Bolsas CAPES e CNPq

 Inscrições para os editais de bolsas de mestrado e doutorado CAPES no Programa: 03/02/2020 a 07/02/2020

A atribuição de bolsas CAPES e CNPq é realizada por meio de um processo seletivo interno ao Programa, divulgado por edital, a partir do qual os candidatos são classificados. As bolsas são alocadas mediante tal classificação, tendo em vista a finalização da tese ou da dissertação de um bolsista. Atualmente, o Programa conta, ao todo, com 12 bolsas de Mestrado e 17 bolsas de Doutorado.

O Programa também recebe uma bolsa de pós-doutorado ligado ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). De modo análogo ao procedimento anterior, os candidatos são classificados mediante os critérios dispostos em edital, e a bolsa é oferecida segundo a ordem estabelecida.

De modo geral, o Programa considera os seguintes critérios e pontuações para a classificação dos candidatos a bolsas de Mestrado e de Doutorado (é necessário, contudo, verificar sempre o edital para ajustes ou alterações relativos às especificidades de cada modalidade):

  1. Produção bibliográfica: livro, tradução de livro, capítulo de livro (com comissão científica – anexar página do livro que comprove a presença dessa comissão), organização de livro, além de artigo completo, resenha ou tradução de artigo em periódicos com QUALIS A1 a B2 (peso 3).
  2. Produção bibliográfica: livro, tradução de livro, organização de livro, capítulo de livro (sem comissão científica), trabalho completo publicado em anais de evento científico, além de artigo completo, resenha ou tradução de artigo em periódicos com QUALIS B3 a B5 (peso 2).
  3. Apresentação de trabalho em evento científico em território nacional (peso 0,75) e em outros países (peso 1,0).
  4. Realização de Iniciação Científica (peso 3) - apenas para candidatos a bolsas de Mestrado.

Todas essas produções devem estar vinculadas à sua linha de pesquisa.

Em caso de empate, serão observados os seguintes critérios de acordo com a ordem a seguir: quantidade de produções 1; quantidade de produções 2; quantidade de produções 3; Disciplinas cursadas (a. Créditos obtidos; b. Conceitos obtidos); ano de ingresso. 

 

Classificação de bolsistas de DO (2019)

Já saiu o resultado da seleção de bolsas de Doutorado (CAPES/CNPq) - RESULTADO