidade lexical estabelece, assim como das informações fonológicas, morfológicas, sintáticas nela contidas e, no nível do discurso, da sua adequabilidade estilística; e para alguns autores, ainda, o conhecimento da forma falada e escrita, das configurações e da colocabilidade (unidades que podem e costumam acompanhar outras), da sua frequência e do registro, do ponto de vista da variação; e mesmo o conhecimento da probabilidade de ocorrência, dos principais compostos, das restrições de registro, das derivações e flexões, da classe gramatical, das relações paradigmáticas estabelecidas e dos valores denotativos e conotativos. A partir dessas observações, a professora elegeu como finalidade do curso  identificar quais práticas de ensino de vocabulário são mais utilizadas pelos professores e verificar como o caráter pluridimensional do léxico integra ou pode passar a integrar essas práticas. Com isso, pretendeu estabelecer a interlocução entre o conhecimento de professores atuantes na rede pública de ensino e aquele desenvolvido nas pesquisas sobre o tema.

A ação da profa. Beatriz Gil a partir do curso assim desenhado apresenta, portanto, um destacado aspecto de impacto social, ao construir uma ligação entre os mais recentes e atuais debates sobre as ciências do léxico e a escola pública brasileira.

O curso, realizado na Universidade de São Paulo em três edições em 2017, com apoio do Serviço de Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH, foi divulgado pelos seguintes meios:

Site da EFAP:
http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=3008&EntryId=4242

Serviço de extensão da FFLCH:
https://sce.fflch.usp.br/node/2313

https://sce.fflch.usp.br/node/2425

Plataforma Apolo USP:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=80300184&cod_edicao=16001&numseqofeedi=1

O curso foi ainda destacado na Revista Educação, em https://revistaeducacao.com.br/2017/02/20/curso-gratuito-sobre-ensino-de-vocabulario-tem-inscricoes-abertas-na-usp.

• Categoria da indicação:

Esta produção é indicada para destaque em duas categorias:

1. como um dos 4 produtos técnicos mais relevantes por docente, para Beatriz Daruj Gil (item da ficha de avaliação: 2.4.4 b);

2. como um dos 10 produtos mais relevantes com relação ao impacto

econômico, social e cultural do Programa (item da ficha de avaliação: 3.2.1)

O curso está cadastrado na plataforma Apolo, da PRCEU-USP, em, com o programa completo em https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=76179.

Foi anunciado pelo serviço de extensão universitária da FFLCH em https://sce.fflch.usp.br/node/2313

• Plataforma Apolo USP:
https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=80300184&cod_edicao=16001&numseqofeedi=1 https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=76179 / https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=78349

Dimensões do saber lexical no ensino de línguas

Beatriz Daruj Gil

Dados gerais

Autor

Beatriz Daruj Gil

Ano

2019

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica pelo seu caráter de impacto social.

O curso “Dimensões do saber lexical no ensino de línguas” foi ministrado junto ao Núcleo de Formação de Professores – NFP da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar em maio e junho de 2019, sob a coordenação de Beatriz Daruj Gil e da professora Sandra Buttros Gattolin de Paula, da UFSCar.

O NFP-UFSCar é uma Unidade Multidisciplinar de produção de conhecimento, formação e aprimoramento profissional e apoio pedagógico, que visa a integração da Universidade com os demais sistemas de ensino e contínua melhoria da qualidade da educação; tem por finalidade desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da formação de professores, integrando diferentes áreas do conhecimento e campos de atuação de forma interdisciplinar (cf. https://www.nfp.ufscar.br).

O curso foi voltado a professores em formação inicial, professores do Ensino Fundamental e Médio, estudantes dos cursos de Linguística e de Letras, graduandos e pós-graduandos. No curso, professores de língua materna e estrangeira, alunos de graduação e de pós-graduação, compartilharam seus saberes a respeito do ensino do léxico, aprofundaram seu conhecimento em relação a essa área e elaboraram atividades de acordo com a língua que estudam e ensinam. Trata-se, assim, de atividade com impacto na formação de professores da rede pública do estado de São Paulo.

O curso foi anunciado no site da UFScar, em

http://www.cech.ufscar.br/news/departamento-de-letras-oferece-curso-de-extensao-sobre-dimensoes-do-saber-lexical-no-ensino-de-linguas e

https://www.saci.ufscar.br/servico_release?id=111442&pro=3.

A (des)cortesia em foco

Luiz Antonio da Silva

Dados gerais

Autor

Luiz Antonio da Silva

Ano

2017   

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de integração nacional e solidariedade.

O curso “A (des)cortesia em foco” foi ministrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN como parte das atividades acadêmicas do acordo de cooperação firmado entre a Universidade de São Paulo – USP, a UFRN e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, no contexto to PROCAD – Programa Nacional de Cooperação Acadêmica Ação Novas Fronteiras (Edital 071/2013; processo 184046). O acordo, vigente entre 2014 e 2020, desenvolveu-se em torno do projeto “Língua Portuguesa no ensino básico e superior: dos gêneros textuais/discursivos do livro didático, acadêmicos, jurídicos e políticos às estratégias de textualidade da oralidade e da escrita”, e teve por objetivos fomentar o desenvolvimento de projetos de ensino e de pesquisa, com a finalidade de focalizar a Língua Portuguesa na educação básica e superior, de modo a integrar uma rede de professores pesquisadores, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação.

O projeto teve como integrantes, pela USP, Luiz Antonio da Silva, Maria Inês Campos e Zilda Aquino; pela UFRN, Maria das Graças Soares, Marise Galvão,

João Gomes da Silva Neto e Luiz Alvaro Sgadari Passeggi; pela UNISINOS, Maria Eduarda Giering, Rove Chishman e Caio César Costa Ribeiro Mira.

O curso ministrado pelo prof. Luiz Antonio, em março de 2017, teve por objetio oportunizar aos discentes do curso de graduação em Letras e ao Programa em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como ao público externo, como professores, pesquisadores e discentes da área da linguagem o estudo das noções de cortesia e descortesia e as principais correntes teóricas que abordam o assunto.

Destaca-se ainda que ainda em 2017, alguns meses depois do curso, o professor participou ainda do “II Colóquio Internacional Interdisciplinar Comunicação e Discurso II Colloque International Interdisciplinaire Communication et Discours II International Interdisciplinary Colloquium Communication and Discourse”, também abrigado na UFRN no âmbito do PROCAD, e que teve por tema questões concernentes à comunicação e ao discurso, em várias perspectivas, lógica formal, linguística de texto, análise textual dos discursos, análise do discurso, com a participação de professores pesquisadores brasileiros e estrangeiros de várias áreas do conhecimento. Na ocasião, o professor apresentou o trabalho “Atenuação e discurso jurídico”, na mesa-redonda “O discurso em esferas jurídica, didática e política”.

O curso, dessa forma, representa uma entre diversas atividades que atestam o intenso trabalho de intercâmbio com a UFRN realizado pelo prof. Luiz Antonio no quadriênio.

O curso “A (des)cortesia em foco”  está cadastrado na base de dados da UFRN em https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91804266, e o Colóquio Internacional está na mesma base de dados, em https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91804815.

Aspectos sociais, históricos e culturais da escrita: um exemplo brasileiro

Manoel Luiz Goncalves Correa

Dados gerais

Autor

Manoel Luiz Goncalves Correa

Ano

2017               

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de impacto social.

O curso “Aspectos sociais, históricos e culturais da escrita: Um exemplo brasileiro” foi ministrado na “XIV Semana de Pedagogia” da Universidade Estadual Paulista – UNESP, em São José do Rio Preto, em outubro de 2017. O evento foi uma organização conjunta do Conselho de Curso de Graduação em Pedagogia do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da UNESP, e ofereceu conferências, minicursos e cine-debate, além de oportunidades de partilha de práticas de alfabetização e de letramento, por meio de oficinas pedagógicas, sessões de relato de experiências e de comunicação.

A XIV Semana teve como mote a "Alfabetização e Letramento no Século XXI", tema no qual o prof. Manoel Corrêa se estabeleceu como referência nacional. No curso, o professor, partindo da premissa de que refletir sobre a introdução da escrita em comunidades ágrafas é uma boa maneira de tomar contato com aspectos sociais, históricos e culturais da própria escrita, pretendeu dar indicações de como se pode saber mais sobre uma cultura e uma sociedade quando se amplia a visão sobre a escrita de modo a considerá-la não apenas como registro da história, mas, principalmente, como sendo, ela própria, história. O mote escolhido para pensá-la nesse contorno teórico foi a relação de alteridade, estabelecida (ou não) entre a comunidade que é introduzida à escrita e os representantes de quem a introduz.

O site da XIV Semana de Pedagogia está em https://semanadepedagogia.wixsite.com/unespriopreto-2017.

Dialetologia e ensino

Manoel Mourivaldo Santiago Almeida

Dados gerais

Autor

Manoel Mourivaldo Santiago Almeida

Ano

2017   

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica pelo seu caráter de integração nacional e solidariedade e por seu impacto na área da educação básica.

O curso “Dialetologia e ensino” foi ministrado na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, dirigido aos discentes do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, constituído por docentes egressos de cursos de Licenciatura em Letras (com habilitação em Língua Portuguesa), que pertencem ao quadro permanente da rede pública e que estão lecionam língua portuguesa no ensino fundamental (1º ao 9º ano).

O curso atendeu à proposta da UNIMONTES que visa aos avanços teórico-práticos no Curso de Letras para cumprir com os objetivos propostos no Projeto Pedagógico do Curso no que se refere ao desenvolvimento e oferecimento de competências e habilidades dos acadêmicos para o exercício crítico e ético de suas atividades profissionais e, ainda, promover o desenvolvimento da pesquisa e da produção científica, o Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros.

O curso foi anunciado no site do ProfLetras-Unimontes, em https://www.posgraduacao.unimontes.br/profletras/2018/12/13/minicurso-dialetologia-e-ensino.

Filologia e direito: vocabulário jurídico em manuscritos judiciais dos séculos XVIII e XIX

Marcelo Módolo

Dados gerais

Autores

Marcelo Módolo, Ana Carolina Estremadoiro Prudente do Amaral

Ano

2019

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de impacto social.  

O curso “Filologia e Direito: Vocabulário jurídico em manuscritos judiciais dos séculos XVIII e XIX” foi ministrado na forma de um curso de difusão, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, e teve por como público alvo graduandos e pós-graduandos da USP e interessados em geral. Os objetivos do curso foram estudar a documentação manuscrita brasileira colonial relacionada à área do Direito, editando-se alguns destes manuscritos e analisando a sua terminologia jurídica específica. O curso foi ministrado em parceria com a discente Ana Carolina Estremadoiro Prudente do Amaral, que tem uma formação prévia na área do direito.

Esse trabalho se destaca por ser revelador do adensamento das atividades dos docentes do Programa na área da Filologia em torno da questão da curadoria de acervos, digitalização de documentos e capacitação para a leitura de manuscritos. As ações têm incluído cursos, oficinas e palestras tendo como público-alvo profissionais de áreas diversas interessados em temas ligados à preservação documental e técnicas de leitura de manuscritos antigos - profissionais da área da arquivística ou, como neste caso, da área do direito. O Programa considera que essas ações dos docentes, além de seu impacto social imediato, são extremamente interessantes no sentido de possibilitar uma ampliação da área de atuação dos discentes depois de sua titulação, já que muitos deles têm recebido uma capacitação considerável na interface entre a Filologia e o trabalho de curadoria memorial.

O curso do Prof. Marcelo Módulo em parceria com a discente Ana Carolina Amaral é revelador tanto do grau de interesse social nesse campo como do caráter formativo das iniciativas dos docentes da linha.

O curso está anunciado no sistema de extensão da USP, em https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=80401319&cod_edicao=19001&numseqofeedi=1.

Fala em quarentena: (des)razões do idioma e saúde mental na pandemia

Marcelo Módolo

Dados gerais

Autor

Marcelo Módolo

Ano

2020               

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de impacto social.

O curso “Fala em quarentena: (des)razões do idioma e saúde mental na pandemia” fez parte do projeto "Pandemia: Passado, Presente, Futuro", promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio – SESC, de São Paulo. A iniciativa propôs diálogos entre áreas do conhecimento que parecem distantes nas discussões sobre a pandemia de covid-19 - as ciências da saúde, as humanidades, as artes e os saberes tradicionais, convidando especialistas dessas áreas para debates e cursos em formato remoto.

Segundo o anúncio dos organizadores para este evento, “A pandemia não afetou apenas o sistema de saúde e o cotidiano das pessoas, forçadas ao afastamento físico. Aliás, é impossível separar a doença de seus reflexos na linguagem e na mente. É o que um linguista e uma estudiosa da saúde mental discutem nesta mesa”. A participação do Prof. Marcelo Módulo nessa iniciativa tem um caráter de impacto social direto, e é representativa de outras ações do professor e de outros pesquisadores do Programa frente aos problemas causados pela pandemia da Covid 19 no ano de 2020.

O curso está anunciado pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC em https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/fala-em-quarentena-des-razoes-do-idioma-e-saude-mental-na-pandemia.

Subsídios histórico-linguísticos e educacionais para a implementação da Cátedra de Ciências Humanas e Educação no Município do Libolo (Angola)

Marcia Santos Duarte de Oliveira

Dados gerais

Autores

Marcia Santos Duarte de Oliveira, Carlos Felipe Guimarães Figueiredo

Ano

2017

Resumo

O destaque para esta produção técnica se justifica pelo seu caráter de impacto social, internacionalização e solidariedade.

O minicurso "Subsídios histórico-linguísticos e educacionais para a implementação da Cátedra de Ciências Humanas e de Educação no Município do Libolo", ministrado por Márcia Santos Duarte de Oliveira e Carlos Felipe Guimarães Figueiredo, da Universidade de Macau, teve lugar em Angola, com promoção da Repartição de Educação do Município do Libolo.

Esta atividade merece destaque, entre as muitas ações do Projeto Libolo na África, principalmente por seu caráter de solidariedade e impacto social em âmbito internacional. O Projeto Libolo, coordenado por Márcia Oliveira em conjunto com Carlos Figueiredo, além de suas atividades de pesquisa científica, tem desenvolvido ações de caráter social, cultural e artístico na região do Libolo, Angola; em particular, com patrocínio da empresa angolana Global Seguros. Os diversos eventos organizados com fins de reunir os diversos grupos culturais e apresentar resultados de pesquisa no Libolo à comunidade libolense e aos angolanos, em 2016 e 2017, incluíram grupos de dança locais, a orquestra sinfônica infantil do Libolo e literatos do Libolo e de Angola, com ampla cobertura da imprensa angolana, rádio e TV.

O minicurso fez parte de um desses ciclo de ações, amplamente divulgadas pela mídia local: o Encontro “SLB Libolo Heritage: redimensionando e ampliando áreas de intervenção no âmbito do Projeto Libolo”, em julho de 2017; a emissora de rádio angolana Rádio Kwanza Sul preparou uma reportagem sobre o evento no programa “Boa Noite Angola”, em 13/09/2017 (cf. https://youtu.be/EFsvXg8d4Iw).

O curso foi oferecido a docentes dos quadros da Repartição Municipal da Educação Ciência e Tecnologia do Município do Libolo, no âmbito da implementação da Cátedra de Ciências Humanas e de Educação no Município do Libolo. A abordagem do curso, buscando conjugar aspectos teóricos e históricos sobre a língua com uma perspectiva sócio-educativa, é representativa das ações culturais e científicas do Projeto idealizado pela professora Márcia Oliveira em Angola.

Além disso, nesse como em outros trabalhos da pesquisadora, observa-se a importância de sua contribuição na área dos estudos sobre o Português no mundo, dentro dos objetivos da linha de pesquisas em Gramáticas do Português e de Línguas em Contato. As ações em Angola são representativas da ampliação do escopo das pesquisas internacionais do Programa, mostrando que a amplitude das ações internacionais dos discentes e dos docentes reflete, em grande medida, a amplitude da presença da Língua Portuguesa no mundo e o interesse global que essa presença motiva. Os docentes e discentes do Programa têm tomado para si a tarefa de intensificar e fortalecer esse interesse, expandindo o escopo geográfico de suas ações nas diferentes áreas de pesquisa – em particular naquelas diretamente ligadas à diversificação histórica, cultural e geográfica da língua: as situações de contato linguístico, o ensino-aprendizado do Português como língua estrangeira e o tema do Português como língua de herança. Esta produção em particular mostra, por fim, o crescente perfil de solidariedade internacional construído pelo Programa.

‘Kimbundu-Português-Kimbundu’ e a linguística de contato

Márcia Santos Duarte de Oliveira

Dados gerais

Autor

Marcia Santos Duarte de Oliveira

Ano

2019

Resumo

O destaque para esta produção técnica se justifica pelo seu caráter de impacto social, internacionalização e solidariedade.

O curso "‘Kimbundu-Português-Kimbundu’ e a linguística de contato" foi ministrado por Márcia Santos Duarte de Oliveira, Carlos Felipe Guimarães Figueiredo, da Universidade de Macau, e Lídia Lima da Silva, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, no Instituto Politécnico do Libolo – ISPTLO, Calulo, Angola.

Este foi o segundo curso ministrado pela profa. Márcia Oliveira em Angola neste quadriênio, no contexto das ações do Projeto Libolo; em 2017, a professora, em conjunto com o prof. Carlos Felipe, de Macau, já havia ministrado o curso "Subsídios histórico-linguísticos e educacionais para a implementação da Cátedra de Ciências Humanas e de Educação no Município do Libolo", com grande impacto nos campos educacional e, mesmo, no campo diplomático.

Em 2019, Márcia Oliveira e Carlos Guimarães ofereceram este novo curso, agora em parceria com Lídia Lima da Silva, que então realizava estágio pós-doutoral com a profa. Márcia, no Programa. O contexto nessa oportunidade foram as Primeiras Jornadas Internacionais Científicas do ISPTLO, cujos organizadores convidaram Márcia Oliveira para fazer parte da Comissão Científica, da mesa redonda com o tema: “Questões sócio-históricas, linguísticas e etnográficas dos Libolos” e a ministrar o minicurso, no âmbito da Extensão Universitária. Em "‘Kimbundu-Português-Kimbundu’ e a linguística de contato", o foco é sobretudo na linguística teórica e comparada. O objetivo foi introduzir os alunos a conceitos básicos da linguística das línguas bantu a partir do kimbundu, noções básicas de metodologia para a pesquisa etnolinguística e conceitos básicos da Linguística de Contato.

Em conjunto com diversas outras ações do Projeto Libolo em Angola neste quadriênio, o curso ministrado em 2019 no ISPTLO é revelador do crescente perfil de solidariedade internacional construído pelo Programa.

As Primeiras Jornadas Internacionais Científicas do ISPTLO foram anunciadas em https://doity.com.br/1s-jornadas-internacionais-cientifico-pedagogicas/informacoes.

Argumentação em gêneros digitais

Maria Inês Batista Campos

Dados gerais

Autores

Maria Inês Batista Campos, Thiago Jorge Ferreira Santos

Ano

2020

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica principalmente pelo seu caráter de impacto social. 

O curso "Argumentação em gêneros digitais" foi realizado no contexto dos “Encontros USP-Escola”, que oferecem gratuitamente cursos de atualização para professores de diversas disciplinas do ensino básico, com apoio da Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem fins lucrativos – APEP. Os eventos apresentam temas e abordagens diversificadas, procurando responder a demandas atuais da escola. O aprendizado é intensificado pela troca entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas na USP.

No ano de 2020, em atendimento às normas de distanciamento social, houve o primeiro 'Webinário' do Encontro, realizado de forma remota (videoconferências). Nesta modalidade, o curso da Professora Maria Inês atendeu 150 professores de português da rede pública.

O site do I Webinário está em https://uspescolaencontro.wixsite.com/webinariouspescola.

O curso se destaca também por sua temática com alto teor de inovação e por seu caráter de transferência de conhecimento. O curso partiu da perspectiva de que as investigações sobre a constituição dos gêneros em ambientes virtuais demandam, inicialmente, que se compreenda o nascimento e evolução da internet enquanto meio de comunicação global, propulsor de formas novas de comunicação, bem como novas formas de uso da linguagem. Nesse contexto, surgiram as redes sociais digitais, as quais são amplamente conhecidas e utilizadas, por isso se constituem em um terreno de estudos fértil acerca da materialização linguística e o uso de procedimentos argumentativos no meio digital. As discussões propostas para o curso abordaram essas questões, buscando relacioná-las com as atuais prescrições para o ensino da língua portuguesa materna.

A configuração funcional da argumentação: o modelo Toulmin e seus desdobramentos

Paulo Roberto Gonçalves Segundo

Dados gerais

Autor

Paulo Roberto Gonçalves Segundo

Ano

2018

Resumo

O destaque para esta produção técnica se justifica pelo seu caráter de impacto social e internacionalização.

O minicurso "A configuração funcional da argumentação: o modelo Toulmin e seus desdobramentos" foi ministrado pelo prof. Paulo Roberto Gonçalves Segundo no âmbito do “IV Seminário Internacional de Estudios de Discurso y Argumentación – SEDiAr”, sediado na Universidad de Buenos Aires, Argentina. O SEDiAr visa criar um espaço para o contato e o diálogo entre pesquisadores interessados pelos estudos sobre discurso e argumentação, em perspectiva interdisciplinar. Com periodicidade bianual e realização itinerante, é organizado originalmente pelo prof. Eduardo Lopes Piris, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC; o prof. Eduardo, egresso do Programa, realiza atualmente pós-doutorado na área, sob a supervisão do prof. Paulo Segundo.

O SEDiAr é atualmente o mais importante evento do campo de estudos da argumentação do continente, com centenas de comunicações, dezenas de convidados, que apresentam suas pesquisas em diversas perspectivas teóricas.

O convite para o minicurso foi realizado por conta da reconceptualização realizada pelo prof. Paulo Segundo o famoso layout de Toulmin de argumentação em termos de uma perspectiva multidisciplinar que combina linguagem, cognição e discurso. Voltado para professores do ensino básico e alunos de graduação e de pós-graduação, o curso aliou teoria e prática para o exame dos aspectos lógico-dialéticos da argumentação a partir de textos monogeridos e bigeridos.

O SEDiAr está apresentado em https://www.sediar.com.

Do manuscrito ao impresso: tinta, papel e tipos móveis

Phablo Roberto Marchis Fachin

Dados gerais

Autores

Phablo Roberto Marchis Fachin, Dalva Lucia Araujo de Faria, Isabela Ferreira Sodré dos Santos, Priscila Lena Farias, Sílvio de Almeida Toledo Neto, Vanessa Martins do Monte

Ano

2019

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica pelo seu caráter de impacto social e inovação.

Do manuscrito ao impresso: tinta, papel e tipos móveis” é um curso com abordagem inédita, que visa apresentar uma aproximação histórica e conceitual com elementos importantes da produção de documentos, manuscritos e impressos: a tinta, o papel e os tipos móveis, de acordo com os seguintes tópicos: 1. Filologia, manuscriptologia e caracterização de materiais; 2. A invenção do papel e seu estabelecimento como suporte de escrita; 3. Caracterização de materiais: informações desejadas e técnicas preferenciais; 4. Tintas: uma perspectiva histórica; 5. Tipografia e sua história: antecedentes relevantes ao advento da impressão com tipos móveis à criação de caracteres tipográficos; 6. Tipografia como linguagem visível: parâmetros para a descrição e análise do texto tipográfico.

O público atendido abrange diferentes regiões e instituições do Brasil.

Com viés interdisciplinar, o curso reflete o diálogo entre unidades da Universidade de São Paulo, por meio da mobilização de diferentes saberes, em perspectivas complementares, contando com a participação de docentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU, do Instituto de Química – IQ e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH.

O grupo de docentes do curso foi formado por Dalva Lucia Araujo de Faria (IQ), Isabela Ferreira Sodré dos Santos (IQ), Priscila Lena Farias (FAU), Sílvio de Almeida Toledo Neto e Vanessa Martins do Monte, sob a liderança de Phablo Roberto Marchis Fachin.

O curso compõe uma das atividades de cooperação acadêmica entre as áreas, que possuem o objetivo de criar um grupo de pesquisa interdisciplinar para estudo de documentos antigos em suporte de papel, o qual já está em atuação desde o início de 2021.

O trabalho do grupo gerou a publicação de artigo em importante períodico nacional, a Revista PÓS, um periódico eletrônico editado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais:

FACHIN, Phablo Roberto Marchis; RIZZUTTO, Márcia de Almeida; ENGEL, Wanda Gabriel Pereira; BOVOLENTA, Juliana Bittencourt; HAUY, Regina Jorge Villela; SOUZA, Jean Gomes de. De Vossa Mercê, António José d’Amorim: Estudo interdisciplinar de uma carta do século XIX.PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v.11, n.22: mai-ago.2019. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25832.  Disponível em   https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/25832/27888.

O curso teve apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, e está cadastrado no sistema de Extensão Universitária da FFLCH, em  http://sce.fflch.usp.br/node/3264 e na plataforma de extensão da USP, em https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterAtividade?cod_oferecimentoatv=93740.

Como corrigir redações na escola

Sheila Vieira de Camargo Grillo

Dados gerais

Autores

Sheila Vieira de Camargo Grillo, Daniela Nienkotter Sarda, Urbano Cavalcante da Silva Filho, Vanessa Fonseca Barbosa

Ano

2020

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica pelo seu caráter de impacto social e interface com o ensino básico.

Como corrigir redações na escola” foi um curso de extensão universitária  ministrado pela profa. Sheila Grillo em parceria com os pós-doutorandos Daniela Nienkötter Sardá (FAPESP, GP Diálogo USP-CNPq), Vanessa Fonseca Barbosa (Capes, GP Diálogo USP-CNPq) e Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA), egresso do Programa.

O curso foi direcionado a professores da Educação Básica e a Estudantes de Graduação, e abordou princípios para a correção de textos na escola, que levassem em consideração o gênero discursivo, o projeto de dizer do autor, a construção textual e a correção gramatical.

O curso contou com 80 inscritos, provindos da educação particular, pública e da graduação em Letras e Educação. Foi ministrado de forma gratuita, com apoio do Serviço de Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Saliente-se que o curso ministrado em 2020 é parte de um conjunto de ações realizadas pela profa. Sheila Grillo e pelos pesquisadores do grupo Diálogo no âmbito da extensão universitária. Nesse contexto, o curso de 2020 teve uma primeira edição em 2019, e, também em 2020, a profa. Sheila e a profa. Vanessa Fonseca Barbosa ministraram o curso “A atividade do revisor de textos considerada sob as perspectivas dialógica da linguagem e ergológica do trabalho”. Os cursos foram divulgados pelo site do Sistema de extensão universitária da FFLCH, como segue:

Correção de textos na escola, 2019

Divulgação: https://sce.fflch.usp.br/node/3007

A correção de textos na escola, 2020

Divulgação: https://sce.fflch.usp.br/node/3321

Título na Plataforma Sucupira: COMO CORRIGIR REDAÇÕES NA ESCOLA - CURSO DE DIFUSÃO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

A atividade do revisor de textos considerada sob as perspectivas dialógica da linguagem e ergológica do trabalho, 2020

Divulgação: https://sce.fflch.usp.br/node/3644.

Título na Plataforma Sucupira: A ATIVIDADE DO REVISOR DE TEXTOS CONSIDERADA SOB AS PERSPECTIVAS DIALÓGICA DA LINGUAGEM E ERGOLÓGICA DO TRABALHO - CURSO DE DIFUSÃO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

Escritura y documentos en la Iberoamérica Colonial

Sílvio de Almeida Toledo Neto

Dados gerais

Autores

Sílvio de Almeida Toledo Neto, Manuel Salamanca López

Ano

2020

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica tanto pelo seu caráter de impacto internacional como pelo seu teor de inovação.

Ressalta-se, em primeiro lugar, o contexto de excelência em que o curso foi organizado e difundido: "Escritura y documentos en la Iberoamérica Colonial” tomou a forma de um Massive Open Online Course (MOOC), ou 'Curso Online Aberto e Massivo', promovido pela Universidade Complutense de Madri, e foi ministrado por Ada Arrieta-Álvarez, Manuel Joaquín Salamanca López, Rosário Morujão e Sílvio de Almeida Toledo Neto.

O curso realiza um percurso teórico-prático através dos diferentes usos e práticas de escritura que ocorreram na Ibero-América durante o período colonial, a partir de disciplinas como Paleografia, Diplomática, Cronologia e Sigilografia, organizado em dez módulos:

0. Introducción

1. Nociones generales de Paleografía

2. La Escritura en Hispanoamérica durante la Edad Moderna (I)

3. La Escritura en Hispanoamérica durante la Edad Moderna (II)

4.  A Escrita em Luso-América durante a Idade Moderna (I)

5. A Escrita em Luso-América durante a Idade Moderna (II)

6. Nociones generales de Diplomática

7. Análisis diplomático del documento moderno hispanoamericano (I)

8. Análisis diplomático del documento moderno hispanoamericano (II)

9. Análise diplomática do documento moderno luso-americano (I)

10. Análise diplomática do documento moderno luso-americano (II)

No modelo MOOC, o curso foi aberto para o público geral; entretanto, para a obtenção do certificado de conclusão do curso, era necessário aprovar as atividades de avaliação concebidas para cada um dos módulos temáticos.

A parceria de Silvio de Almeida Toledo Neto nesse empreendimento se explica pelo renome internacional que o professor atinge em sua área, e é também fruto de diversos anos de sua colaboração com pesquisadores da área de filologia da Universidade Complutense.

A participação do docente nessa iniciativa inovadora é testemunho da vitalidade e do permanente engajamento da linha de Filologia Portuguesa - a mais tradicional do Programa - com as metodologias mais contemporâneas e, de fato, com as metodologias de ponta na área.

O curso ainda está disponível para acesso, em https://miriadax.net/web/escritura-y-documentos-en-la-iberoamerica-colonial-2-edicion-, e no canal da Universidade Complutense no Youtube, em https://youtu.be/T3yzv90ElnE.

Observe-se que o trabalho em torno do curso e sua preparação tem início em 2017, e se renova em versões subsequentes do MOOC realizadas em 2018, 2019 e 2020. O conjunto das atividades do professor nesse contexto, representado por esta produção indicada, é formado pelos seguintes produtos cadastrados na Plataforma Sucupira:

• ESCRITURA Y DOCUMENTOS EN LA IBEROAMÉRICA COLONIAL
  (2017, Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional);

• ESCRITURA Y DOCUMENTOS EN LA IBEROAMÉRICA COLONIAL
  (2018, Curso de Curta Duração);

• CURSO MOOC (MASSIVE OPEN ONLINE COURSE) - ESCRITURA Y DOCUMENTOS
   EN LA IBEROAMÉRICA COLONIAL, 2A EDICIÓN  - ORGANIZADO COM A  
  UNIVERSIDADE COMPLUTENSE, MADRI
  (2019, Curso de Curta Duração);

• ESCRITURA Y DOCUMENTOS EN LA IBEROAMÉRICA COLONIAL, 2A EDICIÓN
  (CURSO MOOC, MASSIVE OPEN ONLINE COURSE)
   (2020, Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional);

• ESCRITURA Y DOCUMENTOS EN LA IBEROAMÉRICA COLONIAL (3A EDICIÓN) -  CURSO EM FORMATO MOOC, UNIVERSIDADE COMPLUTENSE DE MADRI    (2020, Curso de Curta Duração).

Oficina de Paleografia

Silvio de Almeida Toledo Neto

Dados gerais

Autores

Sílvio de Almeida Toledo Neto, Vanessa Martins do Monte e Phablo Roberto Marchis Fachin

Ano

2019

Resumo

O destaque a essa produção técnica se justifica pelo seu caráter de extensão universitária e pela articulação com importante instituto cultural e acadêmico de salvaguarda de patrimônio material e imaterial do país.

As Oficinas de Paleografia têm sido ministradas pelos professores Sílvio de Almeida Toledo Neto, Vanessa Martins do Monte e Phablo Roberto Marchis Fachin com regularidade nos últimos anos. Com ampla divulgação, os cursos costumam ter suas vagas rapidamente esgotadas e contam com a participação de estudantes de graduação de pós-graduação da USP de diversas áreas, como Letras, História e Ciências da Informação, entre outras. Além dos discentes, inscrevem-se profissionais do setor público e privado que trabalham em instituições arquivísticas.

Em suas versões mais recentes, as oficinas tiveram lugar nas dependências do Instituto de Estudos Brasileiros – IEB da Universidade de São Paulo e puderam contar com observação e manuseio de manuscritos e itens do acervo iconográfico constantes de fundos e coleções do Arquivo do IEB.

Desse modo, destacam-se o caráter prático da Oficina e o privilégio de oferecer uma vivência do fazer paleográficos. O programa da oficina de 2019 contou com quatro encontros de três horas de duração, em que se tratou dos seguintes tópicos: introdução à paleografia, a história da escrita portuguesa, a paleografia de leitura e normas de transcrição. Houve a realização de exercícios práticos de leitura e decifração, além da visita à Reserva Técnica do Arquivo do IEB.

Saliente-se que o prof. Sílvio, a profa. Vanessa e o prof. Phablo ministraram quatro outras oficinas de paleografia em 2017 e 2018, todas com o apoio do IEB e sempre atendendo a um amplo público formado por pesquisadores de diferentes unidades da USP e interessados em geral. Além disso, uma segunda Oficina foi ministrada em 2019 pela profa. Vanessa Martins do Monte e pela Profa. Dra. Renata Ferreira Munhoz, egressa do Programa.

As oficinas desse conjunto estão cadastradas na Plataforma Sucupira como Cursos de Curta Duração, com os seguintes títulos:

2017 – duas oficinas:

OFICINA DE PALEOGRAFIA 2017

OFICINA DE PALEOGRAFIA

2018 – duas oficinas:

OFICINA DE PALEOGRAFIA I 2018       

OFICINA DE PALEOGRAFIA II 2018      

2019 – duas oficinas

CURSO DE EXTENSÃO MINISTRADO - OFICINA DE PALEOGRAFIA 2019 (1)

CURSO DE DIFUSÃO MINISTRADO - OFICINA DE PALEOGRAFIA: CURSOS DE INVERNO DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS (IEB) –  esta última, com a participação de Renata Ferreira Munhoz como coministrante, cf. http://www.ieb.usp.br/paleo.

O primeiro curso de 2019, aqui em destaque, vem representar esse conjunto de atividades dos docentes da área de Filologia e seu trabalho constante no sentido de dar a esta que é a área mais tradicional de atuação do Programa um caráter de relevância social e difusão.

Redação, leitura e interpretação de texto

Valdir Heitor Barzotto

Dados gerais

Autor

Valdir Heitor Barzotto

Ano

2020

Resumo

O destaque a essa produção técnica se justifica principalmente por seu caráter de impacto e solidariedade internacional.

O minicurso “Redação, Leitura e Interpretação de Texto” foi ministrado como parte das atividades do “Colóquio Internacional de Pesquisa Em Educação”, na Universidade Lueji A’nkonde – ULAN, em Angola. O objetivo do evento foi propiciar aos acadêmicos do Mestrado em Educação da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte – ESPLN, da ULAN, o aprimoramento das competências de leitura, da escrita e da interpretação de textos, com vistas à redação final da dissertação de mestrado.

O evento fez parte das atividades de um convênio de Cooperação Acadêmica Internacional entre a ULAN e a Universidade de São Paulo, contemplando as áreas de História, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais, Letras e Educação.

Na ocasião, o prof. Valdir Barzotto, além de oferecer o minicurso, apresentou também em sessão de comunicações o trabalho “Actualidades do português de Angola e da reforma ortográfica da língua portuguesa”; essa produção está cadastrada na Plataforma Sucupira como ‘Apresentação de trabalho’ (ACTUALIDADES DO PORTUGUÊS DE ANGOLA E DA REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA - COMUNICAÇÃO AO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE LUEJI A’NKONDE, ANGOLA, 2020).

Observe-se que o evento aconteceu em fevereiro de 2020, em fase anterior à pandemia global da Covid-19, em modo presencial.

O convênio da USP com a ULAN está apresentado em: https://ccint.fflch.usp.br/universidade-lueji-ankonde-ulan

Da pena de ave à pena digital: a contribuição das Humanidades Digitais ao ensino de Paleografia

Vanessa Martins do Monte

Dados gerais

Autores

Vanessa Martins do Monte, Ana Carolina Estremadoiro Prudente do Amaral

Ano

2020

Resumo

O destaque a essa produção técnica se justifica pelo seu caráter de extensão universitária e pela proposta original e inovadora do curso.

Trata-se, ainda, de uma iniciativa conjunta da profa. Vanessa Martins do Monte com a mestranda Ana Carolina Estremadoiro Prudente do Amaral, revelando, assim, o potencial de inovação e impacto social das ações dos discentes do Programa.

Da pena de ave à pena digital: a contribuição das Humanidades Digitais ao ensino de Paleografia teve como objetivos centrais:

apresentar os critérios tradicionais utilizados pela Paleografia de Leitura e de Análise, contextualizar brevemente o campo das Humanidades Digitais, praticar a escrita com pena metálica e apresentar a mesa digital e treinar o uso da pena digital.

O percurso proposto pelas ministrantes cobriu, de fato, um arco de diversos séculos na história da escrita. Essa aliança entre os elementos mais tradicionais da paleografia (e de outras ciências afins), originada da erudição dos docentes da linha de pesquisas em Filologia do Português, e as metodologias e abordagens digitais mais contemporâneas marca o equilíbrio entre passado e futuro na linha, e é revelador da vitalidade de suas pesquisas.

Ressalte-se, ainda, o fator de impacto social da atividade. Destinado a graduandos, pós-graduandos e interessados em geral “que lidem na sua prática cotidiana ou esporádica com documentos manuscritos em português, procurando decifrá-los, transcrevê-los e, eventualmente, preparar sua edição”, conforme o Programa, o curso teve ampla divulgação e suas vagas foram rapidamente esgotadas.

A produção aqui em destaque, assim, vem representar as multifacetadas atividades de extensão universitária dos docentes da linha de Filologia e seu trabalho constante no sentido de dar a esta que é a área mais tradicional de atuação do Programa um caráter de relevância social e difusão. Nesse caso, em particular, pode-se falar em docentes e discentes da linha, tendo em vista, mais que a participação ativa nas aulas, a colaboração efetiva da discente Ana Carolina do Amaral na concepção e planejamento do curso.

O curso contou com o apoio do Serviço de Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, e esteve anunciado em https://sce.fflch.usp.br/node/3401. Recebeu, também ampla divulgação nas redes sociais administradas pelos estudantes da Universidade.

Técnicas descritivas de aspectos acústicos da entoação emotiva da fala em língua portuguesa: o modelo ExProsodia

Waldemar Ferreira Netto

Dados gerais

Autor

Waldemar Ferreira Netto

Ano

2019

Resumo

O destaque a esta produção técnica se justifica por seu caráter de impacto social e pelo teor de inovação do tema em tela.

O curso “Técnicas descritivas de aspectos acústicos da entoação emotiva da fala em língua portuguesa: o modelo exprosodia”  fez parte das atividades do “2º Simpósio sobre Síndrome de Down”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPG-Ling da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (campus Vitória da Conquista). O evento teve como proposta principal discutir diversos temas ligados à síndrome, principalmente, no que diz respeito à inclusão social. O evento incluiu também o “1º Simpósio Sobre Transtornos de Linguagem”, dedicao a debates de assuntos relacionados a afasias, esquizofrenia, autismo e dislexia. As ações foram uma realização do Núcleo Saber Down e do Grupo Fala Down, ambos vinculados ao PPG-Ling. O ciclo de atividades foi composto por palestras, minicursos e mostras de pesquisas, abertas à participação de Pessoas com Síndrome de Down e seus familiares, profissionais da área da Saúde e da área da Educação e demais interessados na temática.

O curso ministrado pelo prof. Waldemar Ferreira Netto no evento apresentou técnicas e resultados da construção de protocolos de análise da entoação aplicados às manifestações emotivas disfuncionais na fala de pacientes com esquizofrenia, tema de diversos trabalhos do grupo de pesquisas ExProsodia – Análise automática da entoação na fala de língua portuguesa, liderado pelo professor (cf. https://exprosodia.fflch.usp.br).

Além do curso, o prof. Waldemar Ferreira Netto proferiu também a conferência de encerramento do evento, com o tema “Características musicais na entoação da fala em língua portuguesa e suas modificações em disfunções emotivas: aspectos da fala na esquizofrenia”, cadastrada na Plataforma Sucupira como ‘Apresentaçao de trabalho’ (CARACTERÍSTICAS MUSICAIS NA ENTOAÇÃO DA FALA EM LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS MODIFICAÇÕES EM DISFUNÇÕES EMOTIVAS: ASPECTOS DA FALA NA ESQUIZOFRENIA - COMUNICAÇÃO AO I SIMPÓSIO SOBRE TRANSTORNOS DE LINGUAGEM, 2019).

O Simpósio foi anunciado no site da UESB em http://www.uesb.br/noticias/simposios-abordarao-sindrome-de-down-e-transtornos-de-linguagem.