Língua, texto e discurso em linguística aplicada e teoria do discurso
Na língua de pesquisa "Língua, texto e discurso em linguística aplicada e teoria do discurso ", pesquisas transdisciplinares e sob diferentes abordagens teórico-metodológicas são desenvolvidas tomando como objetos a língua, o texto ou o discurso no contexto es colar e em outras esferas sociais de uso da língua portuguesa, ao contemplar a formação inicial e continuada do professor, a tradução, o português como língua materna, como segunda língua e como língua estrangeira, a produção e análise de material didático, a teorização e análise de textos orais, escritos e digitais.
Docentes
Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva
Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
Prof.ª Dra. Maria Inês Batista Campos
Prof.ª Dra. Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade
Prof.ª Dra. Marli Quadros Leite
Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo
Prof.ª Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo
Prof.ª Dra. Rosane de Sá Amado
Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto
Prof. Dr. Waldemar Ferreira Netto
Prof.ª Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino
Disciplinas
Disciplinas introdutórias
Disciplinas de aprofundamento
- Aquisição do português como segunda língua/língua estrangeira (L2/LE): aspectos da fonologia e da morfologia
- Discurso, língua e metalinguagem
- A teoria de Mikhail Bakhtin e do Círculo: discurso, língua portuguesa, ensino
- Interfaces da oralidade
- Português como língua materna: tópicos em oralidade, escrita e comunicação digital
- Tópicos avançados em Estudos da Argumentação
- Tradição oral, Narrativas e Sociedade
Disciplinas de oferecimento especial
Projetos
A criação de François Rabelais e a cultura popular na Idade Média e no Renascimento (1965)/ Rabelais e Gógol (A arte da palavra e a cultura cômica popular) (1940, 1970): contexto, tradução, notas e glossário
O objetivo é traduzir dois textos de M. M. Bakhtin - «Рабле и Гоголь (Искусство слова и народная смеховая kультура) (1940, 1970 гг.)» [Rabelais e Gógol (A arte da palavra e a cultura popular do riso)] e de ?Творчество Франсуа Рабле и народная культура Средневековья и Ренессанса 1965 г.»
Responsável: Prof.ª Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo
A produção do espaço na escrita
O projeto investiga a ocupação do espaço em branco pela palavra escrita em conjunção com outros elementos visuais de verbovisualidade de maneira a contribuir no conhecimento da relação entre escrita e espaço em branco (do papel, da tela de computador ou em outros materiais) com vistas ao incremento da formação e da prática de professores e pesquisadores.
Responsável: Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
Análise comparativa de discursos: construindo fundamentos teóricos e metodológicos
Este projeto visa desenvolver os princípios teórico-metodológicos do conceito de cultura discursiva, a tensão entre descrição e interpretação e o papel dos planos de expressão (verbal, visual, verbovisual, etc.).
Responsável: Prof.ª Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo
Argumentação em perspectiva multidisciplinar e multidimensional
Este projeto visa a desenvolver um modelo analítico para o estudo das práticas argumentativas que integre cognição, discurso e linguagem.
Responsável: Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo
As contribuições de Volóchinov e Bakhtin ao método sociológico nos anos 1920: contexto, tradução e notas
Este projeto visa aprofundar a compreensão de uma teoria dialógica do discurso, por meio da tradução de obras do Círculo de Bakhtin produzidas nos anos 1920 ainda não vertidas do russo em língua portuguesa e do estudo do contexto histórico e intelectual desses trabalhos.
Responsável: Prof.ª Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo
Configurações da dimensão política no discurso materializado em dissertações e teses de Educação Ambiental
O objetivo geral deste trabalho é analisar e compreender as diferentes configurações da dimensão política por meio da recorrência de alguns termos em enunciados nos discursos que configura a pesquisa em educação ambiental.
Responsável: Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto
Discurso político, cognição e argumentação
O projeto tem por proposta proceder a uma interface entre a Linguística Cognitiva e os estudos acerca da Argumentação, a fim de analisar o discurso político.
Responsável: Prof.ª Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino
Discursos sobre o desenvolvimento sustentável, transição ecológica e cultura indígena
O objetivo deste projeto é mostrar como o contexto político e ideológico no Brasil por meio das avaliações dos autores orienta a construção composicional, o conteúdo temático e o estilo de enunciados da imprensa e da divulgação/popularização científica sobre meio-ambiente, o desenvolvimento sustentável, a transição ecológica e a cultura indígena no Brasil, a fim de identificar o horizonte ideológico da sociedade brasileira sobre os referidos temas.
Responsável: Prof.ª Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo
Diversidade Sociocultural e Contato Linguístico. Definição, seleção e descrição de clichês linguísticos gerados por influenciadores
Este projeto tem como objetivo compreender a dinâmica da diversidade linguística em diferentes situações sociais por meio do contraste entre o uso da língua portuguesa em pequenas cidades e em grandes centros urbanos.
Responsável: Prof. Dr. Waldemar Ferreira Netto
Ensino-aprendizagem de português como língua de acolhimento
Este projeto tem como objeto promover o ensino de português como segunda língua para imigrantes e indígenas, por meio de ações que envolvam o ensino de português como língua materna a adultos em processo de alfabetização e de crianças em idade escolar, sensibilizando e envolvendo a comunidade.
Responsável: Prof.ª Dra. Rosane de Sá Amado
Escrita e letramento acadêmico: conceitos de trabalho e outros encaminhamentos para o ensino e para a pesquisa
O objetivo da pesquisa é investigar como se dá o processo de letramento acadêmico, observando, em particular, como se dá o desenvolvimento da escrita (e da leitura) de pré-universitários e universitários (graduandos e pós-graduandos) e propondo, a partir disso, encaminhamentos para o trabalho em sala de aula.
Responsável: Prof. Dr. Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
ES.POR.ATENUACIÓN
Este projeto tem por objetivo estudar as estratégias de atenuação no português (variante de Portugal e variante do Brasil) e no espanhol (variante ibérica e variante americana), utilizando procedimentos metodológicos únicos.
Responsável: Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva
Formas de Tratamento Familiar - Fase 2
Este projeto tem por objetivo estudar as formas de tratamento familiar: nominais, verbais e pronominais.
Responsável: Prof. Dr. Luiz Antônio da Silva
Gêneros do discurso, Letramento e Ensino de Língua Portuguesa
O projeto tem por proposta discutir questões referentes ao ensino de língua portuguesa no que concerne à produção de textos e à promoção do letramento.
Responsável: Prof.ª Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino
Gêneros jornalísticos impressos e digitais - Parte III - historicidade, constituição e mudança numa perspectiva crítico discursiva
Este projeto tem como propósito buscar e reconstruir a formação dos textos jornalísticos do século XIX ao XXI bem como identificar as modificações pelas quais os textos passaram, tomando como referência exemplares atuais.
Responsável: Prof.ª Dra. Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade
Gramática, cognição e discurso - Fase 2
O objetivo deste projeto é sistematizar as possibilidades de aplicação das operações de perspectivação conceptual, conforme discutidas no âmbito da Linguística Cognitiva, para a análise multimodal (verbal e pictórica) do texto e do discurso.
Responsável: Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo
Imagens de língua: sujeito, deslocamento, conhecimento e tempo
Este projeto se propõe a investigar os mecanismos que concorrem na formação das imagens de língua em contextos multilíngues, analisando os discursos produzidos em quatro instâncias argumentadoras: o Estado, a Igreja, a Universidade e a Comunidade, como partes integrantes de um continuum que gera tais imagens.
Responsável: Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto
Língua Portuguesa no ensino básico e superior: dos gêneros textuais/discursivos do livro didático, acadêmicos, jurídicos e políticos às estratégias de textualidade da oralidade e da escrita
Este projeto tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de projetos de ensino e de pesquisa, com a finalidade de dar prioridade a Língua Portuguesa na educação básica e superior.
Responsável: Prof.ª Dra. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino
Os conceitos de valor/valoração/valor axiológico em Bakhtin e o Círculo: aproximações e distanciamentos com a filosofia de Heinrich Rickert
O projeto objetiva investigar a formulação em torno do conceito de valor/ valoração/ valor axiológico na obra de Bakhtin e de Volóchinov, focando, em particular, nas fontes do filósofo neokantiano Heinrich Rickert (1863-1936), da escola de Baden ou de Heidelberg.
Responsável: Prof.ª Dra. Maria Inês Batista Campos
Projeto DIA - Discurso, Interação e Argumentação em Mídias Digitais
Este busca compreender o papel da multimodalidade na constituição do discurso digital, tanto em redes sociais quanto em videogames; o processo de produção, distribuição, consumo e interpretação de textos digitais em função das coerções sociossemióticas, contextuais e computacionais; a formação e a constituição de controvérsias em ambiente digital, com ênfase na depreensão de argumentários; e o funcionamento de polílogos argumentativos em plataformas digitais, com destaque ao Facebook, ao Twitter, ao Instagram, ao Reddit, ao YouTube e ao 4chan.
Responsável: Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo
Projeto NURC - Fase 4
O projeto visa a investigar a inserção do estudo da oralidade no ensino de língua portuguesa.
Responsável: Prof.ª Dra. Marli Quadros Leite
Tradição Oral, Narrativas e Sociedade
Este projeto objetiva descortinar a reflexão social relativa à mudança de sociedades tradicionais para sociedades modernas, tomando o quadro teórico de Durkheim e aplicando os modelos de análise de narrativas propostos por Labov e Waletzky (1967), Labov (1997) e Bruner (1991), especialmente voltados para a linguagem.
Responsável: Prof. Dr. Waldemar Ferreira Netto