Prof. Titular Waldemar Ferreira Netto

Tem graduação em Letras Português pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Lingüística, com trabalho sobre a fonologia da língua portuguesa na fronteira Brasil-Paraguai, pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Lingüística, na área de educação escolar indígena guarani, pela Universidade de São Paulo (1994), e livre-docência sobre a prosódia da língua portuguesa na Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: prosódia e fonética da língua portuguesa português. 

Email: wafnetto@usp.br 
Currículo Lattes

 

Projetos de Pesquisa

2017 - Atual

Projeto Tradição Oral, Narrativas e Sociedade

Descrição: Este projeto objetiva descortinar a reflexão social relativa à mudança de sociedades tradicionais para sociedades modernas, tomando o quadro teórico de Durkheim e aplicando os modelos de análise de narrativas propostos por Labov e Waletzky (1967), Labov (1997) e Bruner (1991), especialmente voltados nos estudos da linguagem. Baseia-se na hipótese de Jerome Seymour Bruner (1915-2016), que deu argumentos convincentes para que a nossa própria identidade pudesse ser entendida como um fenômeno narrativo. Não há como decidir se essa hipótese tem corresponde à realidade, mas é viável aceitá-la como plausível, sobretudo porque permite explicar um conjunto muito significativo de fatos sociais como se verá. A discussão partirá da formação social, que é o conjunto maior, portador de todas as informações humanas, para o senso comum, entendido como o conjunto de informações que a sociedade procura manter; daí para a formação dos indivíduos, que seriam aqueles que, reunido sob o mesmo senso comums formam a sociedade e, então, para a maneira particular como os indivíduos adquirem e portam esse conjunto simbólico, com que constroem a si mesmos e a sociedade. Finalmente aparecerão as narrativas e as suas possibilidades de abordagens que serão a única base material para a compleição social. Para a formação social, a hipótese da diferenciação entre sociedades de Émile Durkheim ? aqui consideradas como sociedades tradicionais e sociedades modernas ? será a base de toda a discussão. A hipótese da diferenciação entre status adquirido e status atribuído de Ralph Linton complementará a discussão. Ambas vão perpassar a discussão do senso comum, da individuação e da formação simbólica. A discussão sobre o senso comum não terá um texto base, mas sim um conjunto de obras de cunho antropológico. Essa hipótese, entretanto, vai culminar nas imagens de Ernest Gellner e de Mário de Andrade que apresentarão suas hipóteses da imersão do homem comum num sistema de crenças que lhe obscurece sua própria percepção da realidade. A individuação, cujo o ponto de partida serão as ideias de Aristóteles, seguirá as hipóteses de David Hume que servirão de base para as discussões posteriores. George Mead servirá como ponto de passagem para a discussão de Gerard Genette, em relação à separação entre a narrativa de ficção e as demais. A formação simbólica, que é o capítulo em que finalmente a linguagem terá um papel predominante, terá como ponto de partida e base para todas as discussões, mesmo retroativamente, as ideias de Charles Sanders Peirce e Gottlob Frege, cujas concepções de símbolo farão o enlace final de tudo o que se discutiu para, somente a partir delas, ter início a análise das narrativas. Finalmente, além de apresentar alguns modelos de análise de narrativas, em geral, que estarão baseados nas propostas de Labov & Waletzky (1967), Labov (1997) e Bruner (1991), tentar estabelecer diferenças entre aspectos das narrativas que preconizem a descrição e a manutenção de comportamentos e os que preconizem a inovação pela reflexão crítica do comportamento tradicional.

 

Grupos de Pesquisa

ExProsodia - Análise automática da entoação na fala de língua portuguesa (Líder) 

site / DGP

História do Português Paulista

site / DGP