Missão e objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo tem como missão o desenvolvimento do conhecimento científico nos campos das Ciências da Linguagem e da Filologia, direcionado tanto à evolução teórico-metodológica de suas diferentes subáreas quanto à aplicação desse conhecimento no enfrentamento de problemáticas sociais e educacionais brasileiras.

Instituído em 1971, o Programa completa 50 anos em 2021. A realização da missão do Programa nessas cinco décadas está concretizada na formação de gerações de pesquisadores hoje espalhados pelo Brasil, e no forte impacto da nossa pesquisa sobre a educação básica no país.

Desde sua primeira titulação, realizada em 1980, o Programa formou três gerações de linguistas e filólogos, que atuam hoje em importantes programas de pós-graduação em Letras nas mais distintas regiões do País (e mesmo, mais recentemente, no exterior). Esses pesquisadores conduziram e conduzem investigações em diferentes subáreas e linhas teóricas da linguística e da filologia, fazendo avançar o conhecimento em torno da gramática, do léxico, do funcionamento discursivo e da trajetória histórica da língua portuguesa, contemplando tanto o universo da escrita como da oralidade.

O Programa tem também longa tradição na aplicação do conhecimento científico no enfrentamento das problemáticas sociais e educacionais brasileiras, por meio de sua notável atuação na interface com a Educação Básica.  Essa interface se materializa em diversas dimensões do funcionamento do Programa - em particular, nas pesquisas transdisciplinares sobre procedimentos gramaticais, textuais e discursivos em contexto escolar, na reconhecida atuação de seus docentes na elaboração de materiais didáticos largamente adotados ao redor do Brasil e na ênfase dada pelo Programa na formação continuada de professores-pesquisadores atuantes nas redes pública e privada de ensino básico.

Assim, a atuação do Programa nas duas dimensões fundantes de sua missão – avanço científico e enfrentamento das problemáticas sociais e educacionais – pode ser avaliada de modo abrangente, graças ao longo horizonte temporal de seu funcionamento.

Atualmente, com uma trajetória de mais de 50 anos, o Programa está pronto para inaugurar um novo ciclo, no qual sua missão ganha contornos mais contemporâneos.

É notável, nos anos mais recentes, o adensamento da preocupação com o impacto social da pesquisa realizada no Programa. Isso se revela, no eixo filológico, pela intensificação das pesquisas na fronteira entre a filologia e a computação, e pela ampliação das pesquisas na interface entre a filologia e as instituições de curadoria da memória; e no eixo linguístico, pela ampliação da troca de conhecimentos com países de língua portuguesa na África e na Ásia, pela intensificação das pesquisas interdisciplinares (por exemplo, na fronteira com a área médica, com pesquisas no campo da cognição), e pela intensificação das pesquisas voltadas à argumentação e a retórica no campo do discurso político e no ambiente das redes sociais.

O foco do Programa, hoje, está na articulação entre os dois elementos fundantes de sua missão (desenvolvimento científico e enfrentamento das problemáticas sociais) frente aos desafios da contemporaneidade – em particular, a ampliação da internacionalização, a aceleração do desenvolvimento tecnológico, e o adensamento da multidisciplinariedade.

Esse novo foco deve ser compreendido no contexto do intenso processo de renovação experimentado pelo Programa nos últimos anos. Em particular graças ao encontro de gerações que passa a ter lugar em seu quadro docente (hoje formado por pesquisadores renomados nacional e internacionalmente e por uma nova geração de docentes, que trouxe dinamismo e perspectivas inovadoras), o Programa realizou um intenso processo de reflexão coletiva que resultou em uma reestruturação profunda de suas práticas de gestão. Esse processo, iniciado no quadriênio 2017-2020, hoje apresenta diversos resultados positivos, um deles o conceito 5 na avaliação da CAPES. As práticas renovadas do Programa buscam conjugar, de um lado, a responsabilidade de manter os melhores valores trazidos pela nossa tradição e, de outro, a necessidade de avançar em harmonia com realidade contemporânea da formação e da pesquisa em pós-graduação.

Esse contexto recente motivou, assim, o necessário movimento de renovação do Programa, e hoje anima a inauguração de seu novo ciclo de atuação, o Ciclo 2021-2024.

O foco do Programa nesse novo ciclo – centralizado no impacto social das pesquisas – traz contornos particulares para as atividades de formação discente. O objetivo passa a ser a formação de pesquisadores e professores de um novo tempo: mestres, mestras, doutores e doutoras preparados para as mudanças paradigmáticas trazidas pela internacionalização, pelo desenvolvimento tecnológico e pela multidisciplinariedade.

Dessa forma se espera que, a exemplo das três gerações de pesquisadores formadas desde sua fundação, as próximas gerações de tituladas e titulados do Programa estejam sempre avançando em direção ao conhecimento científico para atuar na sociedade em consonância com os desafios de seu tempo.