Doutorado Sanduíche no Exterior

Aviso! Foi publicado em 14/02/2020 o edital para a seleção de candidatos a Bolsas de doutorado sanduíche no exterior (PDSE-FLP 2020), relativo ao PrInt CAPES/USP 2030. Veja mais aqui.

O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa está ligado ao Programa Institucional de Internacionalização da CAPES (CAPES-PrInt). No âmbito da Universidade de São Paulo (USP), o PrInt garante duas cotas de seis meses para que nossos/as doutorandos/as possam fazer estágio em universidades estrangeiras parceiras.

De modo geral, o Programa considera os seguintes critérios e pontuações para a classificação dos candidatos a bolsas de Doutorado Sanduíche (é necessário, contudo, verificar sempre o edital para ajustes ou alterações relativos às especificidades de cada modalidade):

1. Produção bibliográfica: livro, tradução de livro, capítulo de livro (com comissão científica – anexar página do livro que comprove a presença dessa comissão), organização de livro, além de artigo completo, resenha ou tradução de artigo em periódicos com QUALIS A1 a B2 (peso 3).

2. Produção bibliográfica: livro, tradução de livro, organização de livro, capítulo de livro (sem comissão científica), trabalho completo publicado em anais de evento científico, além de artigo completo, resenha ou tradução de artigo em periódicos com QUALIS B3 a B5 (peso 2).

3. Apresentação de trabalho em evento científico em território nacional (peso 0,5) e em outros países (peso 0,75).

4. Vinculação a um acordo de cotutela (peso 20).

Todas essas produções devem estar vinculadas à sua linha de pesquisa.

Em caso de empate, serão observados os seguintes critérios de acordo com a ordem a seguir: vinculação a um acordo de cotutela; quantidade de produções 1; quantidade de produções 2; Disciplinas cursadas (a. Créditos obtidos; b. Conceitos obtidos); ano de ingresso (prioridade para quem ingressou antes no Programa).

Atenção

Para poder realizar o estágio em universidade no exterior, o/a aluno/a de Doutorado precisa apresentar uma série de documentos descrita em edital pertinente. Uma dessas exigências é o certificado de proficiência em língua estrangeira. Os certificado aceitos pela CAPES são os seguintes: