Profa. Dra. Rosane de Sá Amado

É bacharel em Letras, habilitação Árabe-Português, mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo em pesquisa sobre o Pykobjê-Timbira, língua indígena da família Jê. Realizou pós-doutorado na Universidade de Brasília, no NEPPE-UnB, na área de Linguística Aplicada, com pesquisa voltada ao ensino de português como língua de acolhimento. É docente da Universidade de São Paulo e coordena o Grupo de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas (GE-PFOL). É coordenadora da área de Português Língua Estrangeira no Centro de Línguas da USP e representante do Português sem Fronteiras da USP no Programa Idioma Sem Fronteiras. Atua nas áreas de línguas indígenas, fonologia e morfologia do português e aquisição/ensino/aprendizagem do português como segunda língua/língua estrangeira. É organizadora do livro "Estudos em Línguas e Culturas Macro-jê" (Paulistana, 2010), co-organizadora do livro "Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas" (Paulistana, 2012) com Beatriz Daruj Gil e co-organizadora do livro "Português indígena: novas reflexões" (Lincom, Munique, 2014) com Rogério Ferreira e Beatriz Christino. 

Email: sorriso@usp.br 
Currículo Lattes


Projetos de Pesquisa

2018 - Atual

Ensino de português como língua de acolhimento

Descrição: Este projeto dá sequência ao anterior - português para falantes de outras línguas - abrangendo a nova área de pesquisa do português como língua de acolhimento. Além de promover o ensino de português como segunda língua para imigrantes e indígenas, o português língua de acolhimento busca integrar a sociedade do entorno por meio de ações que envolvam o ensino de português como língua materna a adultos em processo de alfabetização e de crianças em idade escolar, sensibilizando e envolvendo a comunidade.


Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas (Líder)

site DGP

Estudo de Línguas Faladas no Brasil: Análise, Desrcrição e Documentação

site / DGP