Integração com a graduação

O Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa está abrigado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, um dos responsáveis pelo Curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com cerca de 900 ingressantes todos os anos, este é o maior curso de Letras do Brasil.  As disciplinas da grade de Língua Portuguesa, sob responsabilidade dos docentes da área de Língua Portuguesa do DLCV, são cursadas pela virtual totalidade dos alunos do curso. Os docentes do Programa estão fortemente ligados ao trabalho na área de Língua Portuguesa do departamento: dos 34 docentes em atuação no Programa, seis estão aposentados, e os demais 28 ainda atuam na graduação - em grande maioria (25 deles), na área de Língua Portuguesa.

Essa intensa ligação entre o Programa de Filologia e Língua Portuguesa e a área de Língua Portuguesa na graduação em Letras permite que os docentes do Programa atuem de forma muito próxima aos estudantes de graduação, e envolvem-se intensamente com atividades de pesquisa na graduação, não raro propondo a seus alunos trabalhos de conclusão que geram, muitas vezes, pesquisas de Iniciação Científica. Assim, um primeiro reflexo disso é a expressiva participação de estudantes de graduação nos Projetos de pesquisa do Programa, em estágios de Iniciação Científica.

Destaca-se também, nessa estreita ligação do Programa com a graduação, a atuação direta de muitos de seus docentes na formação dos graduandos que se dedicam à Licenciatura. Uma das docentes do Programa, Maria Inês Batista Campos, é a responsável pelas disciplinas da licenciatura em Português, desde 2011; mais recentemente, desde 2019, Vanessa Martins do Monte tem atuado como Coordenadora da Licenciatura em Letras na comissão de cursos da Pró-reitora de Graduação. A intensidade das ações de formação de discentes-professores resultou na proposição de um projeto no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Ministério da Educação, em 2020.

O Programa considera extremamente importante a contribuição dos docentes nas atividades de ensino e de pesquisa na graduação. Essas atividades têm impacto direto na formação dos futuros ingressantes na pós-graduação e enriquece as pesquisas – cabendo apontar que muitas questões motivadoras de investigações são suscitadas no confronto cotidiano de necessidades percebidas no ensino em nível de graduação. A atuação na graduação é também, por fim, uma instância central na missão de formação do Programa, que com sua atividade integrada nos dois níveis tem aprofundado a formação docente dos estudantes e colaborado para a ampliação das suas oportunidades de atuação profissional.

Saiba mais sobre essa dinâmica lendo sobre nossas pesquisas em Iniciação Científica, e sobre o Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAE), que tem integrado também os discentes do Programa ao universo do ensino em graduação.