Iniciação científica

A participação de alunos de graduação em pesquisas de Iniciação Científica no Programa é bastante expressiva.

No quadriênio 2017-2020, 184 alunos e alunas de graduação fizeram Iniciação sob orientação dos docentes do Programa – assim, em média, foram aproximadamente 6 orientações de Iniciação por cada docente não aposentado.

A significativa participação desses estudantes remete, como já se mencionou, à intensa relação do Programa com o curso de graduação em Letras – cuja preocupação é formar, além de professores, também pesquisadores. Os docentes do Programa vêm elaborando cada vez mais atividades que integram estudantes de pós-graduação e de graduação, aproximando concretamente suas dinâmicas de investigação ao processo de ensino-aprendizagem.

Assim, o Programa estimula fortemente a atração dos estudantes de graduação para as pesquisas, tanto por tomar como parte central de sua missão a formação de jovens pesquisadores, como por considerar sua participação um elemento promotor do enriquecimento das pesquisas, graças à diversidade de perspectivas trazida pelos encontros geracionais.

Os alunos da graduação têm feito pesquisas tanto com financiamento do CNPq, da FAPESP ou da própria universidade, por meio do Programa Unificado de Bolsas gerenciado pela Pró-Reitoria de Graduação, quanto na modalidade sem bolsa, levando a cabo projetos próprios associados às linhas de pesquisa do orientador,  bem como desenvolvendo projetos em andamento dos docentes.

Os alunos da graduação têm feito pesquisas de Iniciação Científica desenvolvendo projetos próprios ou integrando projetos em andamento de docentes, o que possibilita o aprofundamento em temas referentes às disciplinas ministradas pelo orientador.

Todos os alunos de IC integram algum dos grupos de pesquisa do Programa e os projetos de pesquisa dos orientadores, o que reforça a interação entre alunos de graduação, de pós-graduação e egressos para o debate científico qualificado.

As pesquisas realizadas pelos alunos de IC têm revelado que esses estudantes estão cada vez mais preparados para, concluindo a graduação, desenvolverem pesquisas na pós-graduação. Neste quadriênio, entre os 90 mestrandos do Programa, 20 foram pesquisadores em Iniciação científica em anos anteriores. ​​​​​​​

Os alunos de IC participam obrigatoriamente de, pelo menos, um evento científico por ano com apresentação de trabalho. A USP promove a cada ano uma nova edição do SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). Nesse Simpósio, os alunos de Iniciação Científica apresentam resultados de seus trabalhos sob forma de comunicação oral. Os docentes do Programa participam do evento, coordenando as mesas e discutindo os trabalhos aos quais, a depender das avaliações recebidas, podem ser atribuídas menções honrosas.