Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo foi criado em 1971 e, desde então, oferece cursos de pós-graduação acadêmica stricto sensu nos níveis de Mestrado e de Doutorado.
Seu objetivo principal é orientar, preparar e formar, em especialidades ligadas à Filologia e aos estudos de Língua Portuguesa em geral, tanto pesquisadores que procuram aprimoramento científico, quanto professores que desejam atuar nos institutos ou centros de nível superior e universidades.
O Programa de Filologia e Língua Portuguesa, desde sua instituição, mantém-se comprometido com a formação de recursos humanos destinados a universidades do Brasil e do exterior. Historicamente, tem sido responsável pela qualificação de docentes que atuam em importantes programas de pós-graduação em Letras e Linguística em todo o país.
As atividades de pesquisa e ensino do programa tomam como objeto de estudo a língua portuguesa, abordada sob dois enfoques: o filológico e o linguístico.
O enfoque filológico compreende um conjunto de disciplinas (Paleografia, Codicologia, Bibliografia Material, Diplomática, Crítica Textual, Humanidades Digitais) que se dedicam a estudar os modos de produção, transmissão e edição do texto escrito em língua portuguesa.
O enfoque linguístico se constitui de quatro subáreas: teoria e análise linguística, a linguística aplicada, as teorias do discurso e a historiografia. A subárea de teoria e análise linguística, quer sob o recorte sincrônico quer diacrônico, trata dos diferentes componentes linguísticos do português e de línguas em contato: o fonético/fonológico, o morfológico, o lexical e o sintático em diferentes perspectivas teóricas. A subárea de linguística aplicada compreende as pesquisas sobre ensino de língua materna e estrangeira, bem como o desenvolvimento e inovação de tecnologias voltadas para a pesquisa linguística. A subárea de teorias do texto e do discurso pesquisa os processos de constituição do texto e do discurso em língua portuguesa a partir de diferentes perspectivas teóricas e de suas correspondentes metodologias de análise. Por fim, a subárea de historiografia investiga a história das ideias gramaticais da língua portuguesa.
Nesse sentido, o Programa conta com uma única Área de Concentração - Filologia e Língua Portuguesa -, subdividida em seis linhas de pesquisa. Em cada uma delas, os professores desenvolvem, com seus orientandos e com outros colegas, vários projetos de pesquisa.
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Clara Paixão de Sousa (flp@usp.br) - Mandato: 09.2019-08.2021
Vice-coordenadora: Profa. Dra. Flaviane Romani Fernandes Svartman (flp@usp.br) - Mandato: 09.2019-08.2021