flp logo

O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo oferece cursos de pós-graduação acadêmica stricto sensu nos níveis de Mestrado e de Doutorado.

Os docentes do Programa atuam em seis linhas de pesquisa, desenvolvendo projetos que tomam como objeto de estudo a língua portuguesa abordada sob os enfoques filológico e linguístico, e lideram grupos de pesquisa com projeção nacional e internacional e um núcleo de pesquisa interdisciplinar.

Criado em 1971, o Programa, historicamente, tem sido responsável pela qualificação de docentes que atuam em importantes programas de pós-graduação em Letras e Linguística em todo o país. Hoje, mantém intensas atividades de integração e solidariedade com programas emergentes em âmbito nacional, cultiva importantes interfaces com a educação básica, e tem consolidado sua presença no contexto internacional.  

O ingresso no Programa se dá por meio de um processo seletivo realizado duas vezes por ano. A organização  e o planejamento do Programa são conduzidos por nove comissões formadas por docentes e discentes.

Para mais informações, consulte-nos em flp@usp.br peninha