Linguística Aplicada do Português

Nesta linha, são contempladas pesquisas transdisciplinares sobre procedimentos gramaticais, textuais e discursivos (língua materna e língua estrangeira; textos orais e escritos) em contexto escolar (formação inicial e continuada) e em outros contextos.

Docentes

Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
Prof.ª Dra. Maria Helena da Nóbrega
Prof.ª Dra. Norma Seltzer Goldstein
Prof.ª Dra. Rosane de Sá Amado
Prof. Dr. Waldemar Ferreira Netto
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Prof.ª Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino


Disciplinas


Projetos

Entre o dizer o dito: letramento acadêmico no ensino e na pesquisa

Descrição: Assumindo que a problemática do letramento, seja ele inicial ou não, põe o pesquisador diante da dificuldade de estabelecer fronteiras entre fatos de linguagem só aparentemente isolados, este subprojeto tem por meta a exploração da zona fronteiriça que é, talvez, a principal delas: a que se pode observar entre o dizer e o dito, aproximação usada, aqui, num sentido um pouco diferente daquele do título do livro de Oswald Ducrot (1997). Ao tomar como objeto de pesquisa práticas que estão permanentemente em transição, ora o pesquisador se depara com a nem sempre fácil delimitação do campo do oral e do letrado; ora constata a interpenetração entre saberes formais e informais; ora detecta a convivência entre formas tradicionais e novas de comunicação; ora é confrontado com suportes e circulações de textos que se movimentam de uma dimensão espaçotemporal restrita para outra, muito ampla; ora capta uma pesada voz institucional ao lado de discursos não-institucionalizados; ora captura a voz do escrevente, ora é a voz de um outro que se faz ouvir. Neste subprojeto, em que todas essas formas de transição são concebidas como casos de apropriação da palavra de outrem e, portanto, como partes da relação entre o dizer e o dito tomada como condição de linguagem, o corpus é constituído a partir do banco de dados do grupo de pesquisa CNPq Práticas de leitura e escrita em português língua materna, atendo-se, nesta pesquisa, a dois conjuntos de textos. O primeiro deles foi produto de coleta realizada pelo pesquisador responsável por este subprojeto e reúne 79 textos produzidos por alunos do primeiro ano do curso de Letras, frutos de uma experiência com o ensino do gênero painel (ou pôster); o segundo é composto por 07 artigos acadêmicos, ainda em vias de publicação, produzidos por participantes e/ou convidados como parte das atividades do mesmo grupo de pesquisa, incluindo mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, com a particularidade de que a produção dos textos do segundo conjunto resultou de estudo analítico do material do primeiro conjunto. A depender do andamento da pesquisa, esse material poderá ser ampliado. Como expectativa de resultado, este subprojeto pretende observar as formas de apropriação do discurso de outrem nos dois conjuntos de textos, investigando, no segundo conjunto, além dessas formas de apropriação, também o modo como os pós-graduandos captam o fenômeno em eventuais referências que façam a ele ao analisarem textos do primeiro conjunto.

Responsável: Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
 

Discurso acadêmico na pesquisa e no ensino: questões em torno da apropriação da palavra de outrem (Projeto CAPES COFECUB nº 834/15)

Descrição: Por meio da presente proposta de pesquisa e de parceria universitária entre o Brasil e a França, envolvendo quatro instituições universitárias brasileiras ? UNESP de São José do Rio Preto, UNICAMP, USP e PUC Minas, sob a coordenação desta última ? e quatro francesas ? Université de Lorraine, Université Charles de Gaulle/Lille 3 e Université Stendhal Grenoble III, sob a coordenação da primeira ?, pretende-se dar continuidade a um conjunto de expedientes investigativos sobre o letramento acadêmico levado a termo, nos últimos anos, por pesquisadores membros das duas equipes e por outros tantos interessados nesse mesmo campo (ASSIS; BOCH; RINCK, 2012; KOMESU, 2012; DAUNAY; LAHANIER-REUTER, 2011; CORRÊA, 2010; STREET, 2010; MATENCIO, 2002; DELCAMBRE, 2001, REUTER, 1998, dentre outros), visando a fortalecer e ampliar a discussão acerca dos conhecimentos, dimensões e fatores que compõem as práticas da esfera acadêmica, no que toca aos processos de formação e de pesquisa na universidade. O projeto, que se inscreve no domínio das Ciências Humanas e Humanidades, recobrindo questões que dizem respeito ao campo da linguística e da linguística aplicada, reúne pesquisadores brasileiros e franceses cujas atividade profissional e produção intelectual têm sido marcadas pelo engajamento em práticas formativas e toma como objeto de investigação o discurso acadêmico em situações de pesquisa e de ensino, sobretudo no que toca à apropriação da palavra de outrem, aqui assumida em sua relação com o fenômeno do dialogismo, visto como propriedade constitutiva da linguagem, conforme abordagem bakhtiniana. Trata-se, nessa medida, de colocar em foco, na discussão sobre a complexa rede de saberes e normas que orientam a apropriação do discurso de outrem: (i) os modelos científico-ideológicos que regem o letramento acadêmico, tendo em vista, principalmente, as dinâmicas em torno da internacionalização do ensino e da pesquisa; (ii) a delicada questão do plágio e os expedientes tecnológicos concebidos para flagrá-lo; (iii) as especificidades do processo de textualização em práticas de letramento acadêmico efetivadas em diferentes áreas do conhecimento e/ou em contexto digital; (iv) a ação do pesquisador orientador na avaliação de textos acadêmicos produzidos em diferentes níveis da formação universitária; (v) o papel e as formas de apropriação da palavra de outrem, tendo em conta as motivações do escrevente, dentre as quais se inclui o peso dos padrões de normalização para os textos acadêmicos; (vi) as estratégias e os recursos linguístico-textuais e discursivos que marcam a assunção de uma identidade acadêmico-profissional nos textos acadêmicos. No que se refere à metodologia de coleta/geração de dados, de responsabilidade de cada um dos pesquisadores participantes, prevê-se um conjunto heterogêneo de textos, em língua francesa e em língua portuguesa, para os quais se estabelecerá abordagem qualitativa ou quantitativo-qualitativa, visando a análise linguístico textual e discursiva. No que toca às contribuições científicas e sociais do projeto, destacam-se (i) sua possibilidade de incrementar e expandir os conhecimentos teórico-conceituais e metodológicos acerca do discurso acadêmico em face dos desafios contemporâneos, (ii) seu potencial para a formação de recursos humanos especializados e (iii) seu impacto por meio da socialização, em publicações e eventos da área, da produção conjunta de resultados.

Responsável: Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa

 

Escrita e letramento acadêmico: conceitos de trabalho e outros encaminhamentos para o ensino e para a pesquisa

Descrição: Este projeto inclui temas cujo aprofundamento têm requerido, no interior da problemática do letramento acadêmico, atenção mais duradoura em pesquisas desenvolvidas por mim, ao lado de outros temas, mais recentes: (a) o da relação letramento/oralidade no tocante à concepção de escrita que orienta a produção desses textos; (b) os das relações dialógicas, de tempo/espaço e de temporalidade(s)/espacialidade(s), os quais estão na base das concepções de enunciado, de gênero do discurso, de texto e de discurso; (c) o do processo de letramento no contexto de formação do aluno para o ensino (futuro professor) e para a pesquisa (futuro pesquisador); e (d) o do processo de elaboração de conceitos de trabalho para o ensino, entendidos como instrumentos didáticos formulados a partir de quaisquer das dimensões da linguagem com a finalidade de oferecer aos alunos elementos para reflexão e intervenção sobre/na sua própria escrita. O objetivo da atual pesquisa é investigar como se dá o processo de letramento acadêmico, observando, em particular, como se dá o desenvolvimento da escrita (e da leitura) de pré-universitários e universitários (graduandos e pós-graduandos) e propondo, a partir disso, encaminhamentos para o trabalho em sala de aula. O material disponível para análise é constituído de textos produzidos por estudantes em diferentes momentos de inserção no ambiente escolar e em diferentes situações. O banco de dados, constituído desde 2001, é composto por material coletado em três situações: (a) de avaliação; (b) de aula e (c) de edição para publicação. Fazem parte dos textos produzidos em situação de avaliação: 3363 respostas à questão discursiva de Letras e Linguística, número que corresponde a cerca de 20% do total de respostas obtidas no exame de 2001; 270 redações dissertativas sobre o tema Trabalho, produzidas por candidatos ao curso de Letras da USP por ocasião do Vestibular FUVEST/2006; e 307 redações dissertativas sobre o tema Fronteiras, produzidas por candidatos a diferentes cursos da USP por ocasião do Vestibular FUVEST/2009. O material produzido em situação de aula (o pesquisador era também o professor) foi coletado no decorrer do ano de 2013 e reúne: 79 textos obtidos no processo de ensino do gênero painel (ou pôster) por alunos do 1º ano do curso de Letras (diurno) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; 100 resenhas obtidas no processo de discussão de textos teóricos por pós-graduandos do PPG. em Filologia e Língua Portuguesa da USP. O material produzido em situação de edição é composto de 06 capítulos de livro de autoria de doutores e doutorandos, obtidos durante o processo coletivo de edição para publicação de um livro (o pesquisador era também o organizador do livro). Foram coletados, também, materiais de apoio produzidos pelo professor/pesquisador, tais como: planejamento das atividades e anotações sobre como se desenvolveram essas atividades em situação de aula ou de edição. A base teórica do projeto constitui-se de cinco fundamentos, expostos em Corrêa (2013), a saber: (1) o fundamento pragmático-enunciativo de toda produção escrita; (2) o fundamento discursivo da identidade do sujeito, considerada a relação de alteridade em seu sentido forte; (3) o fundamento indiciário do material linguístico na escrita; (4) o fundamento dialógico para o ensino da escrita; e (5) o fundamento discursivo do material linguístico e do sujeito na elaboração de conceitos de trabalho para o ensino. Metodologicamente, a análise dos textos é orientada por uma abordagem qualitativa, podendo, eventualmente, recorrer à quantificação como modo de comprovação estatística. A expectativa é produzir uma pesquisa de base (análise dos textos e interpretação dos resultados segundo os temas indicados) que tenha alcance de aplicação no ensino.

Responsável: Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa

 

Atuação Profissional em Letras

Descrição: Integrando disciplina da graduação, este projeto busca analisar a diversidade de atuação para os profissionais de língua portuguesa, idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas e culturas, bem como demonstrar formas de integrar-se no mercado de trabalho. O objetivo é ampliar o conhecimento do estudante sobre sua atuação profissional na sociedade do conhecimento, sob a forte influência das tecnologias de informação e comunicação. Conhecendo o mercado empresarial, editorial e educacional, é possível criar plano de carreira adequado aos interesses e competências pessoais.

Responsável: Prof.ª Dra. Maria Helena da Nóbrega

 

 

Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem

Descrição: O projeto, que se inscreve na linha de pesquisa Linguística Aplicada aos Estudos do Português, toma como objeto de investigação a argumentação nos manuais didáticos e em periódicos de ensino, sobretudo no que se refere às questões de dissertação escolar, problemas de redação, gêneros do discurso, particularmente, redações do vestibular, do Enem, em que se encontra uma tensa problematização com a palavra do outro, isto é, com o discurso alheio, um dos conceitos centrais na concepção de linguagem de Bakhtin (1934-35), Medviédev (1928) e Volóchinov (1929. Trata-se, nessa medida, de colocar em foco os manuais didáticos produzidos a partir da década de 1960, buscando as orientações e métodos que conduzem os alunos às noções de texto dissertativo, argumentativo, discurso alheio no discurso próprio, formas de citação, formas de introdução, formas de argumentação por causa, consequência, contraposição, conflitos etc. Tendo em vista o estudo desses fenômenos linguísticos e discursivos, principalmente, nos manuais escolares e nas revistas de divulgação de ensino de grande circulação nacional como Nova Escola, Escola São Paulo de Ciência Avançada/ Fapesp, por exemplo, vamos tomar como base o conceito bakhtiniano de "estilística do gênero" ([1934-35] 2015:21). Para Bakhtin, o enunciado concreto não é um sistema abstrato da língua, mas ele o entende como um acontecimento único, histórico, em que está situado em um tempo e espaço real com sujeitos que interagem socialmente com um propósito discursivo. Essa estilística do gênero parte de um estudo amplo em torno da estilística do romance soviético em que Bakhtin busca superar a divisão entre forma e conteúdo. Na verdade, esse texto surpreende pelas análises linguístico-discursivas do gênero do discurso e da estilística sociológica, fundamental para as análises dos estudos argumentativos nos manuais, uma vez que que as propostas didáticas contem gêneros intercalados, híbridos como também diversas linguagens, gêneros e estilos. Essa fundamentação teórica tem como finalidade (i) servir de base para análises linguístico-discursivas da produções escritas, visando as atividades didáticas relacionadas à argumentação/ dissertação e os artigos argumentativos nas revistas de educação; (ii) aprofundar o conceito de "argumentação" na concepção bakhtiniana e em teorias linguísticas da argumentação; (iii) elucidar a presença da função argumentativa e da crítica como atividade humana que coordena múltiplos e heterogêneos saberes nos materiais didáticos de língua portuguesa em circulação a partir de 1964, início da ditadura brasileira. Metodologicamente, prevê-se um trabalho a partir de uma base documental coletada nos acervos do livro didático de várias universidades (FEUSP, UFRN, Bibliothèque Diderot de Lyon [documentation életronique]), para implantar uma análise pela aplicação do método dialógico, contemplando três etapas: (a) a dimensão alteritária, em o pesquisador participa responsavelmente da coleta dos dados; (b) a tensão dialética instaurada entre pesquisador e materiais coletados; (c) a responsividade observável entre vários materiais de mesmo período histórico e de outros períodos. O objetivo principal é aprofundar a concepção de argumentação, na medida em que ela pode elucidar a atividade dupla da linguagem na qual há uma tensão entre o monólogo e o diálogo, entre o trabalho enunciativo e o trabalho interacional presente nos manuais escolares de língua portuguesa em circulação no ensino médio brasileiro. Quanto às contribuições cientificas e sociais do projeto, ressaltam-se (i) a continuidade na investigação em torno dos diferentes manuais escolares ao longo do século XX e XXI, construindo uma arquitetônica da produção escrita; (ii) a socialização da produção, por meio da publicação em artigos e livros.

Responsável: Prof.ª Dra. Maria Inês Batista Campos 

 

Ensino de argumentação em manuais didáticos dos anos 1960 a 1980: abordagem linguístico-discursiva

Descrição: O projeto de pesquisa Ensino de argumentação em manuais didáticos dos anos 1960 a 1980: abordagem linguístico-discursiva a ser desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal (UFRN), tem dois objetivos centrais. O primeiro deles é o desenvolvimento de estudos que tragam subsídios teórico-metodológicos atualizados para as pesquisas do projeto "Letramentos, ensino, memória: a teoria dialógica da linguagem", do Subgrupo "Redes Bakhtinianas", integrante dos GP/CNPq Estudo do Discurso (Gedusp) do PPG-Filologia e Língua Portuguesa/USP e do GP/CNPq Linguagem, identidade e memória /PUC-SP. De um lado, com o aprofundamento dos conceitos de arquitetônica, ato ético, gênero do discurso, argumentação e relações dialógicas, desenvolvidos por M. Bakhtin e o Círculo (1919, 1920, 1921, 1924, 1930-1934); de outro, com o aprofundamento dos fundamentos dominantes em estudos produzidos pelas teorias do texto, como Análise do discurso e Linguística textual, enfatizando os tópicos referentes à argumentação, dissertação, texto dissertativo-argumentativo, principalmente, os articuladores argumentativos do texto e a proposta temática. Para tanto, integraremos o Projeto de Pesquisa de Soares "Livros didáticos de língua portuguesa: à procura da relação entre categorias gramaticais das sequências textuais e a (não) assunção da responsabilidade enunciativa" (RODRIGUES: Currículo Lattes), pesquisadora dos estudos linguístico-discursivos com ampla produção científica em torno do tema. Na linha de pesquisa "Estudos Linguísticos do Texto", Soares elege o livro didático como objeto de estudo. No seu projeto, oferece a investigar o livro didático de língua portuguesa, buscando descrever, analisar e interpretar o conteúdo veiculado. Soares se interessa em investigar se há e como se dá a relação entre categorias gramaticais das sequências textuais e a (não) assunção da responsabilidade enunciativa. Nosso propósito é buscar o diálogo crítico e produtivo com os estudos da argumentação, dissertação, discurso e ensino nos livros didáticos de língua portuguesa. Dois aspectos serão contemplados: 1) o aprofundamento de alguns conceitos como arquitetônica, ética, plurilinguismo, mundo da cultura e relações dialógicas, desenvolvidos por M. Bakhtin e o Círculo 2) a compreensão dos fundamentos dominantes nos estudos do discurso argumentativo, com vistas a delimitar as especificidades das produções científicas, proposta desenvolvida por Rodrigues. O segundo objetivo, decorrente do primeiro, serão considerados os fundamentos teóricos da argumentação aplicáveis ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa, concretamente, em materiais didáticos produzidos para alunos do ensino médio (antigo clássico, científico, 2º grau, colegial). Esse trabalho tem como finalidade servir de base para uma análise que possa delinear uma aproximação linguístico-discursiva da produção escrita, com foco nas atividades didáticas propostas à argumentação. O alvo deste projeto é aprofundar o conceito de "argumentação", a fim de elucidar a presença da função argumentativa ou crítica como atividade humana que coordena múltiplos e heterogêneos saberes nos materiais didáticos de língua portuguesa em circulação entre 1960 a 1980, isto é, anos que antecederam à ditadura brasileira e anos de chumbo do regime militar. Como resultado final da pesquisa produziremos um artigo a ser publicado na Revista Eletrônica Linha d'Água a ser publicado em março de 2018.

Responsável: Prof.ª Dra. Maria Inês Batista Campos
 

 

Língua Portuguesa no ensino básico e superior: dos gêneros textuais/discursivos do livro didático, acadêmicos, jurídicos e políticos às estratégias de textualidade da oralidade e da escrita (PROCAD)

Descrição: Os resultados de diferentes avaliações a que são submetidos os alunos do ensino básico (Prova Brasil/SAEB, IDEB e PISA) apontam o frágil desempenho obtido por eles nas várias regiões do país. Diante dessa realidade, Língua Portuguesa no ensino básico e superior: dos gêneros textuais/ discursivos do livro didático, acadêmicos, jurídicos e políticos às estratégias de textualidade da oralidade e da escrita tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de projetos de ensino e de pesquisa, com a finalidade de dar prioridade a Língua Portuguesa na educação básica e superior, integrando uma rede de professores pesquisadores, doutorandos, mestrandos e alunos de IC das três equipes envolvidas, contribuindo, assim, para o equilíbrio regional da pósgraduação (Universidade de São Paulo/SP, proponente / Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN, Associada I / Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS, Associada II). Assim sendo, apoiará a realização de missões regionais e nacionais, estágios sanduíches, Pós-Doc e a participação em eventos nacionais e internacionais (no Brasil e no exterior). Para este projeto, foram estabelecidas sete metas: a) desenvolver projetos de pesquisa em parceria em torno dos gêneros textuais/discursivos escolhidos para livros didáticos de Língua Portuguesa adotados em escolas públicas, focalizando as atividades de interpretação e de exploração de questões linguísticas; b) viabilizar a realização de projetos de pesquisa que tenham como dados gêneros discursivos / textuais coletados nas três IES que integram a proposta, em periódicos e livros da área; c) inovar no que concerne ao estudo de gêneros discursivos / textuais do domínio jurídico no Brasil, visando a uma melhor compreensão do discurso jurídico, a partir de uma abordagem discursivo-textual, o que viabilizará sua democratização e transparência; d) promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa que analisem diferentes gêneros discursivos / textuais do domínio político, descrevendo estruturas linguísticas com vistas à análise e interpretação do ato de argumentar, dentro de uma dimensão social e discursivo-textual; e) desenvolver projetos de pesquisa que viabilizem a elaboração de sequências didáticas com vistas a uma atuação na formação de professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio; f) fomentar as condições necessárias para publicações conjuntas, disseminando a produção científica das três equipes; g) estimular a mobilidade dos professores e alunos envolvidos, por meio da realização de missões acadêmicas, divulgando, discutindo e ampliando os resultados propiciados pelas diferentes etapas da pesquisa. A equipe é formada por três coordenadoras, dez professores doutores e oitenta e sete alunos entre graduandos e pós-graduandos. Este projeto, com todas as suas atividades promovendo a interação científico-acadêmica entre os participantes, pretende como resultado, contribuir para uma melhoria na formação de toda a equipe envolvida por meio de um intenso trabalho de pesquisa no ensino de Língua Portuguesa e para isso estão previstas a) realização de 4 estágios pós-doutorais; b) inserção de 36 jovens na Iniciação Científica; c) realização de 24 missões de estudo ? mestrado sanduíche; d) realização de 24 missões de estudo?doutorado sanduíche; e) realização de 40 missões de missões de docência e pesquisa obrigatórias; e) 04 missões das coordenadoras; f) participação em eventos acadêmicos científicos no Brasil e no exterior.

Responsável: Prof.ª Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

Participante: Prof.ª Dra. Maria Inês Batista Campos; Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva

 

Gêneros e ensino de língua materna

Descrição: Trata-se de pesquisa voltada à análise de resultados do trabalho com gêneros em salas de aula do ensino de LÍNGUA PORTUGUESA em todos os níveis de ensino. A finalidade é obter subsídios que auxiliem os professores de português de ensino fundamental e médio. Dentre outros aspectos, pretende-se observar a estabilidade e instabilidade dos gêneros.

Responsável: Prof.ª Dra. Norma Seltzer Goldstein
 


Ensino de português como língua de acolhimento

Descrição: Este projeto dá sequência ao anterior - português para falantes de outras línguas - abrangendo a nova área de pesquisa do português como língua de acolhimento. Além de promover o ensino de português como segunda língua para imigrantes e indígenas, o português língua de acolhimento busca integrar a sociedade do entorno por meio de ações que envolvam o ensino de português como língua materna a adultos em processo de alfabetização e de crianças em idade escolar, sensibilizando e envolvendo a comunidade.

Responsável: Prof.ª Dra. Rosane de Sá Amado

 

Projeto Tradição Oral, Narrativas e Sociedade

Descrição: Este projeto objetiva descortinar a reflexão social relativa à mudança de sociedades tradicionais para sociedades modernas, tomando o quadro teórico de Durkheim e aplicando os modelos de análise de narrativas propostos por Labov e Waletzky (1967), Labov (1997) e Bruner (1991), especialmente voltados nos estudos da linguagem. Baseia-se na hipótese de Jerome Seymour Bruner (1915-2016), que deu argumentos convincentes para que a nossa própria identidade pudesse ser entendida como um fenômeno narrativo. Não há como decidir se essa hipótese tem corresponde à realidade, mas é viável aceitá-la como plausível, sobretudo porque permite explicar um conjunto muito significativo de fatos sociais como se verá. A discussão partirá da formação social, que é o conjunto maior, portador de todas as informações humanas, para o senso comum, entendido como o conjunto de informações que a sociedade procura manter; daí para a formação dos indivíduos, que seriam aqueles que, reunido sob o mesmo senso comums formam a sociedade e, então, para a maneira particular como os indivíduos adquirem e portam esse conjunto simbólico, com que constroem a si mesmos e a sociedade. Finalmente aparecerão as narrativas e as suas possibilidades de abordagens que serão a única base material para a compleição social. Para a formação social, a hipótese da diferenciação entre sociedades de Émile Durkheim ? aqui consideradas como sociedades tradicionais e sociedades modernas ? será a base de toda a discussão. A hipótese da diferenciação entre status adquirido e status atribuído de Ralph Linton complementará a discussão. Ambas vão perpassar a discussão do senso comum, da individuação e da formação simbólica. A discussão sobre o senso comum não terá um texto base, mas sim um conjunto de obras de cunho antropológico. Essa hipótese, entretanto, vai culminar nas imagens de Ernest Gellner e de Mário de Andrade que apresentarão suas hipóteses da imersão do homem comum num sistema de crenças que lhe obscurece sua própria percepção da realidade. A individuação, cujo o ponto de partida serão as ideias de Aristóteles, seguirá as hipóteses de David Hume que servirão de base para as discussões posteriores. George Mead servirá como ponto de passagem para a discussão de Gerard Genette, em relação à separação entre a narrativa de ficção e as demais. A formação simbólica, que é o capítulo em que finalmente a linguagem terá um papel predominante, terá como ponto de partida e base para todas as discussões, mesmo retroativamente, as ideias de Charles Sanders Peirce e Gottlob Frege, cujas concepções de símbolo farão o enlace final de tudo o que se discutiu para, somente a partir delas, ter início a análise das narrativas. Finalmente, além de apresentar alguns modelos de análise de narrativas, em geral, que estarão baseados nas propostas de Labov & Waletzky (1967), Labov (1997) e Bruner (1991), tentar estabelecer diferenças entre aspectos das narrativas que preconizem a descrição e a manutenção de comportamentos e os que preconizem a inovação pela reflexão crítica do comportamento tradicional.

Responsável: Prof. Dr. Waldemar Ferreira Netto
 

ExProsodia - A prosódia no discurso narrativo

Descrição: Jean Vansina propôs que as formas orais da transmissão tradicional do conhecimento estabelecessem distinção entre forma e conteúdo de um lado, e liberdade e fixidez de outro: a narrativa compreendendo o improviso prosódico e lexical, e o poema, rejeitando o improviso. Poema e narrativa, segundo Roman Jakobson, diferem exclusivamente quanto à mensagem, deixando referências fregianas e interpretantes peircianos além de seu escopo. Na medida em que variações prosódicas e lexicais não atingem referências, a narrativa se caracteriza como uma sucessão de eventos representados simbolicamente. Na fala, a produção da voz e as representações lexicais estabelecem dois sistemas que se integram no ritmo tonal: a sustentação da voz condiciona-se com as condições do falante e a distribuição lexical decorre do acordo entre as necessidades expressivas do falante e as possibilidades de construção sintática que a língua apresenta. Em narrativas orais, a integração desses sistemas permite-nos associar a entoação na fala com a entoação musical: finalizações autênticas visam a um tom descendente finalizador, enquanto que finalizações plagais não buscam esse mesmo tom, reproduzindo na fala a mesma tendência que se verificou para a música ocidental. 

Responsável: Prof. Dr. Waldemar Ferreira Netto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gêneros do discurso, Letramento e Ensino de Língua Portuguesa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição: O projeto tem por proposta discutir questões referentes ao ensino de língua portuguesa no que concerne à produção de textos e à promoção do letramento. Trata-se de observar os gêneros discursivos que circulam em nossa sociedade, em determinadas esferas (pedagógica/acadêmica, teatral e das redes sociais), a partir das modalidades falada e escrita da língua e que circulam em suportes diferenciados, para conhecer a situação atual e propor encaminhamento concernente à tipologia textual específica. O recorte recai sobre os processos de persuasão, buscando-se investigar a situação atual do ensino nessa direção, seja por meio da análise de livros didáticos, seja a partir de entrevistas a professores e alunos, após mais de duas décadas de implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. As discussões em torno do letramento permeiam todo o trabalho, destacando-se a importância da leitura e produção dos diferentes gêneros que circulam em nossa sociedade, além do diálogo necessário entre os diferentes domínios discursivos. Observa-se, assim, a natureza multidisciplinar do projeto que pode,quando for o caso, dialogar com outras disciplinas do currículo escolar, especialmente, no que concerne às Artes. A discussão teórica faz-se a partir das pesquisas de Bakhtin (1992), Marcuschi (2004), Dolz e Schneuwly (2004), Fávero, Andrade e Aquino (2008) entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Responsável: Prof.ª Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino