Apoio a docentes
 

  1. Credenciamento e Recredenciamento como orientador/a
  2. Credenciamento e Recredenciamento de disciplinas
  3. Solicitação de verba PROAP para docentes do Programa e para convidados
  4. Exame de qualificação
  5. Manual do Usuário do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

 

1 Credenciamento e Recredenciamento como orientador/a (ME/DO)

Os/As docentes devem preencher e enviar à CCP o formulário abaixo para primeiro credenciamento ou para recredenciamento como orientador/a na pós-graduação.

Idealmente, tal formulário deve ser enviado à CCP, com cópia para a secretaria de pós-graduação (posdlcv@usp.br), com, no mínimo, 45 dias de antecedência em relação à data final do credenciamento vigente.

→ Formulário de (re)credenciamento de docentes como orientador/a (2020 - Novo Regimento)


2 Credenciamento e Recredenciamento de disciplinas

Para credenciar uma nova disciplina, o docente deve preencher o formulário abaixo e solicitar, de um colega de linha de pesquisa, um parecer que referende a relevância da disciplina para o Programa. Posteriormente, ambos os documentos devem ser enviados para a CCP e para a Secretaria do DLCV (posdlcv@usp.br).

Para recredenciamento de disciplina, o docente precisa apenas preencher o formulário, fazendo as atualizações desejadas.

Caso a disciplina seja ministrada em parceria com docentes externos à USP, também é necessário preencher o formulário de cadastro de docente externo. Toda a documentação (cadastro, formulário de disciplina, parecer) deve ser encaminhada para a CCP e para a Secretaria do DLCV (posdlcv@usp.br) com 180 dias de antecedência em relação ao início do curso.

Para mais informações sobre as condições para o procedimento e sobre a documentação necessária, consultar o seguinte link da página do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas: http://dlcv.fflch.usp.br/node/2294

→ Formulário de (re)credenciamento de disciplina

→ Formulário de cadastro de docente externo


3 Solicitação de verba PROAP para docentes do Programa e para convidados

Em termos gerais, para solicitar verba PROAP, o/a docente deve entrar em contato com a CCP e encaminhar formulários disponíveis na seguinte página do Setor de Convênios da FFLCH - http://financeiro.fflch.usp.br/convenios/3130 - para a assinatura da coordenação.

Caso a verba solicitada seja para o/a própria/a docente, é necessário:

1. fazer o pedido de afastamento no sistema Marte (por enquanto, é necessário marcar que não fará pedido de diária, por conta de um erro de comunicação entre os sistemas Marte e Mercúrio);

2. fazer a solicitação de verba no sistema Mercúrio (incluir, além da documentação constante no Marte, o formulário de verba PROAP - disponível em http://financeiro.fflch.usp.br/convenios/3391 -  assinado e a aprovação do afastamento);

3. levar a documentação toda impressa para o Setor de Convênios da FFLCH. Tratar com Wladimir.

Caso a verba solicitada seja para um convidado/a, é necessário:

1. verificar com a Carolina ou com o Júlio (no DLCV) se o/a docente convidado/a tem NUSP. Caso não tenha, eles encaminharão formulário específico para o cadastramento;

2. levar o formulário de solicitação de verba para convidados (http://financeiro.fflch.usp.br/convenios/3392) devidamente preenchido pelo solicitante e assinado pela coordenação, para o Setor de Convênios. Tratar com Wladimir.

É imprescindível que o/a docente produza, em até 5 dias úteis após o término das atividades, o relatório pertinente, anexando-o em ambos os sistema (Marte e Mercúrio) e levando-o, impresso, para o Setor de Convênios. Tratar com Wladimir.

→ Para mais informações, consultar a página do setor de Convênios: http://financeiro.fflch.usp.br/convenios/3130


4 Exame de qualificação

A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do/a docente e do/a discente. É imprescindível, portanto, que o/a aluno/a acompanhe, no sistema Janus, o prazo máximo para a inscrição no exame. O formulário abaixo deve ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação do DLCV até essa data-limite.

A partir da data de entrega da inscrição, o/a aluno/a terá 60 dias (para os/as pós-graduandos/as ingressantes até o ano de 2018) ou 90 dias (para os/as pós-graduandos/as ingressantes a partir de 2019) para a realização do exame.

A entrega do relatório aos membros da banca é de responsabilidade do/a docente e do/a discente.

→ Para mais informações sobre as condições para o procedimento e sobre a documentação necessária, consultar o seguinte link da página do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas: http://dlcv.fflch.usp.br/node/2290


5 Guia do Usuário do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq

Os Grupos de Pesquisa que atuam no âmbito do Programa devem estar, preferencialmente, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

→ Para mais informações sobre o processo de cadastramento e o preenchimento de dados no Diretório do CNPq, acessar o seguinte documento: Manual do Usuário do DGP (CNPq).