Prof. Livre-docente Manoel Luiz Gonçalves Corrêa

Graduado em Letras (Português/Espanhol) pela UNESP-São José do Rio Preto-SP (1978), fez mestrado (1986) e doutorado (1997) em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas e livre-docência (2011) na Universidade de São Paulo. Fez, ainda, pós-doutorados no exterior: em 2002/2003, na U-3-Grenoble-FR e, em 2009, na Université Paris XII-FR. Professor efetivo do DLCV-FFLCH-Universidade de São Paulo desde 1999, coordenou convênio CAPES/COFECUB USP/UNICAMP/U-3-GRENOBLE (FR) por quatro anos (janeiro/2005 a dezembro/2008). É líder do grupo de pesquisa CNPq Práticas de leitura e escrita em português língua materna, em atividade desde 2003. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino de Português L1, atuando principalmente no estudo dos temas: escrita, letramento e discurso.

Email: mcorrea@usp.br 
Currículo Lattes

 

Projetos de Pesquisa

2023 - Atual

Produção do espaço na escrita: letramento acadêmico-científico e os modos de se fazer ciência na universidade

Descrição: O projeto compõe pesquisa em rede, envolvendo USP, UNESP, UNICAMP e várias universidades parceiras (brasileiras e estrangeiras), todas trabalhando em torno do projeto temático "Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados" (Processo nº 2022/05908-0 - LinCAr, em processo de Contratação), coordenado pela professora doutora Inês Signorini (Unicamp).

 

2020 - Atual

A produção do espaço na escrita

Descrição: Este projeto parte de uma noção bastante ampla de espaço como produção social (LEFEBVRE [1974], 2000) para centrar-se em uma particularização dessa noção que consiste em conceber a escrita não como mancha gráfica que ocupa o espaço em branco de um dado suporte, mas como produtora do espaço que ocupa e, portanto, como produtora de um espaço que significa. Sinteticamente, consiste em reconhecer a produção do espaço na escrita ou, na formulação de Fraenkel, num determinado evento de escrita (Fraenkel, 2018). O projeto investiga, pois, a chamada ocupação do espaço em branco pela palavra escrita (DE LEMOS, 1986, 1988, 1998); ABAURRE, 1989, 1990a, 1990b); CORRÊA, [2018], inédito) em conjunção com outros elementos visuais, que, conjuntamente, compõem o que Brait (2013), assumindo a perspectiva de Bakhtin e o Círculo, chama de verbovisualidade. A heterogeneidade semiótica constatável em textos escritos é o ponto de partida para investigar diferentes produções escritas: a) de dois campos de especialidade (o das ciências humanas e o das ciências biológicas), nos quais se investiga o letramento acadêmico-científico; e b) de anotações escritas de um artista plástico em contexto de internação em hospital psiquiátrico. A abordagem pragmático-discursiva adotada consiste em atentar, primordialmente, para a relação entre língua e história (PÊCHEUX, [1975], 2009; COURTINE, [1982], 2016) na produção do espaço escrito. Quanto ao corpus, o projeto contempla, no campo do letramento acadêmico-científico, por um lado, a produção escrita de universitários do curso de Letras (professores em formação) em processo de letramento acadêmico para o ensino e a pesquisa e, por outro lado, a produção de artigos acadêmicos na área da Medicina Legal: publicações de um dos fundadores da área no Brasil, Nina Rodrigues ? atuante entre o final do século XIX e início do XX ?, em contraste com artigos científicos tomados da produção indexada do mesmo campo, no momento atual. Ainda quanto à produção do espaço na escrita serão estudadas anotações manuscritas produzidas em circunstâncias bastante específicas: a de um artista plástico brasileiro, diagnosticado como esquizofrênico-paranoide, que produziu sua obra artística durante seu longo período (mais de 50 anos) de internação em hospitais psiquiátricos do Rio de Janeiro, em particular, na Colônia Juliano Moreira. Desse modo, no primeiro conjunto do material, a historicidade da produção do espaço na escrita será investigada ora no processo de introdução do sujeito no letramento acadêmico-científico, ora no modo como esse letramento se impõe num campo específico de conhecimento, o da Medicina Legal, em dois diferentes momentos históricos. Como contraponto ao letramento acadêmico-científico, mas ainda atentando para a produção do espaço no evento de escrita, serão estudados os manuscritos contidos em dois cadernos de anotação e também, eventualmente, a escrita que, recorrentemente, integra suas obras. O objetivo do projeto é estudar a escrita como produção social do espaço que ganha forma no processo de escrever. Desse modo, por um lado, busca-se conhecer melhor a aculturação dos pesquisadores às áreas de especialidade no que se refere à forma mais aparente (mas não mais transparente) do texto (seu design), para incrementar o conhecimento sobre a produção do gênero acadêmico-científico segundo uma visão pragmático-discursiva; por outro, busca-se descrever as anotações escritas de um artista, consideradas, igualmente, como produção do espaço no processo de escrever. Com essa investigação, visa-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre a relação entre escrita e espaço em branco (do papel, da tela de computador ou em outros materiais) com vistas ao incremento da formação e da prática de professores e pesquisadores.

 

2014 - Atual

Letramentos em diferentes grandes áreas de conhecimento

Descrição: O projeto tem o estatuto de rede no Projeto CAPES-PRINT da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Na qualidade de rede, integra o projeto Linguagens e produção de conhecimento, um dos cinco grandes projetos reunidos sob o tema Sociedades Plurais. Por sua vez, congrega, também em rede, doze instituições de ensino e pesquisa, dentre as quais três instituições estrangeiras. Considerando: a) no campo da geografia física, que a UNESP é caracterizada por sua estrutura multicampi, ocupando todas as regiões do Estado de São Paulo; b) no campo da configuração socioeconômica do Estado, a distribuição de áreas de especialidade por unidades e por região; c) no campo do conhecimento e da atividade científica, a produção da geografia do Estado como espaços de conhecimento, marcados por características locais e por sua capilaridade nacional e regional; d) no campo da comunicação científica, o potencial do espaço não somente para a produção, mas também para o intercâmbio de conhecimentos e pela importância de como a comunicação científica acontece entre diferentes áreas e em diferentes disciplinas; e) no campo da integração das ciências na vida social, o modo pelo qual diferentes áreas tem trabalhado para integrar a prática científica com conhecimentos não acadêmicos; este projeto tem como objetivo geral investigar, com base nos Novos Estudos do Letramento e dos Letramentos Acadêmicos, modos pelos quais as três grandes áreas do conhecimento (Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Ciências Humanas) e suas subáreas regulam, por meio da escrita acadêmica, a constituição e a emergência de seus autores. Em termos dos estudos em Linguística Aplicada, esta constituição demanda uma resposta, considerando a autoria no discurso científico em geral, nas áreas de especialidades e em suas diferentes disciplinas. O objetivo geral está dividido em cinco objetivos específicos: a) quanto ao tema do território no texto e fora do texto: analisar os diferentes tipos de citação, assim como suas funções em textos científicos publicados em periódicos de alto impacto, nas diferentes áreas e subáreas do conhecimento; b) quanto ao papel das disciplinas: analisar o conteúdo programático ensinado em programas de pós-graduação das diferentes áreas e subáreas do conhecimento no Brasil e em outros países que lidam com a formação acadêmica do autor de textos científicos; c) quanto ao papel da linguagem empregada: analisar as políticas institucionais envolvendo práticas de produção textual escrita e oral em línguas estrangeiras das diferentes áreas e subáreas do conhecimento; d) quanto à dimensão ética da pesquisa: analisar princípios das assim chamadas boas práticas de pesquisa científica para combater o plágio e o uso de informação científica falsa, levando em consideração as especificidades das diferentes áreas e subáreas de conhecimento; e) quanto ao uso de informação digital e tecnologias de comunicação: analisar como o uso de ferramentas e equipamentos corrobora com o processo de produção de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores novatos e experientes em práticas sociais de leitura e escrita num contexto de globalização. Como resultado, almejamos contribuir com políticas institucionais, com propostas para cursos (presenciais e a distância) para treino inicial e contínuo de pesquisadores, nas diferentes áreas e subáreas de conhecimento. Na qualidade de participante, desenvolvo o projeto O design de artigos acadêmicos na área da Medicina Legal.

 

Grupos de Pesquisa

Práticas de Leitura e Escrita em Português Língua Materna (Líder)

site / DGP