Bolsas

Bolsas Capes - Cnpq | Bolsas Fapesp | Doutorado sanduíchePós-doutorado

 

Os/as alunos/as e os/as pesquisadores/as do Programa dispõem de uma série de possibilidades para obter financiamento de pesquisa.

A primeira opção consiste nas bolsas fornecidas pela CAPES e pelo CNPq. O Programa abre editais anuais ou semestrais para a seleção de bolsistas. Atualmente, a Filologia e Língua Portuguesa dispõe de 17 bolsas de Doutorado e 12 de bolsas de Mestrado. Para maiores informações sobre bolsas CAPES e CNPq, consultar http://flp.fflch.usp.br/bolsas/capescnpq.

A segunda opção constitui-se nas bolsas oferecidas pela FAPESP, agência de fomento do estado de São Paulo. As propostas são recebidas em fluxo contínuo e são avaliadas por pareceristas externos ao Programa. É possível candidatar-se a bolsas de IC, ME, DO e PD. Para maiores informações sobre bolsas CAPES e CNPq, consultar http://flp.fflch.usp.br/bolsas-fapesp.

Além disso, os/as doutorandos/as do Programa podem concorrer a uma cota de seis meses de estágio sanduíche no exterior financiado pela CAPES. A seleção é realizada pela Comissão de Bolsas do Programa anualmente. Para maiores informações, consultar http://flp.fflch.usp.br/doutorado-sanduiche-no-exterior.

Por fim, o Programa dispõe de uma cota de 12 meses de bolsa de pós-doutorado ligada ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. A seleção ocorre internamente e é realizada anualmente. Para maiores informações, consultar http://flp.fflch.usp.br/pos-doutorado.