Linguística Textual e Teorias do Discurso no Português

Esta linha de pesquisa dedica-se, sob diferentes abordagens teórico-metodológicas, à investigação dos processos de constituição de textos orais e escritos, bem como de discursos de variadas esferas sociais em língua portuguesa.

Docentes

Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva
Prof.ª Dra. Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade
Prof.ª Dra. Maria Inês Batista Campos
Prof.ª Dra. Marli Quadros Leite
Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo
Prof.ª Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo
Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto
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Prof.ª Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino


Disciplinas

Disciplinas introdutórias:

  1. Categorias de Análise para o Estudo do Texto e do Discurso
  2. Discurso, Retórica e Argumentação
  3. Introdução às Teorias do Texto e do Discurso

Disciplinas de aprofundamento:

  1. Discurso, Língua e Metalinguagem
  2. Gêneros Discursivos: o Projeto do Círculo de Bakhtin e suas Perspectivas Contemporâneas
  3. Interfaces da Oralidade

Projetos

Retórica e Argumentação: exame de procedimentos discursivos. Retórica da Linguagem, Retórica da Cultura

Descrição: O projeto parte do princípio de que o sentido é construído dentro de uma perspectiva cultural, envolvendo o trabalho das diversas linguagens, dentro de um quadro em que a linguagem verbal ocupa lugar de proeminência. Parte-se das concepções da retórica tradicional para chegar a um balanço do estado da arte na atualidade, em que os mais diversos códigos se interligam. Os postulados assumidos levam a um trabalho de natureza interdisciplinar no âmbito das Ciências Humanas, uma vez que envolve crenças, valores, opiniões e hierarquias/preferências. No plano das Ciências da Linguagem, transita-se entre a Pragmática, A Teoria do Texto e do Discurso, as Teorias da Enunciação e a Semiótica Discursiva. Ao projeto, liga-se o GERAR (Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação), coordenado pela líder do grupo e responsável pelo projeto em questão. Destaque é dado às Teorias da Argumentação, com suas diversas correntes e tendências, por constituir a argumentação o cerne da Retórica e ter um caráter universal, assim como considerar as diferenças culturais, inerentes às situações argumentativas. Estudam-se os mecanismos mobilizados para a consecução dos propósitos dos interlocutores nas mais diversas situações sociais, assim como os efeitos por eles produzidos.

Responsável: Prof.ª Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca

 

ES.POR.ATENUACIÓN

Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar as estratégias de atenuação no português (variante de Portugal e variante do Brasil) e no espanhol (variante ibérica e variante americana), utilizando procedimentos metodológicos únicos.

Responsável: Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva

 

Gêneros jornalísticos impressos: historicidade, constituição e mudança numa perspectiva crítico discursiva

 

Descrição: Neste projeto, dedicamo-nos ao estudo do percurso histórico dos gêneros jornalísticos com o propósito de buscar, desde as primeiras publicações nos jornais paulistas do século XIX, reconstruir a constituição dos textos inseridos no jornalismo do século XIX ao XXI e identificar as modificações pelas quais os textos passaram, tomando como referência exemplares atuais, estabelecendo, assim, a relação entre diacronia e sincronia. Na perspectiva dos estudos diacrônicos, vários estudos, com distintos enfoques e direcionamentos, têm ganhado notoriedade. Nesse contexto, também estão inseridas es pesquisas que investigam as tradições discursivas e os estudos de linguística crítica. O tema proposto para este estudo está vinculado à Análise Crítica do Discurso, dentro da linha de pesquisa de Estudos do Discurso em Língua Portuguesa do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH- Universidade de São Paulo, que busca estudar os diferentes gêneros discursivos numa perspectiva crítica. Nesta pesquisa procuraremos estabelecer uma interação entre a História , a Sociologia, o Jornalismo e a Linguística, numa abordagem multidisciplinar dos gêneros do discurso e da linguagem, visando a descrever a configuração linguístico-discursiva e social dos diversos gêneros que compõem a esfera jornalística impressa no estado de São Paulo.

Responsáveis: Prof.ª Dra. Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade;

 

Projeto NURC - Fase 4

Descrição: O projeto visa a investigar a inserção do estudo da oralidade no ensino de língua portuguesa. O objetivo da pesquisa é, de um lado, avaliar como, teórico e metodologicamente, esse tema tem, ou não, sido incluído em materiais didáticos; de outro, sugerir estratégias de exploração da oralidade a fim de contribuir para a melhoria do ensino da língua portuguesa.

Responsável: Prof.ª Dra. Marli Quadros Leite

Participantes: Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva; Prof.ª Dra. Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade

 

Argumentação em perspectiva multidisciplinar e multidimensional

 

Descrição: Este projeto visa a desenvolver um modelo analítico para o estudo das práticas argumentativas que integre cognição, discurso e linguagem. Nesse sentido, o projeto tece diálogos entre os Estudos Críticos do Discurso, a Linguística Cognitiva e Funcional e a Teoria da Argumentação. O modelo em desenvolvimento considera, portanto, a argumentação em sua complexidade e busca dar conta do estudo de cinco dimensões a caracterizam como processo, produto e procedimento: a construção macroestrutural, a sua configuração funcional, os processos de esquematização e a sua ancoragem interativa e afetiva, além da orientação argumentativa das unidades sociossemióticas (linguísticas ou pictóricas) materializadas nos textos.

Responsável: Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo

 

Gramática, Cognição e Discurso

Descrição: O objetivo deste projeto é aprofundar o conhecimento das interrelações entre linguagem e cognição em perspectiva tanto gramatical quanto discursiva, enfatizando os processos de atenção e perspectivação, com base na Psicologia Cognitiva, na Linguística Cognitivo-Funcional e nos Estudos Crítico-Discursivos.

Responsável: Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo

 

As contribuições de Volóchinov e Bakhtin ao método sociológico nos anos 1920: contexto, tradução e notas

Descrição: Aprofundar a compreensão de uma teoria dialógica do discurso, por meio da tradução de obras do Círculo de Bakhtin produzidas nos anos 1920 ainda não vertidas do russo em língua portuguesa e do estudo do contexto histórico e intelectual desses trabalhos.

Responsável: Prof.ª Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo

 

Análise comparativa de discursos: construindo fundamentos teóricos e metodológicos

Descrição: A análise comparativa de discursos em duas ou mais línguas/culturas (brasileira e russa, francesa e americana, espanhola e japonesa etc.) é um campo de pesquisa ainda pouco explorado no universo dos estudos do discurso no Brasil. A construção de fundamentos teórico-metodológicos para análises comparativas/contrastivas de discursos tem sua mais importante justificativa no fato de que a perspectiva comparativa ou o encontro dialógico entre culturas permitem uma melhor compreensão dos discursos e culturas em contraste, ao revelar aspectos inacessíveis à análise de uma única língua-cultura. Por meio de análises de enunciados concretos serão desenvolvidos os seguintes princípios teórico-metodológicos: o conceito de cultura discursiva, o tertium comparationis, a tensão entre descrição e interpretação, o papel dos planos de expressão (verbal, visual, verbovisual etc.).

Responsável: Prof.ª Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo

 

Imagens de língua: sujeito, deslocamento, conhecimento e tempo

Descrição: Este projeto se propõe a investigar os mecanismos que concorrem na formação das imagens de língua em contextos multilíngues, analisando os discursos produzidos em quatro instâncias argumentadoras: o Estado, a Igreja, a Universidade e a Comunidade como partes integrantes de um continuum que gera tais imagens. Pretende-se pesquisar as estratégias textuais e discursivas que contribuem para a efetivação de mudanças linguísticas por meio de incorporação de itens lexicais, elementos sintáticos e semânticos de grupos específicos por um número maior de falantes ? movimento que tem como resultado a construção e disseminação de determinadas imagens de língua. Os estudos têm como hipótese o fato de que os recursos discursivos presentes em textos acadêmicos, oficiais e midiáticos, ao serem divulgados, podem potencializar efetivações de mudanças linguísticas e de representação do que seja o tempo, a cultura e espaço adequado para os sujeitos que os incorporam. Há pressupostos dessa reflexão em dois autores: Brigitte Schlieben-Lange e Valdir Heitor Barzotto. A primeira, em seu livro História do Falar e História da Linguística (1993) afirma que ?a história das tradições do falar é [?] duplicada pela história das reflexões sobre os níveis individuais? (p. 74); o segundo, , com base nas reflexões da autora, em sua tese de Doutorado, efetua uma análise dos modos como uma revista atua para sugerir deslocamentos dos leitores, tanto no espaço quanto para o tempo considerado adequado para o período político do Brasil (1998). Algumas dessas instâncias, inclusive, são implicitamente abordadas em estudos de políticas linguísticas: é o caso do Estado e da Igreja. Todavia, em nosso projeto, entendemos ?política? não só como o estabelecimento de normas legislativas ou de criação de movimentos de preservação, mas também como princípios de uso tendo como referência a figura de uma autoridade, seja por parte de autores da esfera acadêmica que atestam o uso, seja por membros da comunidade de falantes que ocupam um certo lugar de poder. Além disso, temos verificado que a) pouco se tem estudado sobre o papel específico que cada instância desempenha na produção de uma imagem para a língua que defendem, que excluem, ou mesmo que incluem em uma hierarquia; b) raramente essas instâncias são estudadas em conjunto de modo a verificar qual aspecto de cada uma concorre para compor a imagem que passa a ser aceita da língua a que dedicam atenção. A escolha de tratá-las juntamente justifica-se pela necessidade de deslocar o foco de análises que ora consideram a prática ora a política, para uma que as considere juntamente. O objetivo principal ? analisar os mecanismos que contribuem para a construção e sustentação de imagens de língua através do exame de documentos oficiais, produção acadêmica, textos produzidos pela Igreja e textos orais e escritos de falantes de contextos multilíngues e de variedades específicas ? será cumprido pelos seguintes objetivos específicos: i) Analisar a constituição dos discursos políticos, acadêmicos, religiosos e da Comunidade a respeito das línguas; ii) examinar a atuação de uma determinada comunidade na regulamentação/normalização da língua; iii) analisar as práticas discursivas que sustentam e delineiam as representações e identidades linguísticas em contextos multilíngues; iv) analisar o comportamento dos governos de diferentes países sobre as línguas de seus territórios; v) verificar a relação entre o discurso de pluralidade cultural e a diluição das diferenças sociais, em contraposição a sua postura contra os processos de homogeneização.

Responsável: Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto


Discurso político, Cognição e Argumentação

Descrição: O projeto tem por proposta proceder a uma interface entre a Linguística Cognitiva e os estudos acerca da Argumentação, a fim de analisar o discurso político.Mais especificamente, buscam-se ocorrências de frames e metáforas a fim de se compreender suas funções no discurso em termos cognitivo-argumentativos. Interessa observar o discurso governamental, assim como o de políticos que ocupem cargos de destaque. O embasamento teórico diz respeito aos trabalhos de Goffman (1986), Tannen (1993), Lakoff 92004), Fauconnier e Turner (1994) entre outros, noa âmbito da Cognição, e de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996 [1958]), entre outros, no que diz respeito à Argumentação. O projeto vinvula-se ao Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP).

Responsável:Prof.ª Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino